Para visualizar clique
aqui.
sábado, 30 de novembro de 2019
sexta-feira, 29 de novembro de 2019
BOONENKAI 2019
BOONENKAI 2019
A Associação de Árbitros e Anotadores de Beisebol e Softbol do Brasil convida os associados, familiares e amigos para participar da nossa tradicional festa de final de ano:
Data: 11/12/2019 (quarta-feira) a partir de 19:00 hs.
Local: Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjinkai do Brasil
Av. Lins de Vasconcelos, 3352 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Estacionamento no local e também 50 metros adiante, no Posto Br.
Confirmar presença impreterivelmente até o dia 05/12/2019, com o sr. Paulo Yamada, tel. (11) 97369.4737 e (11) 3921.4997. Valores: R$ 100,00 para homens e R$ 80,00 para mulheres.
quinta-feira, 28 de novembro de 2019
“BUNT” EXECUTADO DEPOIS DE DOIS “STRIKES” É DECLARADO “FOUL BALL”
Corredor
na 1ª base, um “out”, contagem de arremessos: 2 – 2. “Bunt”
resultou em “foul fly”; o
receptor se
levantou, mas
não
tentou efetuar a defesa. Decisão
dada pelo árbitro: “FOUL BALL”.
O batedor deveria ser declarado "OUT".
Regra 5.09 (a) (4): Um batedor é eliminado quando um "bunt" executado depois de dois "strikes" sobre o batedor resulta em "foul ball".
O batedor deveria ser declarado "OUT".
Regra 5.09 (a) (4): Um batedor é eliminado quando um "bunt" executado depois de dois "strikes" sobre o batedor resulta em "foul ball".
quarta-feira, 27 de novembro de 2019
CBBS - NOTÍCIA
WBSC induz dois Treinadores Brasileiros no Hall da Fama do Softbol
- by: CBBS

- 59 minutos ago
- Notícias, Softball
- No Comments
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL
Hall da Fama do Softbol da WBSC
Na última quinta (21/11), durante o 3º Congresso da WBSC (Confederação Mundial de Beisebol e Softbol), realizado em Sakai no Japão, dois treinadores brasileiros foram anunciados como novos membros do Hall da Fama do Softbol da WBSC.
Taketomi Higashi do Gecebs, técnico da seleção brasileira por muitos anos, e Milton Konno, o Barão, do Nikkei Curitiba e atual técnico da seleção brasileira adulta, entraram para o hall dos imortais da entidade.

Além dos dois brasileiros, a classe 2019 contou com mais 21 novos membros. Atualmente o Hall da Fama da WBSC conta com 249 membros de 38 países.

terça-feira, 26 de novembro de 2019
REBATIDA ANULADA
Bases cheias, dois eliminados.
O quarto batedor bateu na vez do sexto batedor e acertou um
“three-base hit” (rebatida de três bases). Os corredores pisaram
o “home plate”. A equipe na defensiva apelou imediatamente sobre
o erro na ordem de batedores. O sexto
batedor foi declarado “out”, e a rebatida, anulada.
Decisão correta. Foi aplicada
a Regra 6.03 (b) (3).
segunda-feira, 25 de novembro de 2019
“FAIR FLY “ – INTERBASES DEIXA A BOLA CAIR, INTENCIONALMENTE
Corredor na 1ª base, um
eliminado. “Fly” na direção do interbases. Este poderia ter
efetuado a defesa facilmente, mas deixou a bola cair na sua frente
(sem ter contato com ela), intencionalmente; em seguida, apanhou-a
rapidamente e lançou ao defensor da 2ª base, que estava cobrindo a
base. O corredor, que permanecera na 1ª base, foi declarado “OUT”.
Decisão correta.
Se o interbases tivesse
derrubado a bola após tocá-la com a mão ou luva, o batedor seria
eliminado; a bola ficaria morta e o corredor continuaria na 1ª base.
[Regra
5.09 (a) (12) – vide
REGRA
APROVADA]
domingo, 24 de novembro de 2019
MLB – BELAS JOGADAS DO 'SHOOTO'*
Para
visualizar clique
aqui.
*‘Shooto’ vem de “short” (shóórt), do termo “shortstop” (shóórtstap). É o defensor que fica posicionado entre a 2ª base e a 3ª base.
*‘Shooto’ vem de “short” (shóórt), do termo “shortstop” (shóórtstap). É o defensor que fica posicionado entre a 2ª base e a 3ª base.
sábado, 23 de novembro de 2019
MLB – 20 JOGADAS BONITAS DO 'SAADO'*
Para
visualizar clique aqui.
*‘Saado’ vem de “third” (saard), que quer dizer terceiro(a). Usamos esse termo para designar tanto o defensor da 3ª base –“third baseman” (saard béismaen)— como o local onde está colocada a ‘almofada’ da 3ª base –“third base” (saard béis).
*‘Saado’ vem de “third” (saard), que quer dizer terceiro(a). Usamos esse termo para designar tanto o defensor da 3ª base –“third baseman” (saard béismaen)— como o local onde está colocada a ‘almofada’ da 3ª base –“third base” (saard béis).
sexta-feira, 22 de novembro de 2019
BATEDOR FORA DE ORDEM ACERTA UM “HOME RUN” E DECIDE A PARTIDA
Jogo “A” vs. “B”.
Segunda metade do nono “inning”. Corredor na 1ª base, um
eliminado, placar empatado (2 – 2). O quinto batedor bateu na vez
do quarto batedor e acertou um “home run”. Um espectador percebeu
o erro na ordem de batedores e avisou o árbitro de “home” sobre
a falha, mas como não houve apelação da equipe na defensiva, a
partida foi encerrada. Placar final (“A” 2 x 4 “B”).
Se a defensiva tivesse apelado
legalmente, a rebatida seria anulada; o quarto batedor seria
eliminado e o quinto batedor bateria novamente. O jogo continuaria
com corredor na 1ª base, dois eliminados.
[Regras:
6.03 (b) (1) (3) (6), Comentário
– Regra 6.03 (b) (7)]
quinta-feira, 21 de novembro de 2019
CORREDOR ELIMINADO COMETE INTERFERÊNCIA
Corredor na 1ª e 3ª base,
nenhum eliminado. Jogada combinada: ""Hit and Run”*. A
bola rebatida (“ground ball”) foi na direção do interbases.
Este efetuou a defesa e eliminou o corredor da 1ª base (jogada
forçada). Quando o defensor da 2ª base se preparou para lançar à
1ª base, ele (corredor eliminado) agarrou o seu braço e impediu que
ele completasse a jogada. Enquanto isso, o corredor da 3ª base pisou
o “home plate”.
O batedor-corredor deve ser
eliminado em razão da Interferência cometida por seu companheiro de
equipe. O corredor da 3ª base tem que retornar.
[Regra
6.01 (a) (5), PENALIDADE POR INTERFERÊNCIA]
*“Hit
and Run” (hit aend
rân) significa bater e correr. É uma jogada em que o batedor tem de
rebater a bola arremessada, com certeza, porque o corredor já está
iniciando a corrida para a base seguinte.
quarta-feira, 20 de novembro de 2019
OBSTRUÇÃO?
A
bola lançada à 3ª base para tentar eliminar o corredor da 2ª base
tocou o solo e desviou; o defensor da 3ª base não conseguiu
pegá-la. Após a bola passar para trás, o defensor atrapalhou o
corredor (ao chocar-se com ele, retardou seu avanço para “home”).
(O corredor levou toque antes de chegar à base e foi declarado
“OUT”.)
Clique
aqui para
ver o lance.
O
defensor cometeu OBSTRUÇÃO?
Sim,
porque ele não estava em ação para apanhar a bola lançada quando
teve contato com o corredor. (A decisão –se ele estava ou não
em ação para apanhar a bola– fica inteiramente a critério do
árbitro.)
[Comentário
– Regra 6.01 (h)]
Obstrução
é o ato de um defensor que, sem estar de posse da bola e sem estar
em ação para apanhar a bola, impede o avanço de um corredor.
[DEFINIÇÕES
DE TERMOS: "OBSTRUCTION" (OBSTRUÇÃO)]
terça-feira, 19 de novembro de 2019
BATEDOR COMETE INTERFERÊNCIA
Corredor na 1ª e 3ª base, um
eliminado, contagem de arremessos: um “strike”. No arremesso
seguinte o batedor fez um “swing” grande (a bola passou sem ter
contato com o “bat”), saiu do “batter’s box” e esbarrou no
receptor no momento em que ele se levantou para lançar à 2ª base
para tentar eliminar o corredor da 1ª base, que estava tentando um
“steal” (roubo de base). Apesar disso, ele (receptor) conseguiu
realizar a jogada (o corredor foi declarado “out”). Enquanto
isso, o corredor da 3ª base pisou o “home plate”.
A jogada é válida, uma vez
que o corredor da 1ª base foi eliminado na 2ª base (a Interferência
cometida pelo batedor não é levada em consideração). O corredor
da 3ª base anotou ponto.
[Regra
6.03 (a) (3), Comentário
– Regra 6.03 (a) (3) e (4)]
segunda-feira, 18 de novembro de 2019
PEGADA VÁLIDA
Um
“out”, corredor na 1ª base, contagem de arremessos: 3 – 2. O
arremessador apanhou a bola rebatida (“ground ball”) e lançou à
1ª base. O defensor da 1ª base recebeu o lançamento, com um pé em
contato com a base, e ao se preparar para lançar à 2ª base soltou
a bola. O árbitro eliminou
o batedor-corredor e sinalizou que a bola caiu no momento de retirá-la da luva.
Clique
aqui
para ver o lance (no trecho
0:03 – 0:14).
Para a pegada ser válida, o defensor deve segurar a bola por um tempo suficiente para provar que teve controle absoluto dela, e que ela caiu no lance seguinte, ou seja, no momento de retirá-la da luva ou no ato do lançamento. Se o defensor que apanha a bola derrubá-la no momento de fazer um lançamento após a pegada, será decidido que ela foi agarrada legalmente.
Para a pegada ser válida, o defensor deve segurar a bola por um tempo suficiente para provar que teve controle absoluto dela, e que ela caiu no lance seguinte, ou seja, no momento de retirá-la da luva ou no ato do lançamento. Se o defensor que apanha a bola derrubá-la no momento de fazer um lançamento após a pegada, será decidido que ela foi agarrada legalmente.
[DEFINIÇÕES
DE TERMOS: “CATCH” (PEGADA LEGAL)]
domingo, 17 de novembro de 2019
sábado, 16 de novembro de 2019
sexta-feira, 15 de novembro de 2019
INTERFERÊNCIA DA DEFENSIVA
Corredor
na 3ª base. "Squeeze Play". No momento em que o
arremessador iniciou o arremesso, o corredor arrancou para "home";
o receptor saiu à frente do "home base", apanhou a bola
arremessada e impediu que o batedor executasse "bunt". (O corredor foi tocado antes de chegar à base.)
O árbitro deve imputar um “balk” ao arremessador, e o batedor deve ser autorizado a ir à 1ª base em razão da falta cometida pelo receptor. A bola torna-se morta.
[Regra
6.01 (g)]
quinta-feira, 14 de novembro de 2019
JOGADA DE APELAÇÃO
Bases cheias, nenhum “out”.
Quando o arremessador iniciou os movimentos de arremesso, os
corredores arrancaram em direção às bases seguintes. A bola
rebatida (“fly”) foi na direção do espaço entre “left field”
(jardim esquerdo) e “center field” (jardim central). O jardineiro
central apanhou-a nas proximidades da cerca do fundo e devolveu ao
campo interno. O corredor da 2ª base e da 1ª base foram eliminados
em apelação (saída antecipada da base); o da 3ª base já havia
pisado o “home plate” antes da terceira eliminação. Deve ser
contado um ponto?
Sim.
Se, após a terceira
eliminação ocorrida na 1ª base, a defensiva tivesse apelado sobre
a saída antecipada do corredor da 3ª base e solicitado que a
eliminação desse corredor fosse considerada o terceiro “out”,
não seria contado um ponto.
[Regras: 5.09 (c) (1), 5.09
(d)]
quarta-feira, 13 de novembro de 2019
“INFIELD FLY”?
Corredor
na 1ª e 2ª base, um eliminado, contagem de arremessos: 3 – 2.
Rebatida “fly”. O interbases estava se afastando para efetuar a
defesa, mas, ao ver o jardineiro esquerdo se aproximando, parou; a
bola caiu entre os dois. Foi declarado um “INFIELD FLY”. O
técnico da equipe na ofensiva reclamou.
O
árbitro deve ter julgado que o interbases poderia ter apanhado a
bola com um esforço normal.
(DEFINIÇÕES
DE TERMOS: “INFIELD FLY”)
terça-feira, 12 de novembro de 2019
BATEDOR NÃO É “OUT”
O batedor
deu
um passo rápido pra
frente
e, com um pé dentro do “batter’s box” e outro no
ar (fora da linha dianteira do “box”), rebateu o arremesso; a
bola passou sobre a cerca do jardim central. Após a rebatida, o pé que estava no ar
tocou o solo, fora do “batter’s box”. Deve
ser eliminado?
Não. É “home run”. Se, quando rebateu a bola, o
pé que estava no ar estivesse tocando o solo, fora do “batter’s box”, o batedor seria eliminado por ação ilegal.
[Regras: 5.06 (b) (4) (A),
6.03 (a) (1)]
segunda-feira, 11 de novembro de 2019
INTERFERÊNCIA DO ESPECTADOR
Quando
um espectador interfere numa jogada com qualquer bola lançada ou
rebatida, a bola fica morta no momento em que ocorre a falta, e o
árbitro deve impor as penalidades que, na sua opinião, anularão o
ato da Interferência.
[Regra
6.01 (e)]
Veja
os lances mostrados no vídeo e as decisões dadas pelos árbitros, clicando aqui (https://www.youtube.com/watch?v=yn1xqdK6IcM).
Lance
1: Ao batedor-corredor foi concedida a 2ª base.
Lance
2: A decisão inicial (“home run”) foi mudada para “two-base
hit” (rebatida de duas bases).
Lance
3: Ao corredor da 1ª base foi concedida a 3ª base, e ao
batedor-corredor, a 2ª base.
Lance
4: O batedor foi declarado “out”.
Lance
5: O batedor foi declarado “out”.
Lance
6: O batedor foi declarado “out”.
Lance
7: Foram anotados dois pontos, e ao batedor-corredor foi concedida a
2ª base.
domingo, 10 de novembro de 2019
“WALK-OFF GRAND SLAMS"*
*"Walk-off grand slam":
Lance em que os pontos da vitória são anotado na segunda
metade do nono “inning” ou de um “inning” extra com um "grand slam"*.
*“Grand
Slam” = É um “home run” com as bases cheias (jogada máxima no
beisebol).
sábado, 9 de novembro de 2019
sexta-feira, 8 de novembro de 2019
ARREMESSADOR LANÇA A UMA BASE DESOCUPADA
Ao ver o corredor da 1ª base
tentando um “steal” (roubo de base), o arremessador na Posição
“Set” deu um passo em direção à 2ª base e lançou ao
interbases, que estava preparado para a jogada (o corredor foi
tocado pouco antes de chegar à base). Como o arremessador lançou a
uma base desocupada, deve ser declarado um “balk”?
Não, porque ele fez o
lançamento no primeiro movimento, dando um passo em direção à
base, com o propósito de fazer uma jogada.
[Regra
6.02 (a) (4), Comentário
– Regra 6.02 (a) (4)]
quinta-feira, 7 de novembro de 2019
BATEDOR TENTA EXECUTAR “BUNT” COM UM PÉ FORA DO “BATTER’S BOX”
O
batedor preparou-se para executar um “bunt”. Como o arremesso fez
uma curva e desviou, ele tentou realizar a jogada colocando um pé
sobre o “home plate”, mas não conseguiu –a bola passou sem ter
contato com o “bat”. O receptor reclamou ao árbitro, alegando
que o batedor deveria ser eliminado por ter tentado rebater o
arremesso com um pé fora do “batter’s box”.
Reclamação
improcedente. O batedor seria eliminado se tivesse tocado a bola com
o “bat”.
[Regra
6.03 (a) (1)]
quarta-feira, 6 de novembro de 2019
CORREDOR É ATINGIDO POR BOLA REBATIDA
Quando
o arremessador iniciou os movimentos de arremesso, o corredor da 1ª
base arrancou em direção à 2ª base. No momento em que alcançou a
‘almofada’, deslizando (foi declarado “SAFE”), e estava em
contato com ela, a bola rebatida atingiu a sua perna e desviou. Deve
ser declarado “out”?
Sim,
mas desde que a bola não tenha tido contato com um defensor do campo
interno, incluindo o arremessador, ou não tenha passado um defensor
do campo interno, exceto o arremessador.
[Regras:
5.09 (b) (7), 6.01 (a) (11)]
terça-feira, 5 de novembro de 2019
CORREDORES TOCADOS FORA DA BASE
Corredor
na 2ª e 3ª base, um eliminado. O arremessador apanhou a bola
rebatida (“ground ball”) e lançou ao
receptor, para tentar eliminar o corredor da 3ª. Este conseguiu
retornar, mas
tirou o pé da base.
O corredor da 2ª estava parado perto da 3ª base. O receptor
tocou primeiro o corredor da 2ª, e em seguida o da 3ª. Ambos
foram declarados “out”.
Clique
aqui
para ver o lance (no trecho 5:12 – 5:58).
[Regra
5.09 (b) (4)]
Se
os dois corredores estivessem sobre a base quando foram tocados,
somente o da 2ª base seria declarado “out”.
Regra
5.06 (a) (2): Dois corredores não podem ocupar uma base, mas
se,
enquanto a bola está viva, dois corredores estão
tocando uma base, o
corredor subsequente será
eliminado quando
for tocado,
e o corredor precedente terá
o direito de ocupar essa base, a menos que seja aplicada a Regra 5.06
(b) (2).
Regra
5.06 (b) (2): Numa jogada
em que um corredor é forçado a avançar pelo batedor que se tornara
um corredor, dois corredores estão ocupando uma base para a qual o
corredor subsequente é obrigado a ir. Nesse caso, o corredor
subsequente tem o direito de ocupar essa base,
e o corredor precedente será eliminado quando for tocado, ou quando
um defensor, de posse da bola, pisar a base para a qual ele (corredor
precedente) é obrigado a avançar.
segunda-feira, 4 de novembro de 2019
“OUT”???
Defensor
da 3ª base apanhou um "ground ball" com dificuldade e lançou
à 1ª base. O defensor da 1ª base recebeu
a bola antes de o batedor-corredor chegar à base, porém com os pés
completamente fora da ‘almofada’. Decisão dada pelo árbitro:
“OUT”. Houve reclamação.
Clique aqui para ver o lance (no trecho 3:51 – 4:29).
domingo, 3 de novembro de 2019
sábado, 2 de novembro de 2019
INTERFERÊNCIA DA OFENSIVA
Batedor-Corredor
que
estava
correndo fora da faixa de três pés (dentro do território “fair”)
estorvou
o defensor da primeira base no momento em que ele estava apanhando a
bola lançada.
Foi
declarado
“OUT”.
[Regra
5.09 (a) (11), DEFINIÇÕES
DE TERMOS / “INTERFERENCE” (INTERFERÊNCIA) (a)]
O
batedor-corredor não deve ser eliminado quando é atingido por uma
bola lançada, antes de chegar à faixa de três pés. (Bola
lançada que atinge um batedor-corredor não caracteriza,
necessariamente, uma Interferência.)
sexta-feira, 1 de novembro de 2019
CORREDOR COMETE INTERFERÊNCIA PARA EVITAR UMA JOGADA DUPLA
Corredor na 1ª base, um
eliminado. A bola rebatida (“ground ball”) foi na direção da
3ª base. O defensor da 3ª base efetuou a defesa e lançou à 2ª
base para dar início a um “double play” (jogada dupla). O
corredor da 2ª base desviou do caminho da base e tocou a bola
lançada. O árbitro da 2ª base ‘matou’ a bola e eliminou o
corredor infrator e o batedor-corredor.
Decisão
correta.
[Regra
5.09 (a) (13) – vide
Comentário
e
NOTA]
Subscrever:
Mensagens (Atom)