domingo, 31 de maio de 2020

“RUN-DOWN PLAY” (JOGADA DE PERSEGUIÇÃO)

É uma jogada em que a defensiva tenta eliminar um corredor entre bases.

Clique aqui e veja os lances mostrados no vídeo.

sábado, 30 de maio de 2020

“SQUEEZE PLAY”

É uma jogada em que uma equipe, com corredor na 3ª base, tenta anotar ponto por meio de um “bunt”.

Clique aqui e veja os lances mostrados no vídeo.

sexta-feira, 29 de maio de 2020

COLISÃO NO “HOME PLATE”

Numa jogada apertada no “home plate”, o corredor foi de encontro com o receptor, que estava de posse da bola preparado para tocá-lo; devido a isso, a bola soltou-se da luva (“mitt”) e caiu; o receptor apanhou-a e tocou o corredor antes de ele pisar o “home plate”.
O corredor é “out”. O receptor, que está com a posse da bola, pode bloquear o caminho do corredor que está tentando anotar ponto.
[Regra 6.01 (i) (2), Comentário – Regra 6.01 (i) (2)]

quinta-feira, 28 de maio de 2020

INTERFERÊNCIA OU OBSTRUÇÃO?

Corredor na 1ª base, nenhum “out”. “Line Drive” forte na direção do arremessador. Quando ele tentou efetuar a defesa, a bola tocou sua luva e desviou. O defensor da 2ª base, que estava se movimentando para apanhá-la, colidiu com o corredor e foi ao chão. (Na opinião do árbitro da 1ª base, o defensor da 2ª base não tinha a chance de eliminar o corredor ou o batedor-corredor.).
Deve ser declarada uma OBSTRUÇÃO. Ao corredor deve ser concedida a 2ª base, e ao batedor-corredor, a 1ª base.
[Regras: 6.01 (a) (10), 6.01 (h) (2) / Interpretação do beisebol profissional)]

quarta-feira, 27 de maio de 2020

JOGADA DE APELAÇÃO

Corredor na 1ª e na  2ª bases, nenhum “out”. No momento em que o arremessador iniciou os movimentos de arremesso, os corredores arrancaram para as bases seguintes. A bola rebatida (“fly”) foi na direção do “center field” (jardim central). Quando o jardineiro central efetuou a defesa (apanhou a bola no ar), o corredor da 2ª base estava perto da 3ª base, e o da 1ª base já havia chegado à 2ª base. O defensor da 2ª base recebeu a bola lançada pelo jardineiro central e, após pisar a 2ª base (antes de o corredor dessa base retornar), tocou o corredor da 1ª base, que ainda se encontrava sobre a base.
Ambos devem ser eliminados.
[Regras: 5.09 (b) (5) – vide NOTA, 5.09 (c) (1)]

terça-feira, 26 de maio de 2020

“DOUBLE PLAY”*

Bases cheias, nenhum “out”. A bola rebatida tocou o “home plate” e pulou. O receptor apanhou-a colocando-se sobre a base e lançou à 1ª base. O batedor-corredor, que estava correndo fora da faixa de três pés (em território “fair”), foi atingido pela bola lançada pouco antes de alcançar a base.
O corredor da 3ª base é “out” (eliminação forçada) [Regra 5.09 (b) (6)], e o batedor-corredor também deve ser eliminado por ter estorvado o defensor da 1ª base que estava preparado para receber a bola [Regra 5.09 (a) (11)]. Os outros corredores devem retornar à última base que, na opinião do árbitro, fora tocada legalmente no momento da Interferência [Regra 6.01 (a) – PENALIDADE POR INTERFERÊNCIA, Comentário – Regra 6.01 (a) – Penalidade por Interferência].
*“Double Play” (Jogada Dupla) é uma jogada da defensiva na qual dois jogadores da ofensiva são eliminados em consequência de uma ação contínua, desde que não haja erro entre as eliminações.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

“BALK”

Corredor na 2ª base. “Ball Count” (contagem de bolas arremessadas): 1 – 0 (um “ball” - nenhum “strike”). Arremessador na Posição “Set” efetuou o arremesso, sem estar olhando para o batedor. Foi declarado um “balk”. O batedor rebateu esse arremesso –“ground ball” em direção à 3ª base. Ao ver o jardineiro esquerdo apanhar a bola nas proximidades da linha de “foul” (alguns metros atrás da 3ª base), o corredor não tentou ir à 3ª base. O batedor-corredor pisou a 1ª base e, após dar alguns passos em direção à 2ª base, parou.
Como o corredor da 2ª base não avançou, deve ser aplicada a penalidade de “balk”. A bola torna-se morta. Ao corredor será concedida a 3ª base. O arremesso é anulado e o batedor continuará batendo, com a contagem de arremessos que tinha quando o arremessador cometeu a falta.
[Regra 6.02 (a) (6), Regra 6.02 (a) PENALIDADE]

sexta-feira, 22 de maio de 2020

OBSTRUÇÃO

Corredor na 1ª base. Rebatida indefensável; a bola foi em direção ao espaço entre os jardins central e esquerdo. O corredor pisou a 2ª base e, quando deu alguns passos em direção à 3ª base, chocou-se com o interbases –que estava parado no caminho da base observando a bola rebatida– e foi ao chão; mas levantou-se rapidamente e continuou avançando. Após dar alguns passos em direção ao “home”, retornou à 3ª base. O árbitro da 2ª base apontou a falta cometida pelo interbases (Obstrução) e mandou o corredor para “home”.
Decisão correta. Foi aplicada a Regra 6.01 (h) (2).

quinta-feira, 21 de maio de 2020

CORREDOR ESTORVA UM DEFENSOR

Corredor na 2ª base, um eliminado. “Fly” para as proximidades da 2ª base. O corredor, que acabara de retornar à base, tentou desviar do interbases, que estava se movimentando –olhando para a bola– para efetuar a defesa, mas não conseguiu; os dois se chocaram, e a bola foi ao chão.
Como a colisão ocorreu, acidentalmente, o jogo deve prosseguir normalmente.
Se o corredor tivesse estorvado o defensor, intencionalmente, ele e o batedor seriam eliminados. (Se esse lance tivesse ocorrido com duas eliminações, o batedor seria eliminado.)
[Comentário – Regra 6.01 (a) Penalidade por Interferência]

quarta-feira, 20 de maio de 2020

JOGADA EFETUADA POR UM SUBSTITUTO NÃO ANUNCIADO

O defensor da 2ª base foi substituído. O jogador que entrou no seu lugar, sem ser anunciado ao árbitro, apanhou a bola rebatida (“ground ball”) na sua direção e lançou à 1ª base; o batedor-corredor foi declarado "OUT". O técnico da equipe na ofensiva reclamou, alegando que a jogada deveria ser anulada, uma vez que foi efetuada por um substituto ilegal.

Reclamou sem razão.

Um jogador que substitui um defensor é considerado dentro do jogo quando chega à posição que o jogador substituído ocupava normalmente, e o árbitro de “home” inicia o jogo. Qualquer jogada realizada por esse defensor é legal.

[Regra 5.10 (j) ((3)]

terça-feira, 19 de maio de 2020

DEFENSOR DO CAMPO EXTERNO USANDO LUVA ILEGAL

Qualquer defensor pode usar “mitt”?

Não. Somente o receptor e o defensor 1ª base podem usar esse tipo especial de luva.

(Beisebol: Regras 3.04 e 3.05)

[Softbol: Regra 2.4.1 (a)]

Fly” para “center field” (jardim central). Quando o "center fielder" (jardineiro central) apanhou a bola no ar, o técnico da equipe na ofensiva reclamou e pediu a anulação da jogada, porque o defensor estava usando 'fasto mitto'* (luva especial para defensor da 1ª base). A reclamação deve ser aceita?

Beisebol

Não. A eliminação é válida. O árbitro, porém, deve exigir que o defensor passe a usar luva apropriada (a luva ilegal é removida do jogo e o Presidente da Liga determinará a punição adequada).

(Regulamento do beisebol profissional)

Fonte: DIAMOND CHALLENGE, de Jim Evans

Softbol

Sim. O técnico da equipe na ofensiva tem a opção de mandar o jogador bater novamente, assumindo a contagem de “ball” e “strike” anterior ao arremesso.

[Regra 5.7 (b)]

*‘FASTO MITTO’ vem de “first (baseman's) mitt” [farst (béismaen's) mit].

segunda-feira, 18 de maio de 2020

OBSTRUÇÃO

Corredor na 1ª e 2ª base. A bola rebatida (“ground ball”) tocou a luva do interbases e foi pra frente. Quando ele deu um passo na direção da bola, colidiu com o corredor da 2ª base, que estava passando na sua frente, e derrubou-o.
Deve ser declarada uma Obstrução (sem estar de posse da bola e sem estar em ação para apanhar a bola, o defensor retardou o avanço do corredor).
[Regra 6.01 (h) (2), DEFINIÇÕES DE TERMOS / “OBSTRUCTION” (OBSTRUÇÃO)]

sexta-feira, 15 de maio de 2020

CORREDOR OBSTRUÍDO QUANDO TENTAVA RETORNAR PARA SUA BASE

Corredor da 3ª foi surpreendido fora da base num “pick-off play”* e deu início a um “run-down play” (jogada de perseguição). Quando tentava retornar, chocou-se com o defensor da 3ª base, que não estava de posse da bola, nem estava em ação para apanhar a bola, e foi ao solo.
O árbitro da 3ª base mandou-o para "home".
[Regra 6.01 (h) (1)] 
*“Pick-off play” é aquela jogada em que o arremessador tenta segurar o corredor na base, ou eliminar o corredor que está fora da base.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

OBSTRUÇÃO – NÃO ESTAVA OCORRENDO JOGADA SOBRE O CORREDOR OBSTRUÍDO

Rebatida indefensável para “left field” (jardim esquerdo). Quando o corredor da 1ª base deu dois passos após pisar a 2ª base, o interbases (não estava de posse da bola, nem estava em ação para apanhar a bola)bloqueou o seu caminho. O árbitro da 2ª base marcou a falta cometida pelo defensor (Obstrução); concluída a jogada, declarou “TIME” e mandou o corredor da 1ª para 3ª base, e o batedor-corredor, para 2ª base.
A decisão está correta se, na opinião do árbitro, o corredor e o batedor-corredor teriam avançado duas bases se não tivesse ocorrido a Obstrução.
[Regra 6.01 (h) (2)]

quarta-feira, 13 de maio de 2020

CONCESSÃO DE BASES

Um eliminado, corredor na 2ª e na 3ª bases. O jardineiro direito apanhou uma bola “fly” nas proximidades do poste de “foul”, dando um salto, e saiu do campo de jogo. Quantas bases devem ser concedidas aos corredores?

Uma base (nessa jogada foi anotado um ponto).

[Regra 5.06 (b) (3) (C), Comentário – Regra 5.06 (b) (3) (C)]

terça-feira, 12 de maio de 2020

JOGADA FORÇADA RESTABELECIDA

Dois eliminados, bases cheias. A bola rebatida (“ground ball”) passou sobre a 3ª base e rolou para “left field” (jardim esquerdo). Os corredores avançaram uma base. O da 1ª base, porém, após tocar a base seguinte, começou a retornar –achou que foi “foul ball”. No momento em que deu alguns passos em direção à 1ª base, o defensor da 2ª base recebeu a bola que lhe foi lançada pelo “left fielder” (jardineiro esquerdo) e pisou a 2ª base (o corredor foi declarado “OUT”). Foi anotado ponto?

Não, porque a terceira eliminação ocorreu em jogada forçada. 

Se, após tocar a base seguinte, o corredor forçado a avançar se afastar por qualquer razão em direção à base que havia ocupado anteriormente, a situação de Jogada Forçada será restabelecida, e ele poderá, outra vez, ser eliminado se um defensor tocar a base para a qual é obrigado a avançar.

[Beisebol: Regra 5.09 (b) (6)]

[Softbol: Regra 5.10.3 (a) (iii)

segunda-feira, 11 de maio de 2020

“TAG UP”* – QUANDO UM CORREDOR PODE DEIXAR A BASE

Nenhum "out", bases cheias. "Foul Fly". O defensor conseguiu apanhar a bola (que pulou após bater na sua luva), antes de ela tocar o solo. O corredor da 3ª base fez "tag up" no momento em que a bola teve o primeiro contato com a luva e pisou o "home base" (foi declarado "SAFE"). A equipe na defensiva apelou alegando "tag up" ilegal, porque o corredor deixou a base antes da pegada legal, ou seja, antes de o defensor segurar firmemente a bola  em sua luva). 


Veja o lance clicando aqui.

Apelou sem razão; a saída de base foi legal (o corredor deixou a base depois que a bola teve o primeiro contato com a luva do defensor).

Uma pegada é legal se a bola é finalmente retida por um defensor, ainda que tenha havido “malabarismo” (tenha pipocado após bater na luva); uma pegada é legal também se uma bola que desvia após ter contato com um defensor é agarrada por outro defensor antes que ela toque o solo. Os corredores podem deixar suas bases no instante em que o primeiro defensor toca a bola.

[Comentário – (“CATCH”)

*“Tag Up” é aquele lance em que o corredor deixa a base, numa rebatida "fly", depois que um defensor apanha ou toca a bola.     

domingo, 10 de maio de 2020

RESPOSTA A UMA CONSULTA

Jogada: Bases cheias, dois “outs”. “Home Run”. Os corredores e o batedor-corredor pisam o “home plate”.

a) O batedor-corredor omite uma das bases (os corredores avançam legalmente).

b) O batedor-corredor omite a segunda base (os corredores avançam legalmente).

Há apelação da equipe na defensiva.

Pergunta: 

Que decisão deve ser dada a estes casos?

Resposta:

a) O batedor-corredor deve ser declarado “OUT”. Se ele omitir a primeira base, nenhum ponto será contado.

[Regra 5.08 (a) – EXCEÇÃO (1)]

b) O batedor-corredor deve ser declarado “OUT”; são contados três pontos.

[Regras: 5.08 (a),  5.09 (c) (2) – vide REGRA APROVADA (B)]

sexta-feira, 8 de maio de 2020

SUBSTITUIÇÃO DE ARREMESSADOR

Corredor na 2ª e 3ª base, dois eliminados, contagem de arremessos: 3 – 1. O arremessador foi substituído. Antes de efetuar um arremesso, o novo arremessador eliminou o corredor da 2ª base em “pick-off play”*. No “inning” seguinte, foi utilizado outro arremessador. Isso é legal?
Sim, de acordo com a Regra 5.10 (g).
Regra 5.10 (g): Se o arremessador for substituído, o novo arremessador deverá arremessar ao batedor de turno, ou ao seu substituto, até que ele seja eliminado ou alcance a primeira base, ou até que a equipe na ofensiva sofra a terceira eliminação, a menos que se machuque ou adoeça e o árbitro principal o considere incapacitado para continuar atuando como um arremessador.
Fonte: EL BEISBOL – Arbitros en el Terreno, de Humberto Vázquez

quinta-feira, 7 de maio de 2020

"OVERSLIDE"* EM TENTATIVA DE "STEAL" (ROUBO DE BASE)

Corredor da 1ª base chega deslizando à 2ª base e, ao ultrapassá-la,  perde contato com a 'almofada'. Nesse momento, é tocado pelo interbases, que recebera a bola lançada pelo receptor. Foi declarado "OUT".


[Regra  5.09 (b) (4)]

Clique aqui para ver o lance.


*“OVERSLIDE” or "OVERSLIDING" (ULTRAPASSAR DESLIZANDO): Ocorre quando um jogador da ofensiva desliza a uma base (exceto quando avança do “home” à primeira base) com tal impulso que perde contato com a base.


(DEFINIÇÕES DE TERMOS)

quarta-feira, 6 de maio de 2020

RECEPTOR ATRAPALHA O BATEDOR

Corredor na 2ª e 3ª base, um eliminado. O receptor atrapalhou o batedor no momento em que ele estava tentando rebater a bola arremessada; o árbitro concedeu-lhe a 1ª base. O técnico da equipe na ofensiva pode optar pela continuidade do seu melhor batedor no “batter’s box”?

Não. Se, porém, o batedor tivesse chegado à 1ª base por meio de uma rebatida indefensável, um erro, uma base por “balls”, por ter sido atingido pelo arremesso, ou de outra maneira, e os corredores, avançado pelo menos uma base, a equipe na ofensiva poderia aceitar a jogada (a falta cometida pelo receptor não seria levada em consideração).

[Regra 5.05 (b) (3)]

terça-feira, 5 de maio de 2020

"ILLEGAL PITCH" (ARREMESSO ILEGAL) E "LEGAL PITCH" (ARREMESSO LEGAL)

Para visualizar clique aqui.

ARREMESSO ILEGAL:  É aquele (a) efetuado quando o arremessador não está com seu pé de apoio em contato com o “pitcher’s plate”; (b) efetuado com clara intenção de surpreender um batedor que não está devidamente preparado. Um arremesso deve ser declarado ilegal também quando é executado infringindo o que está estabelecido nas Regras 5.07 (a) (1) e 5.07 (a) (2). Com corredor(es) em base, a penalidade é um “balk”; sem corredor(es) em base, é um “ball” .

[DEFINIÇÕES DE TERMOS: “ILLEGAL PITCH” (ARREMESSO ILEGAL)]

ARREMESSO LEGAL: Regra 5.07 (a).