quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

BATEDOR SE RECUSA A ENTRAR NO “BATTER’S BOX”

O batedor se recusou a entrar no “batter’s box” na sua vez de bater. O árbitro declarou um “strike”. O arremessador, ao ver o corredor da 1ª base distraído, fora da base, tentou eliminá-lo. O lançamento, porém, foi mal executado; a bola tocou a cerca lateral e rolou em direção ao jardim direito. Enquanto isso, o corredor chegou à 2ª base.

O corredor tem de retornar.

Regra 5.04 (b) (3): Se o batedor se recusa a ocupar sua posição no “batter’s box” na sua vez de bater, o árbitro deve declarar um “STRIKE”. A bola torna-se morta e nenhum corredor pode avançar. Depois dessa penalidade, o batedor pode se posicionar corretamente no “batter’s box”; a contagem regular de “ball” e “strike” deve continuar. Se o batedor não ocupar sua posição correta antes de serem contados três “strikes”, será declarado “out”.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

BATEDOR FORA DE ORDEM

Batedor “A” bate na vez do batedor “B” e, com um “base hit” (rebatida indefensável), chega à 2ª base. A equipe na defensiva apela antes do primeiro arremesso ao batedor seguinte. “B” é eliminado. A rebatida de “A” é válida?

Não.

Regra 6.03 (b) (3): Quando um batedor incorreto se converte em corredor ou é eliminado, e a equipe na defensiva apela antes do primeiro arremesso ao batedor seguinte de qualquer das equipes, ou antes de qualquer jogada ou tentativa de jogada, o árbitro deve (1) declarar eliminado o batedor correto; e (2) anular qualquer avanço ou ponto anotado em consequência de uma rebatida do batedor incorreto, ou devido ao avanço deste à primeira base através de uma rebatida indefensável (“hit”), um erro (“error”), uma base por “balls” (“base on balls”), por ter sido atingido por um arremesso (“hit batter”), ou de outra maneira.

sábado, 26 de dezembro de 2020

BATEDOR SAI DO “BATTER’S BOX” E O ÁRBITRO DECLARA UM “STRIKE”

Corredor na 2ª base, um eliminado. O batedor estava saindo do “batter’s box” após cada arremesso e foi advertido pelo árbitro. Quando deixou novamente a sua posição, foi declarado um “strike”.

Foi aplicada a Regra 5.04 (b) (4) (A).

Se o batedor deixa o “batter’s box”, intencionalmente, e retarda o jogo, e nenhuma das exceções relacionadas na Regra 5.04 (b) (4) (A) (i) a (ix) é aplicada, o árbitro deve adverti-lo quando ele viola esta Regra pela primeira vez num jogo. Para a segunda violação e violações subsequentes desta Regra num jogo, o Presidente da Liga pode aplicar uma penalidade adequada. Em jogo da Associação Nacional, para a segunda violação e violações subsequentes desta Regra num jogo, o árbitro deve conceder um “strike”, sem que o arremessador tenha de efetuar o arremesso. A bola torna-se morta e nenhum corredor pode avançar.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

INTERFERÊNCIA DA DEFENSIVA

Corredor na 2ª e na 3ª bases, um eliminado, “ball count” (contagem de bolas arremessadas: 3 – 1. No momento em que o batedor iniciou o “swing”* para rebater o arremesso seguinte, o receptor saiu à frente do “home plate” e o estorvou. O corredor da 3ª base, que estava tentando um “steal of home” (roubo de “home”), foi eliminado pouco antes de alcançar a base. Que decisão deve ser dada a este caso?

Deve ser imputado um “balk” ao arremessador (aos corredores deve ser concedida uma base), e o batedor, autorizado a ir à 1ª base em razão da falta cometida pelo receptor. A bola torna-se morta.

[Regra 6.01 (g) – vide NOTAS 1, 2, 3 e 4, DEFINIÇÕES DE TERMOS: “INTERFERENCE” (INTERFERÊNCIA) (b)]

*“Swing” = Girar, rodar etc. É o ato de girar (rodar) o "bat" para tentar rebater a bola arremessada.

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

ARREMESSO ILEGAL COM CORREDORES EM BASE

Ocorreu num jogo de beisebol. Corredor na 2ª e na 3ª bases, um eliminado. O batedor rebateu um arremesso feito ilegalmente e chegou à 1ª base; o corredor da 3ª base pisou o “home plate”, e o da 2ª base foi eliminado por toque pouco antes de chegar à 3ª base.

Deve ser declarado um “balk”. A bola torna-se morta e os corredores devem avançar uma base, sem o risco de serem eliminados. Se o corredor da 2ª base tivesse conseguido avançar com segurança, a falta cometida pelo arremessador não seria levada em consideração.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS: “ILLEGAL PITCH” (ARREMESSO ILEGAL) – vide NOTA, Regras: 5.06 (c) (3), 6.02 (a) (5), Regra 6.02 (a) – PENALIDADE]

domingo, 20 de dezembro de 2020

CBBS CT 2021

MLB – DECISÃO “OUT” CONFIRMADA

A bola rebatida foi parar na cerca do “right field” (jardim direito). O batedor-corredor chegou à 2ª base, mas foi declarado “OUT” (quando levantou o pé esquerdo após pisar a base, foi tocado por um defensor). Houve reclamação. A decisão foi confirmada na revisão da jogada.

Veja o lance clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=YZF6jL0Tq98 (no trecho 1:19 – 1:56).

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

TERCEIRO “STRIKE” – RECEPTOR NÃO AGARRA A BOLA

Corredor na 1ª base, um “out”, contagem de arremessos: 2 – 2. O batedor tentou rebater o arremesso seguinte, mas não teve êxito –a bola passou sem ter contato com o “bat” e foi ao solo após tocar a luva do receptor. Ao ver o batedor avançando à 1ª base, o corredor também avançou, e pouco antes de chegar à 2ª base foi tocado pelo interbases, que recebera a bola lançada pelo receptor.

O batedor é “out” (com menos de duas eliminações e a 1ª base ocupada, o terceiro “strike” não foi agarrado pelo receptor)

[Regra 5.09 (a) (3)]

O corredor também é “out” (com a bola viva, foi tocado enquanto estava fora de sua base.

[Regra 5.09 (b) (4)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

SUBSTITUIÇÃO NÃO ANUNCIADA

Primeira metade do quinto “inning”. O jogador que entrou no jogo como substituto do defensor da 3ª base –sem ser anunciado– eliminou o batedor-corredor na 1ª base. O técnico da equipe na ofensiva reclamou. A jogada deve ser anulada?

Não. A jogada é válida. (Um defensor é considerado dentro do jogo quando chega à posição que o jogador substituído ocupava normalmente, e o árbitro reinicia o jogo.)

[Regra 5.10 (j) (3)]

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

“BASE ON BALLS” – BATEDOR ULTRAPASSA A 1ª BASE APÓS PISÁ-LA

O batedor autorizado a ir à 1ª base por quatro “balls” ultrapassou a ‘almofada’ após pisá-la, e antes de retornar, foi tocado pelo defensor da 1ª base, que estava com a bola que lhe foi lançada pelo receptor.  O batedor-corredor deve ser eliminado?

Não. Ele poderá ser eliminado se não retornar imediatamente à base, ou se tentar correr para a 2ª base.

[Beisebol – Regras: 5.09 (b) 4 - EXCEÇÃO (vide NOTA 1) , 5.09 (b) (11), 5.09 (c) (3)]

[Softbol – Regras: 5.10.3 (a) (ix), 5.10.4 (j)]

sábado, 12 de dezembro de 2020

MLB – BATEDORES LEVANDO BOLADA NA CABEÇA

Clique aqui (https://www.youtube.com/watch?v=CNDVRS4PR1I) e veja os casos mostrados no vídeo.

O batedor torna-se um corredor e adquire o direito de ir à 1ª base, sem o risco de ser eliminado (desde que avance e toque a 1ª base), quando é atingido por uma bola arremessada que ele não tenha tentado rebater, a menos que (A) isso tenha ocorrido na zona de “strike”, ou (B) ele não tenha tentado se esquivar da bola.

[Regra 5.05 (b) (2)]

Se o árbitro julgar que o arremessador jogou a bola, intencionalmente, no corpo do batedor, poderá tomar qualquer das seguintes medidas:

(A) expulsar o arremessador, ou o técnico e o arremessador, do jogo, ou

(B) advertir o arremessador e o técnico de ambas as equipes de que outro arremesso dessa natureza resultará na expulsão imediata desse arremessador (ou um substituto) e do técnico.

Se, na opinião do árbitro, as circunstâncias justificam, ambas as equipes podem ser “advertidas” oficialmente antes do jogo ou a qualquer momento durante o jogo.

(Presidentes de Ligas podem tomar medidas adicionais de acordo com autoridade estipulada na Regra 8.04.)

Arremessar na cabeça de um batedor é antidesportivo e extremamente perigoso. Deve ser –e é– condenado por todos. Os árbitros devem agir sem hesitação na aplicação desta regra.

[Regra 6.02 (c) (9)]

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

BOLA REBATIDA DESVIA AO ATINGIR O “PITCHER’S PLATE”

O arremessador tentou apanhar a bola rebatida (“line drive”), mas não conseguiu; a bola, sem ter contato com ele, atingiu o “pitcher’s plate” e foi rolando em direção ao território “foul” entre o “home base” e a 1ª base. O defensor da 1ª base tentou apanhá-la antes de ela sair do território “fair”, mas não teve êxito (a bola tocou sua luva e passou a linha de “foul”). É “fair ball” ou “foul ball”?

É “fair ball”.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS: Comentário – (“FOUL BALL”)]


terça-feira, 8 de dezembro de 2020

BOLA REBATIDA DESVIA AO ATINGIR O “PITCHER’S PLATE”

O arremessador tentou apanhar a bola rebatida (“line drive”), mas não conseguiu; a bola, sem ter contato com ele, atingiu o “pitcher’s plate” e desviou para o território “foul”, antes de passar a 1ª base. É “fair ball” ou “foul ball”?

É “foul ball”.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS: Comentário – (“FOUL BALL”)]

domingo, 6 de dezembro de 2020

MLB – DEFENSOR ESCONDE A BOLA NO BOLSO DA CALÇA

Rebatida indefensável (“fair ball”). A bola toca a cerca lateral do "left field” (jardim esquerdo) e rola para o território “fair”. O batedor-corredor chega à 2ª base. O defensor da 2ª base recebe a bola que lhe foi lançada pelo jardineiro esquerdo e tenta enganar o corredor, escondendo-a no bolso da calça.

Veja o lance clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=hQ253hK5vdk (no trecho 3:01 – 3:18).

A partir de 2019: Se uma bola é colocada, intencionalmente, dentro do uniforme de um jogador (por exemplo: no bolso da calça), com o propósito de enganar um corredor, o árbitro deve declarar “TIME” e conceder pelo menos uma base –ou mais, se, na sua opinião, a falta cometida pelo defensor justifica uma pena maior– a todos os corredores.

[Comentário – Regra 5.06 (c) (7)]

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

BATEDOR SAI DO “BATTER’S BOX”

Corredor na 3ª base, dois eliminados, contagem de arremessos: 1 – 2 (um “ball” – dois “strikes”). Quando o arremessador iniciou os movimentos de arremesso, o batedor saiu repentinamente do “batter’s box”. Devido a isso, o arremesso não foi completado. Deve ser declarado um “balk”?

Não. O árbitro deve declarar “Time” e ordenar que ambos comecem novamente desde o princípio.

[Comentário – Regra 5.04 (b) (2)]

Se o arremessador tivesse efetuado o arremesso, seria declarado “BALL” ou “STRIKE”, de acordo com a apreciação do árbitro.

[Regra 5.04 (b) (2) – PENALIDADE]

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

CONCESSÃO DE BASES

Corredor na 1ª base, um “out”. “Ground Ball” em direção ao espaço entre os defensores da 2ª base e 1ª base. Este conseguiu parar a bola, atirando-se ao chão, e lançou ao interbases, mas o corredor chegou deslizando à base e foi declarado “SAFE”. A bola lançada pelo  interbases para tentar eliminar o batedor-corredor tocou o solo e pulou para fora do campo.

A bola torna-se morta. Como o lançamento do interbases não foi a primeira jogada de um defensor do campo interno, o corredor e o batedor-corredor podem avançar duas bases a partir de onde se encontravam no momento em que o lançamento descontrolado foi efetuado (o corredor anota ponto e ao batedor-corredor deve ser concedida a 2ª base).

[Regra 5.06 (b) (4) (G)]