domingo, 3 de junho de 2012

TERMOS USADOS NO BEISEBOL BRASILEIRO

‘POTEN HITTO’: ‘POTEN’ é uma onomatopeia que os japoneses usam para expressar o ruído de queda de alguma coisa. (Onomatopeia = vocábulo cuja pronúncia reproduz aproximadamente um som.) ‘HITTO’ vem de “HIT” (golpe, pancada etc.), que no beisebol significa rebatida indefensável. ‘POTEN HITTO’ é, portanto, um termo que os beisebolistas usam para designar um “POP FLY” (póp flai) –bola rebatida que se eleva bastante mas não vai muito longe— que cai ao solo e  permite que o batedor-corredor alcance uma base.

‘PUA’ vem de “POOR” (puar), que significa pobre, fraco, mau, ruim etc. Num jogo de beisebol, há sempre alguém gritando ‘BATTA PUA’, ‘PITCHA PUA’ etc. ‘BATTA PUA’, que vem de “BATTER POOR” (baetar puar), quer dizer batedor fraco, ruim etc. ‘PITCHA PUA’, que vem de “PITCHER POOR” (pitchar puar), significa arremessador fraco, ruim etc.

‘PUREI BOORU’: Vem de “PLAY BALL” (pléi ból). Significa pôr a bola em jogo. É a ordem do árbitro de "home" para iniciar o jogo, ou para reiniciá-lo depois que a bola se torna morta.

Sem comentários:

Enviar um comentário