terça-feira, 31 de março de 2020

RECEPTOR COMETE INTERFERÊNCIA – A EQUIPE NA OFENSIVA PREFERE ACEITAR A JOGADA

Jogo Kentucky vs. Lousville. Primeira metade do primeiro "inning", um eliminado, corredor na 2ª e 3ª base, contagem de arremessos: 2 - 2, placar: Kentucky 0 x 1 Lousville. No momento em que o batedor rebateu o arremesso, a  luva do receptor ("mitt") teve contato com o "bat" e foi ao chão. O interbases efetuou a defesa e lançou à 1ª base; o corredor da 3ª pisou o "home plate", e o da 2ª chegou à 3ª base. O árbitro da 1ª base 'matou' a bola  e mandou o corredor da 3ª retornar; o árbitro de "home" sinalizou a falta cometida pelo receptor e concedeu a 1ª base ao batedor. O "coach" de Lousville preferiu renunciar à penalidade da Interferência e aceitou a jogada. O jogo teve prosseguimento com dois eliminados, corredor na 3ª base, placar: Kentucky 0 x 2 Lousville.
Veja o lance clicando aqui.
[Regra 6.01 (c), Comentário - Regra 6.01 (c)]

segunda-feira, 30 de março de 2020

BATEDOR-CORREDOR ULTRAPASSA A 1ª BASE CORRENDO

Corredor na 3ª base, dois eliminados. “Ground Ball” em direção ao espaço entre o interbases e o defensor da 3ª base. O corredor pisou o “home plate”. O interbases efetuou a defesa e lançou à 1ª base, mas não conseguiu eliminar o batedor-corredor; este ultrapassou a ‘almofada’ correndo, após tocá-la, e como não retornou imediatamente, levou ‘tatti’* do defensor da 1ª base (foi declarado “OUT”). Foi anotado ponto?
Sim.
Comentário – Regra 5.09 (b) (11): O batedor-corredor toca a base e ultrapassa-a correndo. Se o árbitro declará-lo “safe”, ele terá “alcançado a primeira base” dentro do propósito da Regra 5.08 (a), e qualquer ponto que for anotado em tal jogada será contado, mesmo que, posteriormente, ele seja eliminado por não ter retornado imediatamente à base, conforme determina a Regra 5.09 (b) (11), e complete a terceira eliminação.
*Levou ‘tatti’ = Foi tocado com a bola firmemente segura na mão ou luva. ‘Tatti’ vem de “touch” (tâtch), que quer dizer toque, contato etc.

domingo, 29 de março de 2020

VESTINDO UNIFORME ERRADO

Para visualizar clique aqui.

Nenhum jogador cujo uniforme não seja idêntico ao de seus companheiros de equipe deve ser autorizado a participar do jogo.

[Regra 3.03 (c)]

sexta-feira, 27 de março de 2020

APELAÇÃO POR TERCEIRO “OUT”

Jogo ARKANSAS vs. LSU. Primeira metade do 5º “inning”. Nenhum “out”, bases cheias, contagem de arremessos: 2 – 2, placar: 2 x 2. “Line Drive” (bola rebatida que vai em linha reta, com força, do “bat” a um defensor, sem tocar o solo). O interbases apanhou a bola antes de ela tocar o solo (1ª eliminação) e lançou para “home”; o receptor recebeu-a e, após pisar a base, lançou para 3ª base; o corredor da 2ª base foi eliminado por toque (2ª eliminação). Houve dúvida sobre o lance. O jogo ficou paralisado por um instante; e quando foi reiniciado, a equipe na defensiva apelou por terceira eliminação na 3ª base; o corredor da 3ª, que avançara para “home” sem retocar a base, foi declarado “out”.
Veja o lance clicando aqui.

quinta-feira, 26 de março de 2020

JOGADA DE APELAÇÃO – CORREDOR NÃO RETORNA PARA RETOCAR A BASE

Corredor na 1ª base. Jogada combinada: “hit and run”*. “Fly” para as proximidades da 3ª base. O defensor da 3ª base efetuou a defesa e lançou rapidamente para o defensor da 1ª base. Este, de posse da bola, pisou a base antes de o corredor retornar e apelou ao árbitro (o corredor foi declarado “OUT”).
O corredor não seria eliminado se o defensor tivesse apelado depois do primeiro arremesso ao batedor seguinte, ou depois de uma jogada ou tentativa de jogada.
[Regras: 5.09 (b) (5), 5.09 (c) (1)]
*“Hit and Run” é uma jogada em que o batedor tem de rebater a bola arremessada, com certeza, porque o corredor já está iniciando a corrida para a base seguinte.

quarta-feira, 25 de março de 2020

DEFENSOR APANHA BOLA “FLY” NA BEIRA DO “DUGOUT”

Para visualizar clique aqui .
Comentário – Regra 5.06 (b) (3) (C): Se um defensor, após efetuar uma pegada legal (“legal catch”), pisa qualquer área fora de jogo, ou cai para dentro de qualquer área fora de jogo, a bola torna-se morta e cada corredor deve avançar uma base, sem o risco de ser eliminado, a partir da última base tocada legalmente no momento em que o defensor pisou/caiu para dentro de tal área fora de jogo.

terça-feira, 24 de março de 2020

INTERFERÊNCIA DA OFENSIVA


O batedor que se tornara batedor-corredor no terceiro “strike” interferiu, claramente, na jogada do receptor sobre o corredor da 3ª base.

A bola torna-se morta. O árbitro deve eliminar o batedor-corredor e retornar o corredor à base que estava ocupando no momento do arremesso.

[Regra 6.01 (a) (1) – NOTA 1, DEFINIÇÕES DE TERMOS: “INTERFERENCE” (INTERFERÊNCIA) (a)]

segunda-feira, 23 de março de 2020

“HALF SWING”

1) Batedor canhoto inicia o “swing” e para. O árbitro de “home” consulta seu companheiro da 3ª base, e este responde que houve “swing” (gesto de “STRIKE).

Clique aqui para ver o lance (no trecho 4:43 – 5:02).

2) Batedor destro inicia o “swing” e para. O árbitro de “home” consulta seu companheiro da 1ª base, e este responde que não houve “swing” (gesto de “SAFE”).

Clique aqui para ver o lance (no trecho 8:04 – 8:38).

Quando o batedor interrompe o “swing” e o árbitro de “home” solicita o auxílio de um companheiro, o árbitro consultado deve responder imediatamente. Se, na sua opinião, o batedor girou o “bat”, deve fazer o gesto de “STRIKE”; do contrário, deve fazer o gesto de “SAFE”. O árbitro de “home” deve consultar o árbitro da 1ª base quando o batedor é destro, e o da 3ª base quando o batedor é canhoto. Para consultar o árbitro da 1ª base, deve apontar para ele, de preferência com a mão esquerda; pode também sair de sua posição e apontar com a mão direita. A consulta ao árbitro da 3ª base deve ser feita, sempre, com a mão esquerda. O árbitro de “home” pode, por vontade própria, solicitar o auxílio de um colega se estiver em dúvida sobre um “half swing”.

[Comentário – Regra 8.02 (c)]

sexta-feira, 20 de março de 2020

BATEDOR ELIMINADO POR TRÊS “STRIKES” ESTORVA O RECEPTOR

Bases cheias, um eliminado, contagem de arremessos: 1 – 2. O batedor tentou rebater o arremesso seguinte; a bola passou sem ter contato com o “bat” e foi agarrada legalmente* pelo receptor (strikeout”). Ao ver o corredor da 3ª base avançando para “home”, o batedor estorvou, claramente, o receptor que estava preparado para fazer uma jogada sobre ele.

O árbitro deve eliminar o corredor.

[Regras: 5.09 (a) (2), 6.01 (a) (1) – vide NOTA 2, 6.01 (a) (5)]

*Agarrada legalmente: Significa que a bola entrou na luva ("mitt") do receptor, sem tocar o solo.

quinta-feira, 19 de março de 2020

CBBS – COMUNICADO

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL


Comunicado Oficial: Eventos da CBBS suspensos por tempo indeterminado

Aos clubes, atletas, federações e demais interessados.
Atendendo às recomendações de segurança pública, a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) anuncia que os eventos organizados pela Confederação estão suspensos por tempo indeterminado.
A decisão foi tomada em meio à crise atual que o país enfrenta em decorrência do vírus Covid-19.
Vale ressaltar que, recentemente, várias ligas, confederações e associações de diferentes esportes anunciaram a suspensão de suas atividades em decorrência do mesmo problema enfrentado no Brasil. Mais cedo no mês, por exemplo, as qualificatórias para o WBC (que seriam disputadas nos Estados Unidos) foi adiada sem previsão exata de início.
Atualizaremos sobre o futuro retorno dos eventos da Confederação por meio deste site e das nossas redes sociais.

É “FAIR BALL”

A bola rebatida (“fly ball”) tocou o solo dentro do “coach’s box” da 3ª base e desviou para o território “fair” entre o “home base e a terceira base; o defensor da 3ª base apanhou-a e lançou à 1ª base, mas não conseguiu eliminar o batedor-corredor.

Veja o lance clicando aqui.

Se a bola tivesse tocado qualquer objeto estranho ao terreno natural enquanto estava em território “foul”, seria declarado um “foul ball”.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS: “FAIR BALL” (REBATIDA VÁLIDA), “FOUL BALL” (REBATIDA NULA)]

quarta-feira, 18 de março de 2020

OBSTRUÇÃO

Corredor na 1ª base. Rebatida indefensável; a bola foi em direção ao espaço entre os jardins central e esquerdo. O corredor pisou a 2ª base e, quando deu alguns passos em direção à 3ª base, chocou-se com o interbases, que estava parado no caminho da base observando a bola rebatida, e foi ao chão; mas levantou-se rapidamente e continuou avançando. Após dar alguns passos em direção ao “home”, retornou à 3ª base. O árbitro da 2ª base declarou “TIME”, apontou a falta cometida pelo interbases (Obstrução) e mandou o corredor para “home”.
Decisão correta. Foi aplicada a Regra 6.01 (h) (2)].

terça-feira, 17 de março de 2020

“TAGGING UP” (RETOCANDO A BASE)

Bases cheias, nenhum “out”, contagem de arremessos: 0 – 0. “Foul Fly”. A bola pulou após ter contato com a luva do defensor da 1ª base; este apanhou-a no ar e conseguiu mantê-la firmemente segura em sua luva (houve pegada legal). Os corredores deixaram suas bases no momento em que a bola tocou a luva do defensor e avançaram (foram declarados “SAFE”).

Veja o lance clicando aqui.

Os corredores podem deixar suas bases no instante em que o defensor toca a bola.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS: “CATCH” (PEGADA LEGAL); vide Comentário - (“CATCH”)]

segunda-feira, 16 de março de 2020

OBSTRUÇÃO

Corredor na 1ª e 2ª base. A bola rebatida (“ground ball”) tocou a luva do interbases e foi pra frente. Quando ele deu um passo na direção da bola, chocou-se com o corredor da 2ª base, que estava avançando à 3ª base, e derrubou-o.
Deve ser declarada uma Obstrução (sem estar de posse da bola e sem estar em ação para apanhar a bola, o defensor retardou o avanço do corredor).
[Regra 6.01 (h) (2), DEFINIÇÕES DE TERMOS / “OBSTRUCTION” (OBSTRUÇÃO)]

sexta-feira, 13 de março de 2020

CORREDOR EM CONTATO COM UMA BASE ESTORVA O DEFENSOR

Corredor na 2ª base, um eliminado. “Fly” para as proximidades da 2ª base. O corredor, que acabara de retornar à base, tentou desviar do interbases, que estava se movimentando –olhando para a bola– para efetuar a defesa, mas não conseguiu; os dois se chocaram, e a bola foi ao chão.
Como a colisão ocorreu, acidentalmente, o jogo deve prosseguir normalmente.
Se o corredor tivesse estorvado o defensor, intencionalmente, ele e o batedor seriam eliminados. (Se esse lance tivesse ocorrido com duas eliminações, o batedor seria eliminado.)
[Comentário – Regra 6.01 (a) Penalidade por Interferência]

quinta-feira, 12 de março de 2020

CBBS – COMUNICADO

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Comunicado Oficial: Eventos da CBBS suspensos por 30 dias

Aos clubes, atletas, federações e demais interessados.
Devido à atual pandemia global do Covid-19 (novo coronavírus), a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS) decidiu cancelar todos os eventos referentes à Confederação em um espaço de 30 dias.
A medida começa a entrar em vigor hoje (12 de março de 2020) e se estende até pelo menos 12 de abril de 2020.
A suspensão visa o bem-estar dos atletas e de todos envolvidos diretamente nos eventos organizados pela CBBS. A orientação veio a partir do departamento médico da Confederação, que considerou prudente suspender as atividades momentaneamente.
Qualquer novidade referente a essa decisão será posteriormente informada em nosso site e redes sociais.
Obrigado pela compreensão.
Jorge Otsuka
Presidente da CBBS

MLB – CORREDORES ULTRAPASSANDO BASES DESLIZANDO

Corredores ultrapassam bases deslizando e são eliminados por toque.

Veja os lances clicando aqui .

[Regra 5.09 (b) (4)]

Um batedor-corredor não poderá ser eliminado por toque depois de ultrapassar a primeira base –correndo ou deslizando– se retornar imediatamente à base.

[Regra 5.09 (b) (4) – EXCEÇÃO]

O batedor que obtém “base on balls”* pode ultrapassar a primeira base correndo, desde que retorne imediatamente a essa base.

[Regra 5.09 (b) (4) – NOTA 1]

*“Base on Balls” (Base por “Balls”) é a concessão da primeira base garantida a um batedor quando: (a) durante a sua vez de bater, recebe quatro arremessos fora da zona de “strike”; (b) o técnico da equipe na defensiva informa o árbitro sobre sua intenção de deixá-lo “andar” (“walk”). Se o técnico informa o árbitro sobre essa intenção, o árbitro deve conceder a primeira base ao batedor como se ele tivesse recebido quatro arremessos fora da zona de “strike”.

(DEFINIÇÕES DE TERMOS)