É
uma jogada em que a defensiva tenta eliminar um corredor entre bases.
domingo, 31 de maio de 2020
sábado, 30 de maio de 2020
“SQUEEZE PLAY”
É
uma
jogada em que uma
equipe, com corredor na 3ª base, tenta anotar ponto por meio de um
“bunt”.
sexta-feira, 29 de maio de 2020
COLISÃO NO “HOME PLATE”
Numa jogada apertada no “home
plate”, o corredor foi de encontro com o receptor, que estava de
posse da bola preparado para tocá-lo; devido a isso, a bola
soltou-se da luva (“mitt”) e caiu; o receptor apanhou-a e tocou o
corredor antes de ele pisar o “home plate”.
O corredor é “out”. O
receptor, que está com a posse da bola, pode bloquear o caminho do
corredor que está tentando anotar ponto.
[Regra
6.01 (i) (2),
Comentário – Regra 6.01 (i) (2)]
quinta-feira, 28 de maio de 2020
INTERFERÊNCIA OU OBSTRUÇÃO?
Corredor na 1ª base, nenhum
“out”. “Line Drive” forte na direção do arremessador.
Quando ele tentou efetuar a defesa, a bola tocou sua luva e desviou.
O defensor da 2ª base, que estava se movimentando para apanhá-la,
colidiu com o corredor e foi ao chão. (Na opinião do árbitro da 1ª
base, o defensor da 2ª base não tinha a chance de eliminar o
corredor ou o batedor-corredor.).
Deve ser declarada uma
OBSTRUÇÃO. Ao corredor deve ser concedida a 2ª base, e ao
batedor-corredor, a 1ª base.
[Regras: 6.01 (a) (10), 6.01
(h) (2) / Interpretação do beisebol profissional)]
quarta-feira, 27 de maio de 2020
JOGADA DE APELAÇÃO
Corredor na 1ª e na 2ª bases,
nenhum “out”. No momento em que o arremessador iniciou os
movimentos de arremesso, os corredores arrancaram para as bases
seguintes. A bola rebatida (“fly”) foi na direção do “center
field” (jardim central). Quando o jardineiro central efetuou a
defesa (apanhou a bola no ar), o corredor da 2ª base estava perto da
3ª base, e o da 1ª base já havia chegado à 2ª base. O defensor
da 2ª base recebeu a bola lançada pelo jardineiro central e, após
pisar a 2ª base (antes de o corredor dessa base retornar), tocou o
corredor da 1ª base, que ainda se encontrava sobre a base.
Ambos devem ser eliminados.
[Regras: 5.09 (b) (5) – vide
NOTA, 5.09 (c) (1)]
terça-feira, 26 de maio de 2020
“DOUBLE PLAY”*
Bases
cheias, nenhum “out”. A bola rebatida tocou o “home plate” e
pulou. O receptor apanhou-a colocando-se sobre a base e lançou à 1ª
base. O batedor-corredor, que estava correndo fora da faixa de três
pés (em território “fair”), foi atingido pela bola lançada
pouco antes de alcançar a base.
O
corredor da 3ª base é “out” (eliminação forçada) [Regra 5.09
(b) (6)], e o batedor-corredor também deve ser eliminado por ter
estorvado o defensor da 1ª base que estava preparado para receber a
bola [Regra 5.09 (a) (11)].
Os
outros
corredores devem retornar à última base que, na opinião do
árbitro, fora tocada legalmente no momento da Interferência [Regra
6.01 (a) – PENALIDADE
POR INTERFERÊNCIA, Comentário
– Regra
6.01 (a) – Penalidade
por Interferência].
*“Double
Play” (Jogada Dupla) é uma jogada da defensiva na qual dois
jogadores da ofensiva são eliminados em consequência de uma ação
contínua, desde que não haja erro entre as eliminações.
segunda-feira, 25 de maio de 2020
“BALK”
Corredor
na 2ª base. “Ball Count” (contagem de bolas arremessadas): 1 –
0 (um “ball” - nenhum “strike”). Arremessador na Posição
“Set” efetuou o arremesso, sem estar olhando para o batedor. Foi declarado um “balk”. O
batedor rebateu esse arremesso –“ground
ball” em
direção à 3ª base. Ao
ver o jardineiro esquerdo apanhar a bola nas proximidades da linha de
“foul” (alguns metros atrás da 3ª base), o corredor não tentou
ir à 3ª base. O batedor-corredor pisou a 1ª base e, após dar
alguns passos em direção à 2ª base, parou.
Como
o corredor da 2ª base não avançou, deve ser aplicada a penalidade
de “balk”. A bola torna-se morta. Ao corredor será concedida a
3ª base. O arremesso é anulado e o batedor continuará batendo, com
a contagem de arremessos que tinha quando o arremessador cometeu a
falta.
[Regra
6.02 (a) (6), Regra 6.02 (a) PENALIDADE]
domingo, 24 de maio de 2020
sábado, 23 de maio de 2020
sexta-feira, 22 de maio de 2020
OBSTRUÇÃO
Corredor na 1ª base. Rebatida
indefensável; a bola foi em direção ao espaço entre os jardins
central e esquerdo. O corredor pisou a 2ª base e, quando deu alguns
passos em direção à 3ª base, chocou-se com o interbases –que
estava parado no caminho da base observando a bola rebatida–
e foi ao chão; mas levantou-se rapidamente e continuou avançando.
Após dar alguns passos em direção ao “home”, retornou à 3ª
base. O árbitro da 2ª base apontou a falta cometida pelo interbases
(Obstrução) e mandou o corredor para “home”.
Decisão correta. Foi aplicada
a Regra 6.01 (h) (2).
quinta-feira, 21 de maio de 2020
CORREDOR ESTORVA UM DEFENSOR
Corredor na 2ª base, um
eliminado. “Fly” para as proximidades da 2ª base. O corredor,
que acabara de retornar à base, tentou desviar do interbases, que
estava se movimentando –olhando para a bola– para efetuar a
defesa, mas não conseguiu; os dois se chocaram, e a bola foi ao
chão.
Como a colisão ocorreu,
acidentalmente, o jogo deve prosseguir normalmente.
Se o corredor tivesse
estorvado o defensor, intencionalmente, ele e o batedor seriam
eliminados. (Se esse lance tivesse ocorrido com duas eliminações, o
batedor seria eliminado.)
[Comentário
– Regra 6.01 (a) Penalidade por Interferência]
quarta-feira, 20 de maio de 2020
JOGADA EFETUADA POR UM SUBSTITUTO NÃO ANUNCIADO
O
defensor da 2ª base foi substituído. O jogador que entrou no seu
lugar, sem
ser anunciado ao árbitro,
apanhou
a bola rebatida (“ground ball”) na
sua direção e lançou à 1ª base; o batedor-corredor foi declarado "OUT". O
técnico da equipe na ofensiva reclamou, alegando que a jogada
deveria ser anulada, uma
vez que foi
efetuada por um substituto ilegal.
Reclamou
sem razão.
Um
jogador que substitui
um defensor é considerado dentro do jogo quando chega à posição
que o jogador substituído ocupava normalmente, e o árbitro de
“home” inicia o jogo. Qualquer
jogada realizada por esse defensor é legal.
[Regra
5.10 (j) ((3)]
terça-feira, 19 de maio de 2020
DEFENSOR DO CAMPO EXTERNO USANDO LUVA ILEGAL
Qualquer
defensor pode usar “mitt”?
Não.
Somente
o receptor e
o defensor 1ª base podem usar esse tipo especial de luva.
(Beisebol:
Regras 3.04 e 3.05)
[Softbol:
Regra 2.4.1 (a)]
“Fly”
para “center field” (jardim central). Quando o "center fielder" (jardineiro central) apanhou
a
bola no ar, o técnico da equipe na ofensiva reclamou e pediu a
anulação da jogada,
porque o defensor estava usando 'fasto mitto'* (luva especial para defensor da 1ª base). A
reclamação deve ser aceita?
Beisebol
Não.
A eliminação é válida. O árbitro, porém, deve exigir que o
defensor passe a usar luva apropriada (a luva ilegal é removida do
jogo e o Presidente da Liga determinará a punição adequada).
(Regulamento
do beisebol profissional)
Fonte:
DIAMOND CHALLENGE, de Jim Evans
Softbol
Sim.
O
técnico da equipe na ofensiva tem a opção de mandar o jogador
bater novamente, assumindo a contagem de “ball” e “strike”
anterior ao arremesso.
[Regra
5.7 (b)]
*‘FASTO MITTO’ vem de “first (baseman's) mitt” [farst
(béismaen's) mit].
segunda-feira, 18 de maio de 2020
OBSTRUÇÃO
Corredor na 1ª e 2ª base. A
bola rebatida (“ground ball”) tocou a luva do interbases e foi
pra frente. Quando ele deu um passo na direção da bola, colidiu
com o corredor da 2ª base, que estava passando na sua frente, e
derrubou-o.
Deve ser declarada uma
Obstrução (sem estar de posse da bola e sem estar em ação para
apanhar a bola, o defensor retardou o avanço do corredor).
[Regra 6.01 (h) (2),
DEFINIÇÕES DE TERMOS / “OBSTRUCTION” (OBSTRUÇÃO)]
domingo, 17 de maio de 2020
sábado, 16 de maio de 2020
sexta-feira, 15 de maio de 2020
CORREDOR OBSTRUÍDO QUANDO TENTAVA RETORNAR PARA SUA BASE
Corredor
da
3ª foi surpreendido fora da base num
“pick-off play”*
e deu início a um “run-down play” (jogada de perseguição).
Quando tentava retornar, chocou-se
com o defensor da 3ª base, que não estava de posse da bola, nem estava em ação para apanhar a bola, e foi ao solo.
O árbitro da 3ª base mandou-o para "home".
[Regra 6.01 (h) (1)]
*“Pick-off
play” é aquela jogada em que o arremessador tenta segurar o
corredor na base, ou eliminar o corredor que está fora da base.
quinta-feira, 14 de maio de 2020
OBSTRUÇÃO – NÃO ESTAVA OCORRENDO JOGADA SOBRE O CORREDOR OBSTRUÍDO
Rebatida
indefensável para
“left
field” (jardim esquerdo).
Quando o corredor da 1ª
base deu dois passos
após pisar a 2ª base,
o interbases (não
estava de posse da
bola, nem estava em ação para apanhar a bola)–
bloqueou o seu caminho.
O árbitro da 2ª base marcou a falta cometida pelo defensor
(Obstrução); concluída a jogada, declarou “TIME” e mandou o
corredor da 1ª para 3ª
base, e o
batedor-corredor, para 2ª
base.
A
decisão está correta se, na opinião do árbitro, o corredor e o
batedor-corredor teriam avançado duas
bases se não tivesse
ocorrido a Obstrução.
[Regra
6.01 (h) (2)]
quarta-feira, 13 de maio de 2020
CONCESSÃO DE BASES
Um
eliminado, corredor na 2ª e na 3ª bases. O jardineiro direito
apanhou uma bola “fly” nas
proximidades do poste de “foul”,
dando um salto, e saiu do
campo de jogo. Quantas
bases devem ser concedidas aos corredores?
Uma
base (nessa jogada foi anotado um ponto).
[Regra
5.06 (b) (3) (C),
Comentário
– Regra 5.06 (b) (3) (C)]
terça-feira, 12 de maio de 2020
JOGADA FORÇADA RESTABELECIDA
Dois
eliminados, bases cheias. A bola rebatida (“ground ball”) passou
sobre a 3ª base e rolou para “left field” (jardim esquerdo). Os
corredores avançaram uma base. O da 1ª base, porém, após tocar a
base seguinte, começou a retornar –achou que foi “foul ball”.
No momento em que deu alguns passos em direção à 1ª base, o
defensor da 2ª base recebeu a bola que lhe foi lançada pelo “left
fielder” (jardineiro esquerdo) e pisou a 2ª base (o corredor foi
declarado “OUT”). Foi anotado ponto?
Não,
porque a terceira eliminação ocorreu em jogada forçada.
Se,
após tocar a base seguinte, o corredor forçado a avançar se
afastar por qualquer razão em direção à base que havia ocupado
anteriormente, a situação de Jogada Forçada será restabelecida, e
ele poderá, outra vez, ser eliminado se um defensor tocar a base
para a qual é obrigado a avançar.
[Beisebol:
Regra 5.09 (b) (6)]
[Softbol:
Regra 5.10.3 (a) (iii)
segunda-feira, 11 de maio de 2020
“TAG UP”* – QUANDO UM CORREDOR PODE DEIXAR A BASE
Nenhum
"out", bases cheias. "Foul Fly". O defensor
conseguiu apanhar a bola (que pulou após bater na sua luva), antes
de ela tocar o solo. O corredor da 3ª base fez "tag up" no
momento em que a bola teve o primeiro contato com a luva e pisou o
"home base" (foi declarado "SAFE"). A equipe na
defensiva apelou alegando "tag up" ilegal, porque o
corredor deixou a base antes da pegada legal, ou seja, antes de o
defensor segurar firmemente a bola em sua luva).
Apelou sem razão; a saída de base foi legal (o corredor deixou a base depois que a bola teve o primeiro contato com a luva do defensor).
Veja
o lance clicando aqui.
Apelou sem razão; a saída de base foi legal (o corredor deixou a base depois que a bola teve o primeiro contato com a luva do defensor).
Uma
pegada é legal se a bola é finalmente retida por um defensor, ainda
que tenha havido “malabarismo” (tenha pipocado após bater na
luva); uma pegada é legal também se uma bola que desvia após ter
contato com um defensor é agarrada por outro defensor antes que ela
toque o solo. Os corredores podem deixar suas bases no instante em
que o primeiro defensor toca a bola.
[Comentário
– (“CATCH”)]
*“Tag
Up” é aquele lance em que o corredor deixa a base, numa rebatida
"fly", depois que um defensor apanha ou toca a bola.
domingo, 10 de maio de 2020
RESPOSTA A UMA CONSULTA
Jogada:
Bases
cheias, dois “outs”. “Home Run”. Os
corredores e o batedor-corredor pisam o “home plate”.
a)
O
batedor-corredor omite
uma das bases (os
corredores avançam legalmente).
b)
O
batedor-corredor
omite a segunda base
(os
corredores avançam legalmente).
Há
apelação da equipe na defensiva.
Pergunta:
Que
decisão deve ser dada a estes casos?
Resposta:
a)
O batedor-corredor deve ser declarado “OUT”. Se ele omitir a
primeira base, nenhum ponto será contado.
[Regra
5.08 (a) – EXCEÇÃO (1)]
b)
O batedor-corredor deve ser declarado “OUT”; são contados três pontos.
[Regras: 5.08 (a), 5.09 (c) (2) – vide REGRA APROVADA (B)]
sábado, 9 de maio de 2020
sexta-feira, 8 de maio de 2020
SUBSTITUIÇÃO DE ARREMESSADOR
Corredor
na 2ª e 3ª base, dois eliminados, contagem de arremessos: 3 – 1.
O arremessador foi substituído. Antes de efetuar um arremesso, o
novo arremessador eliminou o corredor da 2ª base em “pick-off
play”*. No “inning” seguinte, foi utilizado outro arremessador.
Isso é legal?
Sim,
de acordo com a Regra 5.10 (g).
Regra
5.10 (g): Se o arremessador for substituído, o novo arremessador
deverá arremessar ao batedor de turno, ou ao seu substituto, até
que ele seja eliminado ou alcance a primeira base, ou até que a
equipe na ofensiva sofra a terceira eliminação, a menos que se
machuque ou adoeça e o árbitro principal o considere incapacitado
para continuar atuando como um arremessador.
Fonte:
EL BEISBOL – Arbitros en el Terreno, de Humberto Vázquez
quinta-feira, 7 de maio de 2020
"OVERSLIDE"* EM TENTATIVA DE "STEAL" (ROUBO DE BASE)
Corredor da 1ª base chega deslizando à 2ª base e, ao ultrapassá-la, perde contato com a 'almofada'. Nesse momento, é tocado pelo interbases, que recebera a bola lançada pelo receptor. Foi declarado "OUT".
[Regra 5.09 (b) (4)]
Clique
aqui
para
ver o lance.
*“OVERSLIDE” or "OVERSLIDING" (ULTRAPASSAR DESLIZANDO): Ocorre quando um jogador da ofensiva desliza a uma base (exceto quando avança do “home” à primeira base) com tal impulso que perde contato com a base.
(DEFINIÇÕES DE TERMOS)
quarta-feira, 6 de maio de 2020
RECEPTOR ATRAPALHA O BATEDOR
Corredor
na 2ª e 3ª base, um eliminado. O receptor atrapalhou o batedor no
momento em que ele estava tentando rebater a bola arremessada; o
árbitro concedeu-lhe a 1ª base. O técnico da equipe na ofensiva
pode optar pela continuidade do seu melhor batedor no “batter’s
box”?
Não.
Se, porém, o batedor tivesse chegado à 1ª base por meio de uma
rebatida indefensável, um erro, uma base por “balls”, por ter
sido atingido pelo arremesso, ou de outra maneira, e os corredores,
avançado pelo menos uma base, a equipe na ofensiva poderia aceitar a
jogada (a falta cometida pelo receptor não seria levada em
consideração).
[Regra
5.05 (b) (3)]
terça-feira, 5 de maio de 2020
"ILLEGAL PITCH" (ARREMESSO ILEGAL) E "LEGAL PITCH" (ARREMESSO LEGAL)
Para
visualizar clique aqui.
ARREMESSO ILEGAL: É aquele (a) efetuado quando o
arremessador não está com seu pé de apoio em contato com o
“pitcher’s plate”; (b)
efetuado com
clara intenção de
surpreender um batedor que não está devidamente preparado. Um
arremesso deve ser declarado ilegal também quando é executado
infringindo o que está estabelecido nas Regras 5.07 (a) (1) e 5.07
(a) (2). Com
corredor(es) em base, a penalidade é um “balk”; sem corredor(es)
em base, é um “ball”
.
[DEFINIÇÕES
DE TERMOS: “ILLEGAL PITCH” (ARREMESSO ILEGAL)]
Subscrever:
Mensagens (Atom)