quinta-feira, 30 de julho de 2020

REGRA DE “INFIELD FLY”

Corredor na 1ª e na 2ª bases, nenhum “out”. Rebatida “fly”. Quando o arremessador estava se preparando para efetuar a defesa nas proximidades da linha de “foul” da 1ª base, o sol o atrapalhou; a bola tocou sua luva e rolou em direção  à   cerca lateral. O batedor-corredor chegou à 1ª base e os corredores avançaram. O técnico da equipe na defensiva  reclamou, alegando que deveria ser aplicada a Regra de “Infield Fly”.

Beisebol

A Regra de “Infield Fly” deve ser aplicada somente quando os árbitros se manifestam sobre o lance.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS: “INFIELD FLY”- vide NOTA, Regra 5.09 (a) (5)]

Softbol

A regra nada diz a respeito, porém a orientação da Federação Internacional de Softbol é no sentido de aplicar a regra mesmo que os árbitros não se manifestem, desde que a jogada preencha todas as condições de um “Infield Fly”.

[Regras: 5.1.26, 5.5.2 (a) (v), Efeito: Regra 5.5.2 (a) (v)]

terça-feira, 28 de julho de 2020

DEFENSOR ATIRA SUA LUVA E ATINGE UMA BOLA LANÇADA

A bola rebatida foi na direção do espaço entre “left field” (jardim esquerdo) e “center field” (jardim central). O jardineiro central apanhou-a nas proximidades da cerca e fez um mau lançamento ao tentar eliminar o batedor-corredor. O interbases atirou sua luva e interceptou a bola, que estava passando sobre sua cabeça. (O batedor-corredor estava a caminho da 2ª base quando o jardineiro central efetuou o lançamento.)

O batedor-corredor deve ser autorizado a ir à 3ª base (a concessão é de duas bases a partir da base que ele estava ocupando quando o lançamento descontrolado foi efetuado). A bola permanece em jogo.

[Regra 5.06 (b) (4) (E)]

domingo, 26 de julho de 2020

OBSTRUÇÃO


Corredor na 3ª base, um “out”, contagem de arremessos: 2 – 0. O arremessador apanhou a bola rebatida (“ground ball”) e, ao ver o corredor fora da base, deu início a um “run-down play” (jogada de perseguição). Durante o vaivém, o corredor foi obstruído pelo receptor; e antes de ir ao solo, foi tocado pelo interbases. O árbitro da 3ª base iniciou o gesto de “out”, mas não completou; em seguida, apontou a falta cometida pelo receptor e mandou o corredor para “home”. O batedor-corredor chegou à 2ª base. O técnico da equipe na defensiva reclamou, mas a decisão foi mantida.

Veja o lance clicando aqui.

Quando ocorre uma Obstrução, o árbitro deve declarar “OBSTRUÇÃO” ou sinalizar a falta cometida pelo defensor.

Se estiver ocorrendo uma jogada sobre o corredor obstruído, ou se o batedor-corredor for obstruído antes de tocar a 1ª base, a bola ficará morta e todos os corredores avançarão, sem o risco de serem eliminados, às bases que, na opinião do árbitro, teriam alcançado se o defensor não tivesse cometido a falta. Ao corredor obstruído será concedida pelo menos uma base além da última base tocada legalmente antes da Obstrução. Os corredores precedentes que forem forçados a deixar suas bases em razão da concessão de bases por Obstrução poderão avançar, sem o risco de serem eliminados.

[Regra 6.01 (h) (1)]

Quando está sendo realizada uma jogada sobre um corredor obstruído, o árbitro deve sinalizar a Obstrução da mesma maneira que quando declara TIME”, com ambas as mãos acima da cabeça. A bola torna-se morta, imediatamente, quando o árbitro faz esse sinal; …


[Comentário – Regra 6.01 (h) (1)]

sábado, 25 de julho de 2020

“CATCH” (PEGADA LEGAL)

Se uma bola em voo que desvia após ter contato com um defensor é agarrada por outro defensor antes que ela toque o solo, a pegada é legal.

[Regra 5.09 (a) (1) – Comentário - “CATCH”, DEFINIÇÕES DE TERMOS: “CATCH” (PEGADA LEGAL) – Comentário - (“CATCH”)]

Clique aqui e veja lances que ocorreram em jogos da MLB (nos trechos 0:00 – 0:12, 1:47 – 1 :59, 8:48 – 8:59 e 19:42 – 19:54).

quinta-feira, 23 de julho de 2020

“BASE ON BALLS” – BATEDOR ULTRAPASSA A 1ª BASE APÓS PISÁ-LA

O batedor autorizado a ir à 1ª base por quatro “balls” ultrapassou a ‘almofada’ após pisá-la, e antes de retornar, foi tocado pelo defensor da 1ª base, que estava com a bola que lhe foi lançada pelo receptor.  O batedor-corredor deve ser eliminado?

Não. Ele poderá ser eliminado se não retornar imediatamente à base, ou se tentar correr para a 2ª base.
  
 [Beisebol – Regras: 5.09 (b) 4 - EXCEÇÃO (vide NOTA 1) , 5.09 (b) (11), 5.09 (c) (3)]

 [Softbol – Regras: 5.10.3 (ix), 5.10.4 (j)]

terça-feira, 21 de julho de 2020

BOLA “FAIR” DESVIADA POR UM DEFENSOR ATINGE O CORREDOR

A bola rebatida desviou ao tocar a luva do arremessador e atingiu o pé esquerdo do batedor-corredor, que estava correndo dentro da faixa de três pés. Como teve contato com uma bola “fair”, ele deve ser eliminado?

Não. Se, porém, na opinião dos árbitros, o contato com a bola foi intencional, deve ser declarado “out” por Interferência. A bola torna-se morta.

[Regra 6.01 (a) (11), PENALIDADE POR INTERFERÊNCIA]

domingo, 19 de julho de 2020

“FOUL TIP”

Corredor na 2ª base, dois eliminados, contagem de arremessos: 3 – 2. O batedor tentou rebater o arremesso seguinte. A bola triscou o “bat” e foi para trás; e ao bater no “mitt”,     pulou. O receptor tocou-a com a mão e, finalmente, conseguiu apanhá-la no ar com a luva.   O árbitro eliminou o batedor (declarou o terceiro “strike” e fez o gesto de “foul tip”).

Veja o lance clicando aqui (no trecho 5:53 – 6:14).


[Regra 5.09 (a) (2) – vide Comentário, DEFINIÇÕES DE TERMOS: “FOUL TIP”]

sábado, 18 de julho de 2020

CORREDOR DESLOCA A BASE DE SUA POSIÇÃO

Corredor na 1ª base, um “out”, contagem de arremessos: 0 – 1. “Pickoff Play”*. O corredor chegou deslizando à 2ª base e, ao tocar a ‘almofada’, deslocou-a de sua posição. O defensor da 2ª base recebeu a bola que lhe foi lançada pelo defensor da 1ª base e deu um toque no corredor, que estava deitado no local onde estava colocada a base (foi declarado “safe”). Os árbitros se reuniram e mantiveram a decisão dada.

Veja o lance clicando aqui (no trecho 2:28 – 3:21).

Regra 5.09 (b) (4) – REGRA APROVADA (A): Se o impacto de um corredor soltar uma base de sua posição, nenhuma jogada poderá ser feita sobre esse corredor, nessa base, se ele tiver conseguido alcançá-la com segurança.

Regra 5.09 (b) (4) – REGRA APROVADA (B): Se uma base é deslocada de sua posição por um corredor durante uma jogada, qualquer corredor que o segue, na mesma jogada, deverá ser considerado como tendo tocado ou ocupado a base se, na opinião do árbitro, ele tiver tocado ou ocupado o ponto onde estava colocada a base deslocada.

*“Pickoff Play” é aquela jogada em que o arremessador tenta segurar o corredor na base, ou eliminar o corredor que está fora da base. “Pickoff Play” = ‘Kensei’.

sexta-feira, 17 de julho de 2020

DEFENSOR APANHA BOLA REBATIDA UTILIZANDO SEU BONÉ


Corredor na 1ª base, um eliminado. A bola rebatida tocou o solo antes da 3ª base e pulou. O defensor da 3ª base apanhou-a com seu boné, em território “fair”, e lançou à 1ª base; o batedor-corredor pisou a base depois que o defensor da 1ª base recebeu a bola lançada. Deve ser eliminado?

Não. Deve ser mandado à 3ª base (o corredor da 1ª base anota ponto).

Regra 5.06 (b) (4) (B): Cada corredor, incluindo o batedor-corredor, pode avançar três bases, sem o risco de ser eliminado, se um defensor remove seu boné, máscara ou qualquer parte do seu uniforme do lugar onde normalmente são usados e toca, intencionalmente, uma bola “fair”. A bola permanece em jogo e o batedor pode avançar para “home”, a seu risco.

quinta-feira, 16 de julho de 2020

BATEDOR-CORREDOR ELIMINADO COMETE INTERFERÊNCIA

Corredor na 1ª base, nenhum “out”. A bola rebatida (“ground ball”) foi rolando em território "fair", rente à linha de “foul” da 1ª base. O arremessador apanhou-a e, após tocar o batedor-corredor, preparou-se para lançar à 2ª base para tentar eliminar o corredor da 1ª base. Nesse momento, o batedor-corredor segurou sua mão e impediu que ele completasse a jogada. O árbitro da 1ª base eliminou o corredor da 1ª base em razão da Interferência cometida por seu companheiro de equipe.

Foi aplicada a Regra 6.01 (a) (5).

quarta-feira, 15 de julho de 2020

JOGADA FORÇADA?

Corredor na 1ª base, um eliminado. O defensor da 1ª base apanhou a bola rebatida (“ground ball”) e, após pisar a base, tocou o corredor que, após dar alguns passos em direção à 2ª base, havia retornado e estava sobre a ‘almofada’.

O batedor-corredor é “out”. Como a situação de Jogada Forçada deixou de existir no momento em que o defensor da 1ª base pisou a base, o corredor não deve ser eliminado (seria eliminado se fosse tocado fora da base).

[Regra 5.09 (b) (6)]

terça-feira, 14 de julho de 2020

PONTO ANOTADO DEPOIS DA TERCEIRA ELIMINAÇÃO

Bases cheias, dois eliminados. O batedor adquiriu o direito de ir à 1ª base, sem o risco de ser eliminado (“base on balls”). O corredor da 2ª base deu alguns passos em direção ao “home” após tocar a 3ª base e foi eliminado pela bola lançada pelo receptor (“tag out”) pouco antes de o corredor da 3ª base pisar o “home base”.

Embora o corredor da 3ª base tenha pisado o “home base” depois da terceira eliminação, deve ser contado um ponto, uma vez que ele já havia sido forçado a avançar para “home” pelo batedor autorizado a ir à 1ª base por quatro “balls”, e o que os corredores precisavam fazer era avançar e tocar a base seguinte.
        [Regra 5.06 (b) (3) (B)]

segunda-feira, 13 de julho de 2020

BATEDOR ESTORVA O RECEPTOR

Corredor na 3ª base, nenhum “out”. Jogada combinada: roubo de “home”.   O corredor iniciou a corrida quando o arremessador estava parado após assumir a Posição “Set”; e ao perceber que se precipitara, parou. O arremessador, que havia dado  um  passo  para trás do “pitcher’s plate” com o pé de apoio, jogou a bola ao receptor; o batedor rebateu essa bola. Nesse  momento, o  corredor  estava  retornando  à  base. O    corredor  deve    ser eliminado?


o. Neste caso não se aplica a Regra 5.09 (b) (8). Vide NOTA 2.

domingo, 12 de julho de 2020

“DOUBLE PLAY” (JOGADA DUPLA)

Jogo USA vs. República Dominicana. Primeira metade do 2º “inning”, corredor na 1ª base, um “out”, contagem de arremessos: 2 – 1, placar: 0 x 0. “Ground Ball” em direção ao espaço entre o interbases e o defensor da 3ª base. Este efetuou a defesa e lançou à 2ª base. O defensor da 2ª base recebeu a bola e, sem pisar a ‘almofada’, despachou-a para a 1ª base. O corredor e o batedor-corredor foram eliminados.

Veja o lance clicando aqui (no trecho 2:22 – 2:38).

O corredor não deveria ser declarado “safe”?

Não. Por medida de segurança, em jogadas como essa os árbitros têm permitido que o defensor concretize a primeira eliminação numa tentativa de jogada dupla, sem tocar a 2ª base, mas desde que a eliminação do corredor seja evidente, ou seja, o defensor apanhe a bola com facilidade perto da base e lance antes de o corredor chegar (“Neighborhood Play”).

[Fonte: Wikipedia]

sábado, 11 de julho de 2020

“PICK – OFF PLAY”*

O arremessador precisa estar na Posição “Set” para tentar surpreender um corredor fora da base?

Não. Da Posição “windup” ele pode lançar a uma base, mas desde que dê um passo na direção dessa base.

[Comentário – Regra 5.07 (a) (1) (B)]

*“Pick-off play” é aquela jogada para tentar segurar o corredor na base, ou eliminar o corredor que está fora da base. “Pick-off play” = ‘Kensei’.

sexta-feira, 10 de julho de 2020

BOLA LANÇADA ATINGE UM ÁRBITRO

Corredor na 1ª base. Tentativa de “steal” (roubo de base). O lançamento do receptor atingiu o árbitro da 2ª base, que estava mal posicionado. Bola morta?

Não. A bola fica morta quando ocorre uma Interferência do Árbitro, ou seja:

1) O árbitro de "home” estorva, impede ou prejudica um lançamento do receptor que está tentando evitar um roubo de base ou eliminar um corredor fora da base ("pick-off play").

[Regra 5.06 (c) (2), DEFINIÇÕES DE TERMOS: “INTERFERENCE” (INTERFERÊNCIA) (c) (1)] 

2) Uma bola "fair" que não tenha passado um defensor  atinge um árbitro, em território "fair".

Regra 5.06 (c) (6), DEFINIÇÕES DE TERMOS: “INTERFERENCE” (INTERFERÊNCIA) (c) (2)]

quinta-feira, 9 de julho de 2020

ARREMESSO PERIGOSO – ARREMESSADOR É EXPULSO

O arremessador foi expulso por ter efetuado um arremesso que poderia ter acertado a cabeça do batedor.

Veja o lance clicando aqui (no trecho 2:33 – 3:15).

Foi aplicada a Regra 6.02 (c) (9).

Arremessar na cabeça do batedor é antidesportivo e extremamente perigoso. Deve ser –e é– condenado por todos. Os árbitros devem agir sem hesitação na aplicação da Regra.

quarta-feira, 8 de julho de 2020

ARREMESSADOR INTERROMPE OS MOVIMENTOS DE ARREMESSO

Bases vazias. O arremessador iniciou os movimentos de arremesso e, por alguma razão, parou. Há penalidade?

Não. Se houvesse corredor(es) em base, seria declarado um “balk”.

[Regra 6.02 (a) (1)]

terça-feira, 7 de julho de 2020

“BASE ON BALLS” – BATEDOR ULTRAPASSA A 1ª BASE APÓS PISÁ-LA

O batedor autorizado a ir à 1ª base por quatro “balls” ultrapassou a ‘almofada’ após pisá-la, e antes de retornar, foi tocado pelo defensor da 1ª base, que estava com a bola que lhe foi lançada pelo receptor.  O batedor-corredor deve ser eliminado?

Não. Ele poderá ser eliminado se não retornar imediatamente à base, ou se tentar correr para a 2ª base.

[Beisebol – Regras: 5.09 (b) 4 - EXCEÇÃO (vide NOTA 1) , 5.09 (b) (11), 5.09 (c) (3)]

[Softbol – Regras: 5.10.3 (a) (ix), 5.10.4 (j)]

ooo 0 ooo

Brettt Butler, batedor do Giants, é autorizado a ir à 1ª base por quatro “balls”. O quarto “ball”, um “wild pitch” (arremesso descontrolado), passa o receptor –a bola bate no “backstop” (barreira situada atrás do “home plate”) e volta.  Butler acha que é capaz de alcançar a 2ª base. O receptor Sandy Alomar, do Padres, porém, recupera a bola rapidamente, e então Butler muda de ideia antes de chegar à 1ª base. Mas como está correndo a todo vapor, não consegue parar subitamente na base; ultrapassa-a e continua correndo aproximadamente dez metros ao longo da linha do jardim direito. Entretanto, ele retorna à base imediatamente. O defensor da 1ª base Jack Clark pode eliminá-lo por toque (“tag out”) antes que ele regresse à base?

Não. As regras não tratam um batedor que adquire o direito de ir à 1ª base por quatro “balls” diferentemente de qualquer outro batedor-corredor. Consequentemente, Butler tem o mesmo direito de ultrapassar a 1ª base.

Fonte: BIG LEAGUE Baseball PUZZLERS, de Dom Forker

segunda-feira, 6 de julho de 2020

NENHUM PONTO FOI ANOTADO

Corredor na 2ª e 3ª base, dois eliminados. O batedor rebateu o arremesso efetuado após ser declarado um “balk”; a bola foi parar na cerca do jardim central (“two-base hit”*). Os corredores pisaram o “home plate”. O batedor-corredor foi eliminado em apelação por ter deixado de pisar a 1ª base [Regra 5.09 (c) (2)]. Foi anotado ponto?

Não [Regra 5.08 (a) – EXCEÇÃO (1)].

Neste caso a falta cometida pelo arremessador (“balk”) não é levada em consideração, já que o batedor alcançou a 1ª base através de uma rebatida indefensável e os corredores avançaram pelo menos uma base [Regra 6.02 (a) – PENALIDADE]. Para o propósito da Regra 6.02 (a), um corredor que deixa de pisar a 1ª base para a qual está avançando e é declarado eliminado, em apelação, deve ser considerado como se tivesse alcançado essa base (REGRA APROVADA).

*"Two-Base Hit" = Rebatida de duas bases.

domingo, 5 de julho de 2020

sábado, 4 de julho de 2020

INTERFERÊNCIA DA OFENSIVA

Jogo New York Mets vs. Los Angeles Dodgers. Segunda metade do 7º "inning", corredor na 1ª e na 3ª bases, um eliminado, contagem de arremessos: 1 – 2, placar: NYM 2 X 1 LAD. LAD no ataque. "Ground Ball" na direção da 2ª base. O defensor da 2ª base efetuou a defesa e lançou à 2ª base. O corredor da 1ª, em vez de tentar alcançar a base, deslizou em direção ao interbases, que acabara de receber a bola, e chocou-se com ele (o defensor foi ao solo e não conseguiu completar a jogada).

Veja o lance clicando aqui (no trecho 3:16 – 3:47).

Se, na opinião do árbitro, o corredor interferiu intencionalmente na ação do defensor, a fim de evitar uma jogada dupla, o jogador infrator e o batedor-corredor devem ser eliminados.

[Regras: 5.09 (a) (13) - vide Comentário, 6.01 (j), DEFINIÇÕES DE TERMOS: "INTERFERENCE" (INTERFERÊNCIA) (a)]

sexta-feira, 3 de julho de 2020

ARREMESSADOR LANÇA A UMA BASE DESOCUPADA

Corredor na 2ª base, um “out”, contagem de arremessos: 2 – 2. Tentativa de “steal” (roubo de base). O arremessador, que já tinha iniciado o arremesso, lançou à 3ª base. O corredor foi tocado pouco antes de alcançar a base. O corredor deve ser eliminado? Ou o arremessador deve ser punido com um “balk” por ter lançado a uma base desocupada?
O corredor é “out”. Como o arremessador lançou à 3ª base com o propósito de fazer uma jogada, não deve ser declarado um “balk”, mas desde que não tenha movimentado o pé livre além da borda traseira do “pitcher’s plate”.
[Regra 6.02 (a) (4), Comentário – Regra 6.02 (a) (1)]

quinta-feira, 2 de julho de 2020

BATEDOR ESTORVA UMA JOGADA QUE ESTÁ SENDO REALIZADA NO “HOME BASE”

Corredor na 3ª base, nenhum “out”. “Wild Pitch” (arremesso descontrolado). O corredor tentou anotar ponto. O receptor apanhou a bola nas proximidades do “backstop”* e lançou ao arremessador, que estava cobrindo o “home base”. O batedor rebateu a bola lançada.
O corredor é “out” em razão da falta cometida pelo batedor (Interferência da Ofensiva).
[Regra 5.09 (b) (8), DEFINIÇÃO DE TERMOS: “INTERFERENCE” (INTERFERÊNCIA) (a)]
*“Backstop” é a barreira situada a 60 pés (18,288m) atrás do "home plate".

quarta-feira, 1 de julho de 2020

INTERFERÊNCIA DO ÁRBITRO

No momento em que o arremessador iniciou os movimentos de arremesso, o corredor da 1ª base disparou rumo à 2ª base. Quando o receptor se preparou para lançar ao interbases, que estava cobrindo a base, sua mão esbarrou na máscara do árbitro; por isso, o lançamento foi mal executado –a bola foi parar no “center field” (jardim central). O corredor chegou à 3ª base.

A bola torna-se morta e o corredor tem de retornar à 1ª base.

Se o lançamento do receptor tivesse eliminado o corredor, a Interferência seria desconsiderada.

[Regra 5.06 (c) (2) – vide NOTA, DEFINIÇÕES DE TERMOS: “INTERFERENCE” (INTERFERÊNCIA) (c) (1)]