domingo, 31 de outubro de 2021

ARREMESSOS PREPARATÓRIOS (AQUECIMENTO)

O Regulamento de um torneio de beisebol limitou a quantidade de arremessos preparatórios e o tempo que esses arremessos podem consumir (cinco arremessos em um minuto). Deve ser permitido fazer isso?

Sim.

[Regra 5.07 (b)]

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

IV Campeonato Brasileiro Sub23 – 2021 (Fase Inicial)

Regulamento

Acesse: cbbs.com.br

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Circular 18-21 – Convocação: I Jogos Panamericanos Júnior – 2021 (Softbol)

Acesse: cbbs.com.br

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Resultado – XXXII Campeonato Brasileiro de Softbol Feminino Sub19 – 2021

Acesse: cbbs.com.br

sábado, 30 de outubro de 2021

TÉCNICO ENTRA NO CAMPO E CONVERSA COM O ARREMESSADOR SUBSTITUTO

O “coach” foi ao montículo e substituiu o arremessador. Em seguida, o técnico entrou no campo e conversou com o novo arremessador.

Deve-se contar uma visita ao arremessador substituto nesse “inning”.

[Comentário – Regra 5.10 (l)]

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

VISITA AO MONTÍCULO PARA CONVERSAR COM O ARREMESSADOR

No segundo “inning”, ocoach” da 1ª base (que já havia feito uma visita ao arremessador) pediu “Time” e conversou com o defensor da 1ª base. Em seguida, esse defensor foi ao montículo e falou algo ao arremessador.

Esse procedimento deve ser tratado da mesma forma que quando o técnico ou “coach” faz a segunda visita ao mesmo arremessador, no mesmo “inning” (penalidade: o arremessador deve ser removido do jogo).

[Comentário – Regra 5.10 (l)]

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

JOGADOR NÃO HABILITADO

Um jogador não habilitado participou de treino de sua equipe, antes do jogo, e permaneceu no “bench” durante o jogo. Enquanto o receptor se prepara para entrar no campo, ele pode aquecer o arremessador?

Não. Jogadores não habilitados não podem entrar na área de jogo em nenhum momento, ou por nenhum motivo, durante o jogo.

[Comentário – Regra 5.10 (k)]

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

XXXII Campeonato Brasileiro de Softbol Feminino Sub19 – 2021

Acesse: cbbs.com.br

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

LXIII Campeonato Brasileiro Juvenil – 2021 (Fase Final)

Acesse: cbbs.com.br

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

I Serie de Las Americas de Beisebol Sub15 2021 – Tabela e Placares

Acesse: cbbs.com.br

JOGADOR FORA DO “BENCH”

Um jogador (reserva) saiu do “bench” e ficou conversando com um torcedor. Como, após ter sido advertido pelo árbitro, não retornou ao seu lugar, foi removido do campo.

[Regra 5.10 (k) - PENALIDADE]

terça-feira, 26 de outubro de 2021

APELAÇÕES SUCESSIVAS SOBRE UM CORREDOR, NA MESMA BASE

Rebatida indefensável; a bola passou entre os defensores da 1ª base e 2ª base e foi para “right field” (jardim direito). O batedor-corredor avançou à 2ª base, porém sem pisar a 1ª base. O defensor da 2ª base, ao fazer a apelação, fez um mau lançamento à 1ª base (a bola tocou o solo e pulou para fora do campo). Deve ser permitida uma segunda apelação?

Não.

Não podem ser feitas apelações sucessivas sobre um corredor, na mesma base.

[Regra 5.09 (c) (4)]

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

UM MEMBRO DA EQUIPE ATRAPALHA UM DEFENSOR

Quando o corredor da 2ª base estava tentando um “steal” (roubo de base), o “base coach” deixou sua área e atrapalhou o defensor da 3ª base no momento em que ele se preparou para apanhar a bola lançada. Que decisão deve ser dada a este caso?

O corredor deve ser declarado “out”.

Regra 5.09 (b) (13): Um corredor é eliminado quando, no momento em que está sendo realizada uma jogada sobre ele, um membro de sua equipe (exceto um corredor) atrapalha um defensor que está tentando apanhar uma bola lançada.

domingo, 24 de outubro de 2021

CORREDOR NÃO PISA O “HOME PLATE”

A bola rebatida passou entre os defensores da 1ª base e 2ª base. O corredor da 3ª base não pisou o “home base” e foi caminhando em direção ao “bench”; e como não tentou retornar para corrigir a falha, o receptor, de posse da bola que lhe foi lançada pelo jardineiro direito, pisou a base. Foi declarado “out”.

Foi aplicada a Regra 5.09 (b) (12).

Comentário – Regra 5.09 (b) (12): Esta regra deve ser aplicada somente quando o corredor se dirige ao “bench” e obriga o receptor a persegui-lo. Não se aplica a jogadas normais em que o corredor omite o “home plate” e, imediatamente depois, faz um esforço para pisá-lo antes de ser tocado. Nesse caso, o corredor tem de ser tocado com a bola.

sábado, 23 de outubro de 2021

CORREDOR CORRE AS BASES EM ORDEM INVERSA

Corredor na 2ª e 3ª base, um eliminado. ‘Kensei’* na 2ª base. O corredor retornou à base e foi andando em direção à 1ª base para confundir a defesa. Foi declarado “out”.

Um corredor é eliminado quando, após ter conquistado legalmente uma base, corre as bases em ordem inversa, com o propósito de confundir a defesa ou ridicularizar o jogo. O árbitro deve declarar “TIME”, imediatamente, e eliminar o corredor.

[Regra 5.09 (b) (10)]

Kensei’: Esse termo é usado para designar aquela jogada em que o arremessador tenta segurar o corredor na base, ou eliminar o corredor que está fora da base.

sexta-feira, 22 de outubro de 2021

CORREDOR CORRE AS BASES EM ORDEM INVERSA

Fly” em direção ao espaço entre “center field” (jardim central) e “right field” (jardim direito). O corredor da 1ª base, que tinha avançado à 2ª base, tentou retornar (achou que o jardineiro central havia apanhado a bola no ar quando ela tocou sua luva), mas foi eliminado (o interbases recebeu a bola lançada pelo jardineiro central e tocou-o antes de ele chegar à base).

Comentário – Regra 5.09 (b) (10): Se um corredor toca uma base desocupada, e depois, achando que a bola “fly” foi apanhada, ou por engano, tenta voltar à última base que estava ocupando, ele pode ser eliminado enquanto retorna. Mas se conseguir chegar a salvo (“safe”) à base que estava ocupando anteriormente, não poderá ser eliminado enquanto estiver em contato com essa base.

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

SITUAÇÃO DE JOGADA FORÇADA DEIXA DE EXISTIR

Corredor na 1ª e 2ª base, um eliminado. O defensor da 2ª base apanhou a bola rebatida (“ground ball”) e lançou à 3ª base para tentar eliminar os corredores da 2ª base e 1ª base em jogada 4 – 5 – 4. O corredor da 2ª base foi declarado “safe”, mas ultrapassou a 3ª base deslizando e foi tocado pelo defensor da 3ª base. Deve ser declarado “out”?

Sim.

[Regra 5.09 (b) (6 )]

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

CORREDOR SUBSEQUENTE É ELIMINADO NUMA JOGADA FORÇADA

Corredor na 1ª e 2ª base, nenhum “out”. O defensor da 2ª base apanhou a bola rebatida (“ground ball”) e tocou o corredor da 1ª base que estava passando na sua frente. Em seguida, lançou à 3ª base. O defensor da 3ª base recebeu a bola e pisou a base antes de o corredor da 2ª base alcançá-la (o corredor foi declarado “safe”).

Decisão correta.

Se um corredor subsequente for eliminado numa Jogada Forçada, o corredor precedente não será mais obrigado a avançar, e ele, então, terá de ser tocado para ser eliminado.

[Regra 5.09 (b) (6)]

terça-feira, 19 de outubro de 2021

CORREDOR COLIDE COM DEFENSOR

Corredor na 2ª base. A bola rebatida (“ground ball”*) passou sobre a 3ª base e foi para “left field” (jardim esquerdo). O corredor da 2ª base, ao tentar alcançar a 3ª base deslizando, chocou-se com o defensor da 3ª base no momento em que ele recebeu a bola lançada pelo jardineiro esquerdo e se preparou para tocá-lo. Em razão da colisão, a bola foi ao solo. O corredor deve ser eliminado?


Não. Mesmo que o defensor não tivesse derrubado a bola, o corredor não seria eliminado se ela estivesse pulando na sua mão ou luva; ele seria eliminado somente se o defensor continuasse segurando firmemente a bola após efetuar o toque. A decisão sobre o tempo que o defensor tem de segurar a bola após tocar o corredor fica a critério do árbitro.

[Regra 5.09 (b) (4) – NOTA 2]

"Ground Ball"  é uma bola rebatida que vai rolando ou dando saltos baixos sobre o solo.

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

CONDUTA ANTIDESPORTIVA

Quando o jogo estava paralisado, o “base-coach” estava conversando com o árbitro da 3ª base, e num dado momento, rindo muito, abraçou-o, demonstrando intimidade com ele.

Em nenhum momento um técnico, jogador, suplente, “coach”, treinador ou “bat boy” (recolhedor de “bat”) deve, seja do “bench”, do “coach’s box”, do campo de jogo, ou de qualquer outro lugar, fazer contato intencional com o árbitro, de alguma maneira (tocar o corpo do árbitro ou demonstrar intimidade com ele).

[Regra 6.04 (a) (4)]

domingo, 17 de outubro de 2021

ARREMESSO COM “EMERY BALL” (BOLA LIXADA)

Contagem de arremessos: dois “strikes”. O arremessador jogou um “emery ball” e tentou eliminar o batedor com três “strikes”. O árbitro de “home” aplicou a Regra 6.02 (c) (6). O infrator foi expulso do jogo e suspenso automaticamente [Regra 6.02 (d) – PENALIDADE (1)].

sábado, 16 de outubro de 2021

LANCE NORMAL

Corredor na 1ª e 3ª base, nenhum eliminado. "Ground Ball" na direção da 1ª base. O defensor da 1ª base efetuou a defesa e lançou para "home". A bola lançada atingiu o batedor-corredor, que estava correndo dentro do território "fair", e desviou. O corredor  da 3ª base chegou deslizando e tocou o "home plate". Os árbitros se reuniram e decidiram que o lance foi normal [vide Regra 5.09 (a) (11)].


CONCESSÃO DE BASES

Dois eliminados, corredor na 1ª base, contagem de arremessos: 3 - 2. Rebatida "fly" em direção ao "centerfield" (jardim central). A bola tocou o solo perto da cerca e, após bater no corpo do jardineiro central, pulou para fora do campo.


Cada corredor, incluindo o batedor-corredor, pode avançar duas bases, sem o risco de ser eliminado. 

[Regra 5.06 (b) (4) (F)]

sexta-feira, 15 de outubro de 2021

ARREMESSO COM “MUD BALL” (BOLA ENLAMEADA)

Contagem de arremessos: dois “strikes”. O arremessador jogou um “mud ball” e tentou eliminar o batedor com três “strikes”. O árbitro de “home” aplicou a Regra 6.03 (c) (6) –o infrator foi expulso do jogo e suspenso automaticamente.

[Regra 6.02 (c) (6); Regra 6.02 (d) – PENALIDADE (1)]

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

ARREMESSO COM “SPIT BALL” (BOLA COM SALIVA)

Contagem de arremessos: dois “strikes”. O arremessador jogou um “spit ball” e tentou eliminar o batedor com três “strikes”. O árbitro de “home” aplicou a Regra 6.03 (c) (6) –o infrator foi expulso do jogo e suspenso automaticamente.

[Regra 6.02 (c) (6); Regra 6.02 (d) – PENALIDADE (1)]

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

ARREMESSO COM "SHINE BALL" (BOLA BRILHANTE)

Contagem de arremessos: dois “strikes”. O arremessador jogou um “shine ball” e tentou eliminar o batedor com três “strikes”. O árbitro de “home” aplicou a Regra 6.03 (c) (6) –o infrator foi expulso do jogo e suspenso automaticamente.

[Regra 6.02 (c) (6); Regra 6.02 (d) – PENALIDADE (1)]

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

ARREMESSADOR ESFREGA A BOLA COM AS MÃOS (SEM A LUVA)

Contagem de arremessos: 2 – 2. O arremessador esfregou a bola com as mãos (sem a luva); em seguida, efetuou um arremesso com efeito e eliminou o batedor (“strikeout”*). O técnico da equipe adversária reclamou, alegando que a jogada deveria ser anulada em razão da infração cometida pelo arremessador.

Reclamou sem razão, já que é permitido que o arremessador esfregue a bola com suas mãos (sem a luva).

[Regra 6.02 (c) (6)]

Strikeout” (‘sashin’ em japonês): Eliminação por três “strikes”.

domingo, 10 de outubro de 2021

ARREMESSADOR APLICA SUBSTÂNCIA ESTRANHA NA BOLA

Corredor na 3ª base, um eliminado. Com um “base hit” (rebatida indefensável) o batedor chegou tranquilamente à 1ª base, e o corredor anotou ponto. O árbitro de “home” descobriu que o arremessador havia aplicado substância estranha na bola. O infrator deve ser expulso do jogo e suspenso automaticamente?

Não (a falta cometida pelo arremessador não será levada em consideração).

[Regra 6.02 (c) (4); Regra 6.02 (d) - PENALIDADE (2)]

sábado, 9 de outubro de 2021

ARREMESSADOR ESFREGA A BOLA NO CORPO

Corredor na 2ª base, nenhum “out”. O batedor rebateu a bola que o arremessador jogou após esfregar a bola no corpo (o árbitro de “home” apontou a infração). O batedor foi eliminado na 2ª base; o corredor avançou uma base. Imediatamente depois de concluída a jogada, o técnico da ofensiva avisou o árbitro de “home” que ele preferia aceitar a jogada.

Embora a equipe na ofensiva tenha preferido aceitar a jogada, a infração não será anulada, e as penalidades (expulsão do jogo e suspensão automática) serão aplicadas.

[Regra 6.02 (c) (3); Regra 6.02 (d) - PENALIDADE (3)]

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

A BOLA CONTINUA EM JOGO

O receptor não conseguiu agarrar a bola arremessada que o batedor deixou passar sem girar o “bat”. Essa bola, após tocar o “mitt”, teve contato com o “bat” em poder do batedor que se encontrava dentro do “batter’s box”. Bola morta?

Não (continua em jogo).

[Comentário – Regra 6.03 (a) (3) e (4) – NOTA 1]

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

BATEDOR ATIRA SEU “BAT”

O corredor da 3ª base estava tentando um “home steal” (roubo de “home”). O batedor atirou seu “bat” para o território “fair” e atingiu a luva do receptor no momento em que ele se preparou para apanhar a bola arremessada. O corredor foi eliminado por causa da Interferência cometida pelo batedor. Nesse caso, o batedor não será eliminado.

[EXCEÇÃO para Regras 6.03 (a) (3) e (4)]

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

BATEDOR ATIRA SEU “BAT”

Contagem de arremessos: 2 – 2. O corredor da 1ª base estava tentando um “steal” (roubo de base). O batedor atirou seu “bat” para o território “fair” e atingiu a luva do receptor no momento em que ele se preparou para apanhar a bola arremessada que estava passando na zona de “strike”. O árbitro de “home” eliminou o batedor por três “strikes”, apontou a falta cometida por ele (Interferência) e, após ‘matar’ a bola, mandou o corredor retornar para sua base.

[Comentário – Regra 6.03 (a) (3) e (4)]

terça-feira, 5 de outubro de 2021

BATEDOR ATIRA SEU “BAT”

O corredor da 1ª base estava tentando um “steal” (roubo de base). O batedor atirou seu “bat” para o território “fair” e atingiu a luva do receptor no momento em que ele se preparou para apanhar o arremesso; a bola foi ao solo; mesmo assim ele conseguiu eliminar o corredor. O batedor deve ser declarado “out”?

Não, porque o corredor que estava tentando avançar foi eliminado.

[EXCEÇÃO para Regras 6.03 (a) (3) e (4)]

Nesse caso, deve-se admitir que, na realidade, não houve Interferência. Qualquer outro corredor que estiver ocupando uma base, nesse momento, poderá avançar, pois a regra diz que não há realmente uma Interferência se um corredor é eliminado; a jogada continuará como se nenhuma infração tivesse sido cometida.

[Comentário - Regra 6.03 (a) (3) e (4)]

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

ARREMESSADOR LANÇA OU SIMULA UM LANÇAMENTO A UMA BASE DESOCUPADA

Corredor na 2ª base. O arremessador posicionado sobre o “pitcher’s plate” lançou ao defensor da 3ª base. Deve ser declarado um “balk”?

Não, se o árbitro julgar que o corredor estava tentando avançar à 3ª base.

Se há corredor(es) em base, deve ser declarado um “balk” quando:

(4) O arremessador, enquanto está em contato com o “pitcher’s plate”, lança ou simula um lançamento a uma base desocupada, a menos que tal ação tenha o propósito de fazer uma jogada.

Comentário – Regra 6.02 (a) (4): Para determinar se o arremessador lança ou simula um lançamento a uma base desocupada a fim de fazer uma jogada, o árbitro deve julgar se o corredor está, realmente, tentando avançar à base seguinte, ou se ele está apenas blefando (fingindo estar tentando avançar a tal base desocupada).

domingo, 3 de outubro de 2021

ARREMESSADOR NÃO LANÇA A UMA BASE APÓS DAR UM PASSO EM DIREÇÃO A ESSA BASE

O arremessador deu um passo em direção à 2ª basa para tentar uma jogada sobre o corredor no momento em que ele deu um passo para fora da ‘almofada’, mas como ele retornou, não efetuou o lançamento. Deve ser declarado um “balk”?

Não.

O arremessador é obrigado a lançar cada vez que dá um passo em direção a uma base, exceto para a 2ª base.

[Comentário – Regra 6.02 (a) (3)]

sábado, 2 de outubro de 2021

“SLIDING” ILEGÍTIMO

Corredor tem contato intencional com o defensor que está recebendo a bola lançada por um companheiro para tentar uma jogada dupla, levantando sua perna acima do joelho do defensor, ou colidindo com ele usando o braço ou a parte superior do seu corpo.

Se o árbitro reconhecer que o corredor infringiu a Regra 6.01 (j), deverá declarar ambos –o corredor e o batedor-corredor– eliminados. Se, entretanto, o corredor já havia sido eliminado, o batedor-corredor deve ser declarado “out”.

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

“SLIDING” LEGÍTIMO

O corredor da 2ª base chegou deslizando de forma adequada à 3ª base para tentar um “steal” (roubo de base) e colidiu com o defensor da 3ª base. Deve ser eliminado por Interferência? 

Não.

Não deve ser declarada uma Interferência quando o contato do corredor com o defensor é causado devido ao posicionamento do defensor, ou seja, quando ele se posiciona no (ou se move para o) caminho legal do corredor em direção à base.

[Regra 6.01 (j)]