quarta-feira, 30 de junho de 2021

SUBSTITUIÇÃO DE ARREMESSADOR

O arremessador abridor deixou ‘andar’ (“walk”, “base on balls”) o primeiro batedor. Quando efetuou dois arremessos “BALL” ao batedor seguinte, o técnico solicitou “TIME” para substituí-lo. O árbitro deve permitir isso?

Não.

De acordo com a alteração feita na Regra 5.10 (g), em 2020, o arremessador abridor ou qualquer arremessador substituto tem de arremessar para, no mínimo, três batedores consecutivos, incluindo o batedor que naquele momento está no “batter’s box” (ou um substituto), até que eles sejam eliminados ou alcancem a 1ª base, ou até que a equipe na ofensiva seja eliminada, a menos que o arremessador (abridor ou seu substituto) se machuque ou adoeça, e, na opinião do árbitro principal, fique incapacitado para continuar atuando como um arremessador.

segunda-feira, 28 de junho de 2021

CORREDOR ELIMINADO POR INTERFERÊNCIA

Dois eliminados. Um corredor é declarado “out” por Interferência numa bola rebatida “foul” (3ª eliminação), de acordo com a Regra 5.09 (b) (3). O batedor que rebateu o arremesso deve ser o primeiro batedor do “inning” seguinte?

Não. De acordo com a alteração feita na Regra 6.01 (a) (10), em 2020, ele é considerado ter completado a sua vez de bater. Portanto, o primeiro batedor do “inning” seguinte é o jogador que o segue na ordem de batedores. Se um lance assim ocorre quando há menos de duas eliminações, o batedor deve completar a sua vez de bater.

sábado, 26 de junho de 2021

“BENCH” OU “DUGOUT” (BANCO OU ABRIGO PARA JOGADORES)

É o local com assentos reservados a jogadores, substitutos (reservas) e outros membros da equipe uniformizados quando não estão atuando no campo de jogo. 

O termo “dugout” não aparecia em manuais até 1950 quando o livro de regras foi recodificado inteiramente e várias características do jogo que passaram a existir, sem ser dado o devido reconhecimento, finalmente recebeu um reconhecimento formal. “Dugouts” existiam desde 1.909, quando foram construídos os primeiros estádios (de concreto e ferro) em Pittsburgh e Philadelphia; antes, os jogadores sentavam-se em bancos colocados no campo, que eram cercados para isolá-los dos espectadores. Os novos estádios tinham também vestiários para equipes visitantes. Antes de 1.909, jogadores de equipes visitantes iam ao campo, depois de vestirem uniformes em hotel.

Fonte: The Rules of Baseball, de David Nemec

quinta-feira, 24 de junho de 2021

BOLA REBATIDA SAI DO CAMPO PASSANDO ATRAVÉS DA CERCA DO FUNDO

Corredor na 1ª base. Rebatida “line drive”* em direção ao espaço entre jardim esquerdo e jardim central. A bola passou através de uma abertura que havia na cerca do fundo. O corredor estava a caminho da 3ª base quando isso aconteceu. O corredor foi autorizado a ocupar a 3ª base, e ao batedor-corredor foi concedida a 2ª base.

[Regras: 5.05 (a) (7), 5.06 (b) (4) (F)]

*“Line Drive” é uma bola rebatida que vai em linha reta, com força, do “bat” a um defensor, sem tocar o solo.


terça-feira, 22 de junho de 2021

ARREMESSADOR AMBIDESTRO

O arremessador jogou uma bola com efeito com a mão esquerda, após arremessar dois “strikes” com a mão direita, e eliminou o batedor. Esse procedimento é permitido?

o.

O arremessador não pode efetuar arremessos com a outra mão até que o batedor seja eliminado.

[Regra 5.07 (f)]

sábado, 19 de junho de 2021

"DOUBLE PLAY"

Nenhum eliminado, bases cheias, contagem de arremessos: 0 - 0, placar: 9 x 1. "Fly"  para jardim esquerdo. Os corredores permaneceram nas bases. O jardineiro esquerdo apanhou a bola, mas deixou-a cair (não a manteve segura por um tempo suficiente para provar que teve controle absoluto dela). Os corredores da 2ª base e 1ª base foram eliminados em jogada dupla forçada* (7 - 5 - 4).

Jogada dupla forçada é aquela em que ambas as eliminações são feitas em jogadas forçadas.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS: "DOUBLE PLAY" (JOGADA DUPLA)]

sexta-feira, 18 de junho de 2021

TÉCNICO CRUZA A LINHA DE “FOUL” A CAMINHO DO MONTÍCULO

Quando o arremessador tinha arremessado para dois batedores, o técnico cruzou a linha de “foul”, a caminho do montículo. Ocorre que sua equipe já havia esgotado o limite de visitas ao montículo. O arremessador deve ser substituído?

Não. Ele deve continuar arremessando para cumprir a obrigação de enfrentar seus primeiros três batedores consecutivos (ou até o fim do “inning”, o que vier primeiro), de acordo com a Regra 5.10 (g).

Regra 5.10 (m) (4)]

quarta-feira, 16 de junho de 2021

"BALK"?

Jogo   Los  Angeles   Dodgers   vs.  Atlanta  Braves.  Segunda metade  do  segundo  "inning",  um "out", corredor na 1ª base, "ball count" (contagem de arremessos): 0 - 2, placar: LAD 1 x 0 ATL.  "Pickoff  Play"*.  O  corredor  foi  declarado  "OUT".  O técnico  do  ATL  reclamou,  alegando  que  foi  cometido   um "balk", mas o árbitro manteve a  sua  decisão.  Reclamou com razão?

Se o arremessador fez o lançamento sem dar um passo diretamente em direção à 1ª base, é "balk". 

[Regra 6.02 (a) (3)]

"Pickoff Play" ('Kensei', em japonês) é aquela jogada em que o arremessador tenta segurar o corredor na base, ou eliminar o corredor que está fora da base.

segunda-feira, 14 de junho de 2021

BOLA ARREMESSADA ENTRA NO BOLSO DA CAMISA DO ÁRBITRO DE "HOME"

Primeira metade do 6º "inning". Nenhum eliminado, corredor na 2ª e na 3ª bases, contagem de arremessos: 1 - 0, placar: Arizona St. 6 x 6 Fairfield. A bola arremessada passou pelo receptor, pulou ao tocar o corpo do árbitro de "home" e entrou no bolso de sua camisa.


A bola fica morta; os corredores avançam uma base, sem o risco de serem eliminados.
 
[Regra 5.06 (c) (7)]

Se esse lance tivesse acontecido no terceiro "strike" ou quarto "ball", cada corredor e o batedor-corredor seriam autorizados a avançar uma base, sem o risco de serem eliminados.

[Regra 5.06 (b) (4) (I)]

quinta-feira, 10 de junho de 2021

"HOME RUN"

A bola passou sobre a cerca do "right field" (jardim direito). O batedor-corredor  não pisou a 1ª base e foi eliminado em apelação.

Não foi anotado ponto. 

Quando a bola está morta, nenhum corredor pode retornar para tocar uma base omitida, ou aquela que tenha deixado antecipadamente, depois de ter avançado e tocado uma base além daquela que omitira ou deixara ilegalmente.

[Regras: 5.08 (a), 5.09 (c) - REGRA APROVADA (B)]

terça-feira, 8 de junho de 2021

"FOUL TIP"*

Contagem de arremessos: 2 – 2. O batedor fez “swing” (girou o “bat”). A bola arremessada triscou o “bat” e foi de encontro ao corpo do receptor; e este apanhou-a com a luva contra o seu corpo, antes de ela tocar o solo.

Que decisão deve ser dada a este caso?

Deve ser declarado um “strike”, e o batedor é “out”.

Até 2019, era declarado um “strike” somente se a bola tocasse primeiro a luva ou a mão do receptor.

[Comentário – Regra 5.09 (a) (2)]

Foul Tip” é uma bola rebatida que vai brusca e diretamente do “bat” ao receptor e é agarrada legalmente. Não é um “foul tip”, a menos que seja agarrado, e um “foul tip” que é agarrado é um “strike”; a bola permanece em jogo.

(DEFINIÇÕES DE TERMOS: “FOUL TIP”)

sábado, 5 de junho de 2021

"INNING"

Uma pergunta que ninguém pode responder é: quem usou primeiro o termo “inning” no beisebol. Em suas regras de jogo originais, Alexander Cartwright não fez menção de “innings”; chamou aquela parte de um jogo durante a qual as equipes se alternam na ofensiva e na defensiva de “vez e bater”, e estipulou que, mesmo depois de um clube ter anotado 21 pontos, um jogo não poderia terminar antes de a equipe adversária completar a mesma quantidade de “vez de bater”. Entretanto, nessa época já era comum dizer: a cada equipe deve ser dado o direito de jogar a mesma quantidade de “innings”.

Fonte: The Rules of Baseball. De David Nemec

quinta-feira, 3 de junho de 2021

RECEPTOR COMETE INTERFERÊNCIA QUANDO UM CORREDOR ESTÁ TENTANDO UM “STEAL”

Um eliminado. Quando o corredor da 1ª base estava tentando roubar a 2ª base, o receptor cometeu Interferência. Que decisão deve ser dada a este caso?

O corredor deve ser autorizado a avançar uma base, sem o risco de ser eliminado.

Regra 5.06 (b) (3) (D): Cada corredor, com exceção do batedor, pode avançar uma base, sem o risco de ser eliminado, quando, enquanto está tentando roubar uma base, o batedor sofre Interferência do receptor ou de qualquer outro defensor.

Se houvesse corredor na 2ª base, essa regra não seria aplicada, a menos que esse corredor também estivesse tentando roubar a base seguinte.

[Regra 5.06 (b) (3) (D) - vide NOTA]

terça-feira, 1 de junho de 2021