sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

LANÇAMENTO A UMA BASE DURANTE OS MOVIMENTOS PRELIMINARES

Durante os movimentos preliminares, o arremessador lançou a uma base. É permitido fazer isso?

Sim.

Regra 5.07 (d): A qualquer momento durante os movimentos preliminares e até que seu movimento natural de arremesso o obrigue a atirar a bola ao batedor, o arremessador pode lançar a qualquer base, contanto que dê um passo diretamente em direção a essa base antes de fazer o lançamento.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

ARREMESSADOR NA POSIÇÃO “SET”

Nenhum corredor em base. Arremessador na Posição “Set” efetuou um arremesso, sem dar uma parada completa, antes de o batedor se posicionar razoavelmente no “batter’s box”, com clara intenção de surpreendê-lo, ou seja, jogou um “quick pitch” (arremesso apressado). A bola passou na zona de “strike”.

O árbitro declarou “BALL” (um arremesso apressado é um arremesso ilegal).

[Comentário – Regra 5.07 (a) (2), Comentário – Regra 6.02 (a) (5)]

quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

ARREMESSADOR NA POSIÇÃO “WINDUP”

Arremessador na Posição “Windup” saiu da placa de borracha. O árbitro deve permitir isso?

Sim (após sair da placa, ele tem de abaixar ambas as mãos para os lados do corpo).

[Comentárioi – Regra 5.07 (a) (1) (C)]

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

ARREMESSADOR NA POSIÇÃO “WINDUP”

Arremessador na Posição “Windup” deu um passo em direção a uma base e lançou a bola para tentar surpreender um corredor. É permitido fazer isso?

Sim.

[Comentárioi – Regra 5.07 (a) (1) (B)]

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

ARREMESSADOR NA POSIÇÃO “WINDUP”

O arremessador posicionou-se com seu pé de apoio em contato com o “pitcher’s plate” e o outro pé livre, segurando a bola com ambas as mãos à frente do seu corpo.

Ele é considerado na Posição “Windup”.

[Regra 5.07 (a) (1)]

domingo, 26 de dezembro de 2021

ARREMESSADOR NA POSIÇÃO “WINDUP”

Arremessador na Posição “Windup” levantou o pé de apoio/pé livre do solo, mas não arremessou a bola ao batedor. É permitido fazer isso?

Não. Ele pode levantar os pés –tanto o pé de apoio como o pé livre– do solo somente no momento em que vai realmente arremessar a bola ao batedor (nesse caso, pode dar um passo para trás e um passo à frente com o pé livre).

[Regra 5.07 (a) (1)]

sábado, 25 de dezembro de 2021

ARREMESSO LEGAL ATINGE UM CORREDOR

Um eliminado, corredor na 1ª base e 3ª base. Quando o corredor da 3ª base estava tentando anotar ponto, um arremesso legal o atingiu.

Os corredores avançam.

[Regra 5.06 (c) (8)]

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

BOLA ARREMESSADA FICA PRESA NA MÁSCARA OU EQUIPAMENTO DO ÁRBITRO OU RECEPTOR

Nenhum eliminado, corredor na 1ª base e 2ª base, contagem de arremessos: doisballs”. No arremesso seguinte a bola passou para trás após tocar a luva do receptor e ficou presa na sua máscara (bola morta).

Os corredores avançam uma base.

[Comentário – Regra 5.06 (c) (7)]

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

BOLA ARREMESSADA FICA PRESA NA MÁSCARA OU EQUIPAMENTO DO ÁRBITRO OU RECEPTOR

Nenhum eliminado, corredor na 1ª base, contagem de arremessos: três “balls”. O arremesso seguinte foi declarado “BALL”. A bola passou para trás após tocar a luva do receptor e ficou presa na sua máscara (bola morta).

O batedor adquire o direito de ir à 1ª base e o corredor avança uma base.

[Comentário – Regra 5.06 (c) (7)]

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

BOLA ARREMESSADA FICA PRESA NA MÁSCARA OU EQUIPAMENTO DO ÁRBITRO OU RECEPTOR

Um eliminado, corredor na 2ª base, contagem de arremessos: dois “strikes”. O batedor girou o “bat” para tentar rebater o arremesso seguinte. A bola passou sem ter contato com o “bat” e ficou presa na máscara do árbitro (bola fora de jogo).

O batedor adquire o direito de ir à 1ª base e o corredor avança uma base.

[Comentário – Regra 5.06 (c) (7)]

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

DECLARAÇÃO DE “TIME”

Quando o arremessador iniciou o Windup”, o batedor pediu “Time” porque não entendeu a senha que o “coach” da 3ª base lhe passou.

Os árbitros não devem declarar “TIME” a pedido do batedor ou de qualquer membro de sua equipe, uma vez que o arremessador tenha iniciado o “Windup” ou assumido a Posição “Set”, mesmo que o batedor alegue “poeira em seus olhos”, “óculos embaçados”, “que não viu o sinal”, ou por qualquer outra causa.

[Comentário – Regra 5.04 (b) (2)]

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Resultado – LXXV Campeonato Brasileiro Adulto – 2021 (Fase Final)

Acesse: cbbs.com.br

“BASE COACH”

O “coach” da 3ª base estava usando calça de cor diferente da calça dos demais membros da equipe. O árbitro deve permitir isso?

Não. “Base Coaches” devem estar com o uniforme da equipe.

[Regra 5.03 (b)]

domingo, 19 de dezembro de 2021

POSICIONAMENTO DO RECEPTOR

Nenhum “out”, corredor na 3ª base, quarto batedor no “batter’s box”. Jogada combinada: concessão de quatro “balls” intencionais (“intentional base on balls”). O receptor, ao perceber que o corredor estava distraído, saiu do “catcher’s box” antes de o arremessador completar o arremesso, apanhou a bola arremessada e lançou ao defensor da 3ª base.

O receptor pode sair de sua posição a qualquer momento para apanhar um arremesso ou fazer uma jogada, exceto quando estão sendo concedidos quatro “balls” intencionais ao batedor, e nesse caso tem de permanecer com ambos os pés dentro das linhas do “catcher’s box” até que a bola deixe a mão do arremessador. PENALIDADE: “Balk”.

[Regra 5.02 (a)]

sábado, 18 de dezembro de 2021

DEFENSORES DEVEM ESTAR EM TERRITÓRIO “FAIR”

O defensor da 1ª base deixou a posição por algum motivo e foi ao “dugout”. O árbitro principal não percebeu isso e, quando o batedor entrou no “batter’s box”, pôs a bola em jogo (declarou “PLAY”).

Quando a bola é posta em jogo no início de uma partida, ou durante uma partida, todos os defensores, com exceção do receptor, devem estar em território “fair”.

(Regra 5.02)

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

TORCEDOR NÃO SAI DO CAMPO

Como a ordem do árbitro para o torcedor da equipe local deixar o campo não foi cumprida dentro de um tempo razoável (nunca inferior a 15 minutos) , a equipe visitante recusou-se em prosseguir o jogo.

O árbitro principal poderá confiscar o jogo a favor da equipe visitante.

[Regra 4.07 (b) – PENALIDADE]

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Regulamento – LXXV Campeonato Brasileiro Adulto – 2021 (Fase Final)

Acesse: cbbs.com.br

TORCEDOR DENTRO DO CAMPO

Um torcedor entrou no campo durante um jogo e atrapalhou um defensor da equipe visitante no momento em que ele se preparou para apanhar uma bola rebatida.

Até que o campo seja desimpedido, a equipe visitante pode recusar-se a continuar jogando.

A equipe local deve providenciar proteção policial suficiente para preservar a ordem.

[Regra 4.07 (b)]

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Resultado – LXXV Campeonato Brasileiro Adulto – 2021 (Fase Inicial)

Acesse: cbbs.com.br

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Resultado – VI Festival Nacional de T-BOL – 2021 (Taça Yakult)

Acesse: cbbs.com.br

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

TORCEDOR DENTRO DO CAMPO

A bola rebatida rolou para o território “foul” e parou nas proximidades da cerca do jardim esquerdo. Um torcedor que estava dentro do campo apanhou essa bola e entregou-a ao árbitro da 3ª base.

Regra 4.07 (a): Com exceção de jogadores e “coaches” uniformizados, técnicos, repórteres fotográficos credenciados pela equipe local, árbitros, policiais uniformizados e vigilantes ou outros empregados do Clube local, ninguém deve ser autorizado a permanecer no campo durante um jogo.

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 2022

 

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Resultado – XXVII Campeonato Brasileiro de Softbol Feminino Sub15 – 2021

Acesse: cbbs.com.br

REGULAMENTO ESPECIAL DE CAMPO

Para evitar eventuais problemas que surjam durante o jogo (invasão de campo por espectadores, bolas rebatidas ou lançadas sobre esses espectadores, etc.), o técnico da equipe local apresentou ao árbitro principal e ao técnico da equipe adversária algumas regras de campo que ele julgou necessárias.

Como essas regras não foram aceitas pelo técnico da equipe contrária, o árbitro principal elaborou e fez cumprir um regulamento especial de campo que ele achou necessário por causa das condições do campo (esse regulamento não deve conflitar com as regras de jogo oficiais).

(Regra 4.05)

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

TÉCNICO DE CAMPO

O técnico designado ao árbitro principal delegou suas funções ao “coach” porque teve que deixar o campo de jogo.

Nesse caso, qualquer ato desse representante designado será oficial (ele deve, sempre, responsabilizar-se pela conduta de sua equipe, pela observância das regras oficiais, e pelo respeito aos árbitros).

Se o técnico se omitir ou se recusar a designar seu substituto antes de deixar o campo, o árbitro principal deverá designar um membro da equipe como técnico substituto.

[Regra 4.02 (a) (b) (c)]

domingo, 12 de dezembro de 2021

LUZES DO CAMPO DE JOGO

Segunda metade do nono “inning”, dois eliminados. Rebatida indefensável; a bola passou entre os jardineiros central e direito e, ao tocar o muro, desviou em direção à cerca lateral. Quando o batedor pisou a 3ª base, o árbitro declarou “Time” e ordenou que as luzes do campo de jogo fossem acesas porque, na sua opinião, a escuridão tornaria arriscado continuar jogando com luz natural.

Foi aplicada a Regra 4.01 (g).

sábado, 11 de dezembro de 2021

SAQUINHO DE BREU

O arremessador iniciou os movimentos de arremesso. O árbitro, ao perceber que não haviam colocado um saquinho de breu atrás do “pitcher’s plate”, declarou “Time”.

Regra 4.01 (f): Antes de iniciar o jogo, o árbitro deve assegurar-se de que um saquinho de breu oficial está colocado sobre o solo, atrás do “pitchber’s plate”.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

DIRETORIA DA AAA 2022-2023

Nessa quarta-feira, dia 08/12/2021, ocorreu a Assembléia Extraordinária da AAA que elegeu a nova diretoria para o biênio 2022-2023.

ENTREGA DE NOVA BOLA APÓS UM “HOME RUN”

Home Run” (a bola passou sobre a cerca do jardim central). Quando o corredor pisou a 3ª base, o árbitro entregou uma nova bola ao arremessador.

Depois de um “home run” rebatido para fora do campo de jogo, o árbitro não deve entregar uma nova bola ao arremessador ou ao receptor até que o batedor que rebateu o quadrangular tenha cruzado o “home plate”.

[Comentário – Regra 4.01 (e)]

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Regulamento – LXXV Campeonato Brasileiro Adulto – 2021 (Fase Inicial)

Acesse: cbbs.com.br

ENTREGA DE BOLA DE RESERVA

Uma bola lançada à 1ª base tocou o solo e pulou para fora da cerca. Quando o corredor estava a caminho da 2ª base, o árbitro entregou uma bola de reserva ao receptor.

Depois que uma bola lançada sai do campo de jogo, o árbitro não deve entregar uma bola de reserva ao receptor ou ao arremessador até que os corredores tenham alcançado as bases às quais tenham sido autorizados a avançar.

[Comentário – Regra 4.01 (e)]

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Regulamento – VI Festival Nacional de T-BOL – 2021 (Taça Yakult)

Acesse:  cbbs.com.br

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Resultado – XXV Campeonato Brasileiro Pré-Infantil – 2021 (Fase Única)

Acesse: cbbs.com.br

ENTREGA DE BOLA DE RESERVA

Uma bola rebatida tocou o solo e pulou para fora da cerca do jardim esquerdo (“two-base hit”*). Quando o corredor estava a caminho da 2ª base, o árbitro entregou uma bola de reserva ao receptor.

Depois que uma bola rebatida sai do campo de jogo, o árbitro não deve entregar uma bola de reserva ao receptor ou ao arremessador até que os corredores tenham alcançado as bases às quais tenham sido autorizados a avançar.

[Comentário – Regra 4.01 (e)]

Two-Base Hit”: Rebatida de duas bases.


terça-feira, 7 de dezembro de 2021

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Fim dos I Jogos Panamericanos Júnior – 2021

Acesse: cbbs.com.br

MATERIAIS ABANDONADOS NO CAMPO

Jogadores da equipe na ofensiva deixaram luvas e bolas abandonadas em território “foul”. O árbitro declarou “Play Ball” somente depois que esses materiais foram recolhidos ao “dugout”.

Regra 3.10 (a): Os membros da equipe na ofensiva devem recolher ao “dugout” todas as luvas ou outros materiais que estão abandonados no campo de jogo enquanto sua equipe está atacando. Nenhum equipamento deve ser deixado no campo, nem em território “fair”, nem em território “foul”.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Resultado – XL Campeonato Brasileiro de Softbol Feminino Adulto – 2021

Acesse: cbbs.com.br

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Regulamento – XXVII Campeonato Brasileiro de Softbol Feminino Sub15 – 2021

Acesse: cbbs.com.br

“BASE COACHES”

O “base coach” da 1ª base, que não estava usando capacete protetor, deixou o “box” para passar instruções ao corredor.

Todos os “base coaches” (orientadores de batedores e corredores) devem usar um capacete protetor enquanto estão exercendo suas funções.

[Regra 3.08 (e)]

domingo, 5 de dezembro de 2021

RECEPTOR RECEBENDO UM ARREMESSO

O receptor estava aquecendo o arremessador, no “bullpen”, sem usar máscara para o rosto e capacete protetor. Isso deve ser permitido?

Não. Todos os receptores devem usar um capacete protetor apropriado e máscara para o rosto enquanto estão recebendo um arremesso.

[Regra 3.08 (d)]

sábado, 4 de dezembro de 2021

USO DE CAPACETE PROTETOR

Um jogador que estava treinando (rebatendo bolas arremessadas) não estava usando capacete protetor. Isso deve ser permitido?

Não. Todos os jogadores devem usar algum tipo de capacete protetor enquanto estão atuando como batedores e como corredores.

[Regra 3.08 (a)]

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Boletim: I Jogos Panamericanos Júnior – 2021 (Dia 8 – 02/12)

Acesse: cbbs.com.br

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Regulamento – XXV Campeonato Brasileiro Pré-Infantil – 2021 (Fase Única)

Acesse: cbbs.com.br

LUVA DO ARREMESSADOR

Um arremessador foi ao montículo e se preparou para efetuar arremessos de aquecimento, usando luva branca. O árbitro deve permitir isso?

Não. A luva do arremessador -incluindo costuras, cordões e trançado- não pode ser branca, cinza, ou de outra cor que, na opinião do árbitro, possa distrair o batedor, de alguma maneira.

[Regra 3.07 (a)]

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

USO DE “BAT” COLORIDO

É permitido usar “bat” colorido?

No beisebol profissional não é permitido o uso de “bat” colorido, a menos que haja autorização por parte do Comitê de Regras.

[Regra 3.02 (d)]

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Boletim: I Jogos Panamericanos Júnior – 2021 (Dia 7 – 01/12)

Acesse: cbbs.com.br

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Boletim: I Jogos Panamericanos Júnior – 2021 (Dia 6 – 30/11)

Acesse: cbbs.com.br

BATEDOR APLICA UMA SUBSTÂNCIA NO CABO DO "BAT"

Um batedor entrou no “batter’s box” após aplicar uma substância no cabo do “bat” para melhorar a empunhadura. Como não houve contestação da equipe adversária, o batedor rebateu um “two-base hit” (rebatida indefensável de duas bases). Essa jogada deve ser anulada?

Não. E protestos sobre tal jogada não serão permitidos.

[Comentário – Regra 3.02 (c)]