sexta-feira, 29 de novembro de 2019

BOONENKAI 2019

BOONENKAI 2019

A Associação de Árbitros e Anotadores de Beisebol e Softbol do Brasil convida os associados, familiares e amigos para participar da nossa tradicional festa de final de ano:

Data: 11/12/2019 (quarta-feira) a partir de 19:00 hs.

Local: Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjinkai do Brasil
Av. Lins de Vasconcelos, 3352 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Estacionamento no local e também 50 metros adiante, no Posto Br.

Confirmar presença impreterivelmente até o dia 05/12/2019, com o sr. Paulo Yamada, tel. (11) 97369.4737 e (11) 3921.4997. Valores: R$ 100,00 para homens e R$ 80,00 para mulheres.

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

“BUNT” EXECUTADO DEPOIS DE DOIS “STRIKES” É DECLARADO “FOUL BALL”

Corredor na 1ª base, um “out”, contagem de arremessos: 2 – 2. “Bunt” resultou em “foul fly”; o receptor se levantou, mas não tentou efetuar a defesa. Decisão dada pelo árbitro: “FOUL BALL”.

O batedor deveria ser declarado "OUT". 

Regra 5.09 (a) (4): Um batedor é eliminado quando um "bunt" executado depois de dois "strikes" sobre o batedor resulta em "foul ball".  

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

CBBS - NOTÍCIA

WBSC induz dois Treinadores Brasileiros no Hall da Fama do Softbol



CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Hall da Fama do Softbol da WBSC
Na última quinta (21/11), durante o 3º Congresso da WBSC (Confederação Mundial de Beisebol e Softbol), realizado em Sakai no Japão, dois treinadores brasileiros foram anunciados como novos membros do Hall da Fama do Softbol da WBSC.
Taketomi Higashi do Gecebs, técnico da seleção brasileira por muitos anos, e Milton Konno, o Barão, do Nikkei Curitiba e atual técnico da seleção brasileira adulta, entraram para o hall dos imortais da entidade.





Taketomi Higashi – Foto: Vinicius Farias

Além dos dois brasileiros, a classe 2019 contou com mais 21 novos membros. Atualmente o Hall da Fama da WBSC conta com 249 membros de 38 países.






terça-feira, 26 de novembro de 2019

REBATIDA ANULADA

Bases cheias, dois eliminados. O quarto batedor bateu na vez do sexto batedor e acertou um “three-base hit” (rebatida de três bases). Os corredores pisaram o “home plate”. A equipe na defensiva apelou imediatamente sobre o erro na ordem de batedores. O sexto batedor foi  declarado “out”, e a rebatida, anulada. 
Decisão correta. Foi aplicada a Regra 6.03 (b) (3).

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

“FAIR FLY “ – INTERBASES DEIXA A BOLA CAIR, INTENCIONALMENTE

Corredor na 1ª base, um eliminado. “Fly” na direção do interbases. Este poderia ter efetuado a defesa facilmente, mas deixou a bola cair na sua frente (sem ter contato com ela), intencionalmente; em seguida, apanhou-a rapidamente e lançou ao defensor da 2ª base, que estava cobrindo a base. O corredor, que permanecera na 1ª base, foi declarado “OUT”.
Decisão correta.
Se o interbases tivesse derrubado a bola após tocá-la com a mão ou luva, o batedor seria eliminado; a bola ficaria morta e o corredor continuaria na 1ª base.
[Regra 5.09 (a) (12) – vide REGRA APROVADA]

domingo, 24 de novembro de 2019

MLB – BELAS JOGADAS DO 'SHOOTO'*

Para visualizar clique aqui.

*‘Shooto’ vem de “short” (shóórt), do termo “shortstop” (shóórtstap). É o defensor que fica posicionado entre a 2ª base e a 3ª base.

sábado, 23 de novembro de 2019

MLB – 20 JOGADAS BONITAS DO 'SAADO'*

Para visualizar clique aqui.

*‘Saado’ vem de “third” (saard), que quer dizer terceiro(a). Usamos esse termo para designar tanto o defensor da 3ª base –“third baseman” (saard béismaen)— como o local onde está colocada a ‘almofada’ da 3ª base –“third base” (saard béis).

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

BATEDOR FORA DE ORDEM ACERTA UM “HOME RUN” E DECIDE A PARTIDA

Jogo “A” vs. “B”. Segunda metade do nono “inning”. Corredor na 1ª base, um eliminado, placar empatado (2 – 2). O quinto batedor bateu na vez do quarto batedor e acertou um “home run”. Um espectador percebeu o erro na ordem de batedores e avisou o árbitro de “home” sobre a falha, mas como não houve apelação da equipe na defensiva, a partida foi encerrada. Placar final (“A” 2 x 4 “B”).
Se a defensiva tivesse apelado legalmente, a rebatida seria anulada; o quarto batedor seria eliminado e o quinto batedor bateria novamente. O jogo continuaria com corredor na 1ª base, dois eliminados.
[Regras: 6.03 (b) (1) (3) (6), Comentário – Regra 6.03 (b) (7)]

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

CORREDOR ELIMINADO COMETE INTERFERÊNCIA

Corredor na 1ª e 3ª base, nenhum eliminado. Jogada combinada: ""Hit and Run”*. A bola rebatida (“ground ball”) foi na direção do interbases. Este efetuou a defesa e eliminou o corredor da 1ª base (jogada forçada). Quando o defensor da 2ª base se preparou para lançar à 1ª base, ele (corredor eliminado) agarrou o seu braço e impediu que ele completasse a jogada. Enquanto isso, o corredor da 3ª base pisou o “home plate”.
O batedor-corredor deve ser eliminado em razão da Interferência cometida por seu companheiro de equipe. O corredor da 3ª base tem que retornar.
[Regra 6.01 (a) (5), PENALIDADE POR INTERFERÊNCIA] 
*“Hit and Run” (hit aend rân) significa bater e correr. É uma jogada em que o batedor tem de rebater a bola arremessada, com certeza, porque o corredor já está iniciando a corrida para a base seguinte.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

OBSTRUÇÃO?

A bola lançada à 3ª base para tentar eliminar o corredor da 2ª base tocou o solo e desviou; o defensor da 3ª base não conseguiu pegá-la. Após a bola passar para trás, o defensor atrapalhou o corredor (ao chocar-se com ele, retardou seu avanço para “home”). (O corredor levou toque antes de chegar à base e foi declarado “OUT”.)

Clique aqui para ver o lance.

O defensor cometeu OBSTRUÇÃO?

Sim, porque ele não estava em ação para apanhar a bola lançada quando teve contato com o corredor. (A decisão –se ele estava ou não em ação para apanhar a bola– fica inteiramente a critério do árbitro.)

[Comentário – Regra 6.01 (h)]

Obstrução é o ato de um defensor que, sem estar de posse da bola e sem estar em ação para apanhar a bola, impede o avanço de um corredor.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS: "OBSTRUCTION" (OBSTRUÇÃO)]

terça-feira, 19 de novembro de 2019

BATEDOR COMETE INTERFERÊNCIA

Corredor na 1ª e 3ª base, um eliminado, contagem de arremessos: um “strike”. No arremesso seguinte o batedor fez um “swing” grande (a bola passou sem ter contato com o “bat”), saiu do “batter’s box” e esbarrou no receptor no momento em que ele se levantou para lançar à 2ª base para tentar eliminar o corredor da 1ª base, que estava tentando um “steal” (roubo de base). Apesar disso, ele (receptor) conseguiu realizar a jogada (o corredor foi declarado “out”). Enquanto isso, o corredor da 3ª base pisou o “home plate”.
A jogada é válida, uma vez que o corredor da 1ª base foi eliminado na 2ª base (a Interferência cometida pelo batedor não é levada em consideração). O corredor da 3ª base anotou ponto.
[Regra 6.03 (a) (3), Comentário – Regra 6.03 (a) (3) e (4)]

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

PEGADA VÁLIDA

Um “out”, corredor na 1ª base, contagem de arremessos: 3 – 2. O arremessador apanhou a bola rebatida (“ground ball”) e lançou à 1ª base. O defensor da 1ª base recebeu o lançamento, com um pé em contato com a base, e ao se preparar para lançar à 2ª base soltou a bola. O árbitro eliminou o batedor-corredor e sinalizou que a bola caiu no momento de retirá-la da luva.
Clique aqui para ver o lance (no trecho 0:03 – 0:14).

Para a pegada ser válida, o defensor deve segurar a bola por um tempo suficiente para provar que teve controle absoluto dela, e que ela caiu no lance seguinte, ou seja, no momento de retirá-la da luva ou no ato do lançamento. Se o defensor que apanha a bola derrubá-la no momento de fazer um lançamento após a pegada, será decidido que ela foi agarrada legalmente. 
[DEFINIÇÕES DE TERMOS: “CATCH” (PEGADA LEGAL)]

domingo, 17 de novembro de 2019

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

INTERFERÊNCIA DA DEFENSIVA

Corredor na 3ª base. "Squeeze Play". No momento em que o arremessador iniciou o arremesso, o corredor arrancou para "home"; o receptor saiu à frente do "home base", apanhou a bola arremessada e impediu que o batedor executasse "bunt". (O corredor foi tocado antes de chegar à base.)

Clique aqui para ver o lance.

O árbitro deve imputar um “balk” ao arremessador, e o batedor deve ser autorizado a ir à 1ª base em razão da falta cometida pelo receptor. A bola torna-se morta.

[Regra 6.01 (g)]

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

JOGADA DE APELAÇÃO

Bases cheias, nenhum “out”. Quando o arremessador iniciou os movimentos de arremesso, os corredores arrancaram em direção às bases seguintes. A bola rebatida (“fly”) foi na direção do espaço entre “left field” (jardim esquerdo) e “center field” (jardim central). O jardineiro central apanhou-a nas proximidades da cerca do fundo e devolveu ao campo interno. O corredor da 2ª base e da 1ª base foram eliminados em apelação (saída antecipada da base); o da 3ª base já havia pisado o “home plate” antes da terceira eliminação. Deve ser contado um ponto?
Sim.
Se, após a terceira eliminação ocorrida na 1ª base, a defensiva tivesse apelado sobre a saída antecipada do corredor da 3ª base e solicitado que a eliminação desse corredor fosse considerada o terceiro “out”, não seria contado um ponto.
[Regras: 5.09 (c) (1), 5.09 (d)]

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

“INFIELD FLY”?


Corredor na 1ª e 2ª base, um eliminado, contagem de arremessos: 3 – 2. Rebatida “fly”. O interbases estava se afastando para efetuar a defesa, mas, ao ver o jardineiro esquerdo se aproximando, parou; a bola caiu entre os dois. Foi declarado um “INFIELD FLY”. O técnico da equipe na ofensiva reclamou.

Clique aqui para ver o lance.

O árbitro deve ter julgado que o interbases poderia ter apanhado a bola com um esforço normal.

(DEFINIÇÕES DE TERMOS: “INFIELD FLY”)

terça-feira, 12 de novembro de 2019

BATEDOR NÃO É “OUT”

O batedor deu um passo rápido pra frente e, com um pé dentro do “batter’s box” e outro no ar (fora da linha dianteira do “box”), rebateu o arremesso; a bola passou sobre a cerca do jardim central. Após a rebatida, o pé que estava no ar tocou o solo, fora do “batter’s box”. Deve ser eliminado?
Não. É “home run”. Se, quando rebateu a bola, o pé que estava no ar estivesse tocando o solo, fora do “batter’s box”, o batedor seria eliminado por ação ilegal.
[Regras: 5.06 (b) (4) (A), 6.03 (a) (1)]

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

INTERFERÊNCIA DO ESPECTADOR

Quando um espectador interfere numa jogada com qualquer bola lançada ou rebatida, a bola fica morta no momento em que ocorre a falta, e o árbitro deve impor as penalidades que, na sua opinião, anularão o ato da Interferência.

[Regra 6.01 (e)]

Veja os lances mostrados no vídeo e as decisões dadas pelos árbitros, clicando aqui (https://www.youtube.com/watch?v=yn1xqdK6IcM).

Lance 1: Ao batedor-corredor foi concedida a 2ª base.

Lance 2: A decisão inicial (“home run”) foi mudada para “two-base hit” (rebatida de duas bases).

Lance 3: Ao corredor da 1ª base foi concedida a 3ª base, e ao batedor-corredor, a 2ª base.

Lance 4: O batedor foi declarado “out”.

Lance 5: O batedor foi declarado “out”.

Lance 6: O batedor foi declarado “out”.

Lance 7: Foram anotados dois pontos, e ao batedor-corredor foi concedida a 2ª base.

domingo, 10 de novembro de 2019

“WALK-OFF GRAND SLAMS"*

Para visualizar clique aqui.

*"Walk-off grand slam": Lance em que os pontos da vitória são anotado na segunda metade do nono “inning” ou de um “inning” extra com um "grand slam"*.

*“Grand Slam” = É um “home run” com as bases cheias (jogada máxima no beisebol).

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

ARREMESSADOR LANÇA A UMA BASE DESOCUPADA

Ao ver o corredor da 1ª base tentando um “steal” (roubo de base), o arremessador na Posição “Set” deu um passo em direção à 2ª base e lançou ao interbases, que estava preparado para a jogada (o corredor foi tocado pouco antes de chegar à base). Como o arremessador lançou a uma base desocupada, deve ser declarado um “balk”?
Não, porque ele fez o lançamento no primeiro movimento, dando um passo em direção à base, com o propósito de fazer uma jogada.
[Regra 6.02 (a) (4), Comentário – Regra 6.02 (a) (4)]

quinta-feira, 7 de novembro de 2019

BATEDOR TENTA EXECUTAR “BUNT” COM UM PÉ FORA DO “BATTER’S BOX”

O batedor preparou-se para executar um “bunt”. Como o arremesso fez uma curva e desviou, ele tentou realizar a jogada colocando um pé sobre o “home plate”, mas não conseguiu –a bola passou sem ter contato com o “bat”. O receptor reclamou ao árbitro, alegando que o batedor deveria ser eliminado por ter tentado rebater o arremesso com um pé fora do “batter’s box”.
Reclamação improcedente. O batedor seria eliminado se tivesse tocado a bola com o “bat”.
[Regra 6.03 (a) (1)]

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

CORREDOR É ATINGIDO POR BOLA REBATIDA

Quando o arremessador iniciou os movimentos de arremesso, o corredor da 1ª base arrancou em direção à 2ª base. No momento em que alcançou a ‘almofada’, deslizando (foi declarado “SAFE”), e estava em contato com ela, a bola rebatida atingiu a sua perna e desviou. Deve ser declarado “out”?
Sim, mas desde que a bola não tenha tido contato com um defensor do campo interno, incluindo o arremessador, ou não tenha passado um defensor do campo interno, exceto o arremessador.
[Regras: 5.09 (b) (7), 6.01 (a) (11)]

terça-feira, 5 de novembro de 2019

CORREDORES TOCADOS FORA DA BASE

Corredor na 2ª e 3ª base, um eliminado. O arremessador apanhou a bola rebatida (“ground ball”) e lançou ao receptor, para tentar eliminar o corredor da 3ª. Este conseguiu retornar, mas tirou o pé da base. O corredor da 2ª estava parado perto da 3ª base. O receptor tocou primeiro o corredor da 2ª, e em seguida o da 3ª. Ambos foram declarados “out”.

Clique aqui para ver o lance (no trecho 5:12 – 5:58).

[Regra 5.09 (b) (4)]

Se os dois corredores estivessem sobre a base quando foram tocados, somente o da 2ª base seria declarado “out”.

Regra 5.06 (a) (2): Dois corredores não podem ocupar uma base, mas se, enquanto a bola está viva, dois corredores estão tocando uma base, o corredor subsequente será eliminado quando for tocado, e o corredor precedente terá o direito de ocupar essa base, a menos que seja aplicada a Regra 5.06 (b) (2).

Regra 5.06 (b) (2): Numa jogada em que um corredor é forçado a avançar pelo batedor que se tornara um corredor, dois corredores estão ocupando uma base para a qual o corredor subsequente é obrigado a ir. Nesse caso, o corredor subsequente tem o direito de ocupar essa base, e o corredor precedente será eliminado quando for tocado, ou quando um defensor, de posse da bola, pisar a base para a qual ele (corredor precedente) é obrigado a avançar.

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

“OUT”???

Defensor da 3ª base apanhou um "ground ball" com dificuldade e lançou à 1ª base. O defensor da 1ª base recebeu a bola antes de o batedor-corredor chegar à base, porém com os pés completamente fora da ‘almofada’. Decisão dada pelo árbitro: “OUT”. Houve reclamação.

Clique aqui para ver o lance (no trecho 3:51 – 4:29).

sábado, 2 de novembro de 2019

INTERFERÊNCIA DA OFENSIVA

Batedor-Corredor que estava correndo fora da faixa de três pés (dentro do território “fair”) estorvou o defensor da primeira base no momento em que ele estava apanhando a bola lançada.
Clique aqui para ver o lance.
Foi declarado “OUT”.
[Regra 5.09 (a) (11), DEFINIÇÕES DE TERMOS / “INTERFERENCE” (INTERFERÊNCIA) (a)]
O batedor-corredor não deve ser eliminado quando é atingido por uma bola lançada, antes de chegar à faixa de três pés. (Bola lançada que atinge um batedor-corredor não caracteriza, necessariamente, uma Interferência.)

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

CORREDOR COMETE INTERFERÊNCIA PARA EVITAR UMA JOGADA DUPLA

Corredor na 1ª base, um eliminado. A bola rebatida (“ground ball”) foi na direção da 3ª base. O defensor da 3ª base efetuou a defesa e lançou à 2ª base para dar início a um “double play” (jogada dupla). O corredor da 2ª base desviou do caminho da base e tocou a bola lançada. O árbitro da 2ª base ‘matou’ a bola e eliminou o corredor infrator e o batedor-corredor.
Decisão correta.
[Regra 5.09 (a) (13) – vide Comentário e NOTA]