terça-feira, 30 de novembro de 2021

BATEDOR APLICA UMA SUBSTÂNCIA NO CABO DO "BAT"

Um batedor entrou no “batter’s box” após aplicar uma substância no cabo do “bat” para melhorar a empunhadura. Como o material estava aplicado sobre uma extensão maior do que 18 polegadas (45,72 cm), o “bat” foi rejeitado. Esse “bat” pode ser usado posteriormente no jogo?

Sim, mas somente se o excesso de substância for removido.

[Comentário – Regra 3.02 (c)]

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Boletim: I Jogos Panamericanos Júnior – 2021 (Dia 5 – 29/11)

Acesse: cbbs.com.br

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Resultado – XXXVIII Campeonato Brasileiro Infantil – 2021 (Fase Única)

Acesse: cbbs.com.br

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

BATEDOR APLICA UMA SUBSTÂNCIA NO CABO DO "BAT"

Quando o batedor entrou no “batter’s box”, o árbitro constatou que no cabo do “bat” havia sido aplicada substância sobre uma extensão maior do que 18 polegadas (45,72 cm).

Mediante reclamação da equipe adversária, mandou o batedor usar outro “bat”.

[Comentário – Regra 3.02 (c)]

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Boletim: I Jogos Panamericanos Júnior – 2021 (Dia 4 – 28/11)

Acesse: cbbs.com.br

domingo, 28 de novembro de 2021

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Boletim: I Jogos Panamericanos Júnior – 2021 (Dia 3 – 27/11)

Acesse: cbbs.com.br

BATEDOR APLICA UMA SUBSTÂNCIA NO CABO DO "BAT"

Quando o batedor entrou no “batter’s box”, o árbitro constatou que no cabo do “bat” havia sido aplicada substância sobre uma extensão maior do que 18 polegadas (45,72 cm).

O árbitro, por sua iniciativa própria, mandou o batedor usar outro “bat”.

[Comentário – Regra 3.02 (c)]

sábado, 27 de novembro de 2021

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Boletim: I Jogos Panamericanos Júnior – 2021 (Dia 2 – 26/11

Acesse: cbbs.com.br

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

I Jogos Panamericanos Júnior – 2021 (Beisebol e Softbol) – Tabelas e Resultados

 Acesse: cbbs.com.br

BATEDOR APLICA UMA SUBSTÂNCIA NO CABO DO "BAT"

O batedor utilizou um “bat” com uma substância aplicada no cabo do “bat” sobre uma extensão maior do que 18 polegadas (45,72 cm). O batedor deve ser declarado eliminado ou expulso do jogo?

Não.

[Regra 3.02 (c) – NOTA]

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

BATEDOR APLICA UMA SUBSTÂNCIA NO CABO DO "BAT"

Quando o batedor estava no “batter’s box”, o árbitro descobriu que ele havia aplicado uma substância no cabo sobre uma extensão maior do que 18 polegadas (45,72 cm). O batedor deve ser eliminado?

Não.

[Regra 3.02 (c) – NOTA]

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Boletim: I Jogos Panamericanos Júnior – 2021 (Dia 1 – 25/11)

 Acesse: cbbs.com.br

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOTBOL

Regulamento – XL Campeonato Brasileiro de Softbol Feminino Adulto – 2021

 Acesse: cbbs.com.br

BATEDOR APLICA UMA SUBSTÂNCIA NO CABO DO "BAT"

Enquanto o batedor estava no “batter’s box”, o árbitro constatou que o cabo do “bat” estava com uma substância aplicada sobre uma extensão maior do que 18 polegadas 45,72 cm.

O “bat” foi removido do jogo.

[Regra 3.02 (c)]

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Regulamento – XXXVIII Campeonato Brasileiro Infantil – 2021 (Fase Única)

 Acesse: cbbs.com.br

BATEDOR APLICA UMA SUBSTÂNCIA NO CABO DO "BAT"

Um batedor entrou no “batter’s box” após aplicar uma substância no cabo do “bat” para melhorar a empunhadura.

Como esse material não estava aplicado corretamente, não foi autorizado seu uso [o material não pode ser aplicado sobre uma extensão maior do que 18 polegadas (45,72 cm) da extremidade mais fina do “bat”].

[Regra 3.02 (c)]

terça-feira, 23 de novembro de 2021

INTERFERÊNCIA INTENCIONAL PARA EVITAR UMA JOGADA DUPLA

Corredor na 1ª base, um eliminado. No momento em que o defensor da 2ª base se preparou para apanhar a bola rebatida (“ground ball”*), o corredor colidiu, intencionalmente, com ele com o evidente propósito de evitar uma Jogada Dupla e foi declarado “out”. O batedor-corredor também foi eliminado em razão da falta cometida por seu companheiro.

Foi aplicada a Regra 6.01(a) (6).

Ground Ball” é uma bola rebatida que vai rolando ou dando saltos baixos sobre o solo.

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

FOI ANOTADO PONTO

Corredor na 2ª e 3ª base, um “out”. “Fly” em direção ao espaço entre o jardim esquerdo e jardim central. O jardineiro central apanhou a bola no ar mergulhando” no chão (“diving catch). O corredor da 3ª base cruzou o “home plate”, porém foi declarado “out” em apelação por ter avançado sem retocar a base; o da 2ª base saiu legalmente da base e pisou o “home plate”.

O corredor da 2ª base anotou ponto.

Regra 5.08 (b) – REGRA APROVADA: Corredores subsequentes não são afetados por um ato de um corredor precedente, a menos que haja duas eliminações.

domingo, 21 de novembro de 2021

DECISÕES DIFERENTES SOBRE UMA JOGADA

O corredor da 2ª base foi surpreendido fora da base e deu início a um “run-down play” (jogada de perseguição). Nessa jogada foram tomadas duas decisões diferentes. O árbitro da 2ª base declarou “SAFE” quando o corredor retornou à base; o árbitro da 3ª base, porém, já havia declarado “OUT” porque, na sua opinião, o corredor fugiu do toque do defensor da 2ª base, desviando mais de três pés (91,44 cm) do caminho da base. Como deve ser resolvido esse caso?

O árbitro principal deve reunir todos os árbitros para deliberarem sobre o ocorrido, sem a presença de técnicos ou jogadores. Depois dessa reunião, o árbitro principal determinará a decisão que deve prevalecer, baseando-se no árbitro que estava em melhor posição e na decisão que, na sua opinião, lhe tenha parecido a mais correta. O jogo deve prosseguir como se somente a decisão final tivesse sido tomada.

[Regra 8.03 (c)]

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

APELAÇÃO SOBRE DECISÃO DO ÁRBITRO

O defensor da 3ª base tentou apanhar um “fly” nas proximidades da linha de “foul”, mas não conseguiu; a bola tocou sua luva e foi ao solo (a bola estava em território “fair”, e o defensor, em território “foul”). Decisão dada pelo árbitro da 3ª base: “FOUL BALL”. O técnico da equipe na ofensiva reclamou ao árbitro de “home” e pediu a correção da decisão equivocada (a reclamação deveria ser feita somente ao árbitro da 3ª base).

Regra 8.02 (b): Se houver uma dúvida razoável de que uma decisão do árbitro pode estar em conflito com as regras, o técnico poderá reclamar e pedir que se aplique a regra correta. Tal reclamação deve ser feita somente ao árbitro que tomou a decisão protestada.

Um "fair fly" ou "foul fly" deve ser julgado de acordo com a posição da bola em relação à linha de “foul”, incluindo o poste de “foul”, e não pela posição do defensor –se ele está em território “fair” ou “foul”– no momento em que toca a bola.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS: "FAIR BALL" / "FOUL BALL"]

A posição da bola no momento em que tem contato com a luva do defensor é fator determinante neste caso.

quinta-feira, 18 de novembro de 2021

SUBSTITUIÇÃO DE ÁRBITRO

Como estava havendo muitas reclamações sobre sua atuação, o árbitro da 1ª base foi substituído por ordem do chefe dos árbitros.

De acordo com a Regra 8.02 (d), nenhum árbitro pode ser substituído durante um jogo, a menos que ele se machuque ou adoeça.

quarta-feira, 17 de novembro de 2021

BOLA ARREMESSADA FICA ALOJADA NO CORPO DO ÁRBITRO DE “HOME”

O batedor tentou rebater o arremesso. A bola (não teve contato com o “bat”) passou sobre a cabeça do receptor e ficou alojada no corpo do árbitro de “home”.

Bola morta. O(s) corredor(es) pode(m) avançar uma base, sem o risco de ser(em) eliminado(s).

[Alteração feita na Regra 5.06 (c) (7), em 2019]

segunda-feira, 15 de novembro de 2021

VISITA DE UM DEFENSOR AO MONTÍCULO APÓS UM “HOME RUN”

Home Run”; a bola passou sobre a cerca do jardim esquerdo. Enquanto o corredor avançava, o defensor da 3ª base foi ao montículo para conversar com o arremessador. Deve ser contada uma visita ao arremessador?

Não, desde que o defensor retorne para sua posição antes de o corredor pisar o “home plate”.

[Regra 5.10 (m) (2) – EXCEÇÃO (F)]

domingo, 14 de novembro de 2021

VISITA DE UM DEFENSOR AO MONTÍCULO APÓS O ÁRBITRO DECLARAR “TIME”

Um defensor foi ao montículo quando o árbitro declarou “Time” e paralisou a partida porque um espectador entrou no campo. Deve ser contada uma visita ao arremessador?

Desde que não retarde o reinício da partida, não deve ser contada uma visita ao arremessador. 

[Regra 5.10 (m) (2) – Exceção (E)]

sábado, 13 de novembro de 2021

VISITA DO RECEPTOR AO MONTÍCULO PARA CONVERSAR COM O ARREMESSADOR

Num jogo (ou em “innings” extras), o árbitro de “home”, ao perceber que o receptor e o arremessador de uma equipe que tinha sua quota de visitas ao montículo esgotada não estavam se entendendo sobre o tipo de arremesso a ser efetuado, atendeu à solicitação do receptor e autorizou-o a fazer uma visita rápida ao arremessador. É correto esse procedimento?

Sim, de acordo com a Regra 5.10 (m) (3).

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Regulamento – XLVIII Campeonato Brasileiro Pré-Júnior – 2021 (Fase Inicial)

Acesse: cbbs.com.br

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Circular 21-21: Confirmação de Participação e Inscrição – Campeonatos Brasileiros de Softbol 2021 (Atualizada)

Acesse: cbbs.com.br

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Regulamento – IV Campeonato Brasileiro Sub23 – 2021 (Fase Final)

Acesse: cbbs.com.br

VISITA DE UM DEFENSOR AO MONTÍCULO PARA CONVERSAR COM O ARREMESSADOR

Quando foi anunciada a substituição de um batedor, um defensor foi ao montículo e conversou com o arremessador. Deve ser contada uma visita ao arremessador?

Não, se visita ocorre antes de um arremesso ou jogada subsequente.

[Regra 5.10 (m) (2) – Exceção (D)]

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

VISITA DO TÉCNICO AO MONTÍCULO PARA CONVERSAR COM O ARREMESSADOR

O arremessador foi atingido por bola rebatida e caiu. Como estava demorando muito para se levantar, o técnico foi ao montículo para conversar com ele. Deve ser contada uma visita ao arremessador?

Quando o técnico ou “coach” vai ao montículo devido a um ferimento ou potencial ferimento do arremessador, não deve ser cotada uma visita.

[Regra 5.10 (m) (2) – Exceção (C)]

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

NOTA DE FALECIMENTO

É com muito pesar que informamos o falecimento do senhor TOSHIYUKI ONUMA, ex-presidente da AAABSB – Associação de Árbitros e Anotadores de Beisebol e Softbol do Brasil.

Manifestamos o mais profundo sentimento de solidariedade à família.

A missa de 49 dias será realizada no dia 12 - 12/2021, às 10,00 horas, na Igreja NISHI HONGANJI - Rua Itararé, 158 - Vila Alzira - Santo André - SP.

DEFENSOR FOI AO MONTÍCULO SOMENTE PARA LIMPAR SAPATOS

Um defensor foi ao montículo somente para limpar sapatos (“spikes”) em dia chuvoso. Deve ser contada uma visita ao arremessador?

Desde que ele não converse com o arremessador, não deve ser contada uma visita.

Regra 5.10 (m) (2) – Exceção (B)]

terça-feira, 9 de novembro de 2021

ARREMESSADOR CONVERSA COM UM DEFENSOR

O quinto batedor avançou duas bases com uma rebatida indefensável ("two-base hit") em direção ao jardim direito (“right field”). Enquanto o batedor seguinte estava se posicionando no “batter’s box”, o arremessador conversou com o defensor da 2ª base (sem se deslocarem de suas posições). Deve ser contada uma visita ao arremessador?

o.

[Regra 5.10 (m) (2) – Exceção (A)]

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

ARREMESSADOR DEIXA O MONTÍCULO PARA CONVERSAR COM UM DEFENSOR

Corredor na 2ª base, dois eliminados. Quando o quarto batedor entrou no “batter’s box”, o arremessador deixou o montículo e conversou com o interbases. Foi contada uma visita ao arremessador.

Foi aplicada a Regra 5.10 (m) (2).

sábado, 6 de novembro de 2021

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

I Jogos Panamericanos Júnior – 2021 (Beisebol e Softbol)

Acesse: cbbs.com.br

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

LXXIV Campeonato Brasileiro Júnior – 2021 (Fase Final)

Regulamento

Acesse: cbbs.com.br

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

64º Prêmio Paulista de Esportes, Cultura e Social 2021

Acesse: cbbs.com.br


DEFENSOR VAI AO MONTÍCULO E CONVERSA COM ARREMESSADOR

Corredor na 3ª base. Quando o quarto batedor entrou no “batter’s box”, o defensor da 3ª base deixou sua posição e foi conversar com o arremessador.

Deve ser contada uma visita ao arremessador.

[Regra 5.10 (m) (2)]

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

TÉCNICO E ARREMESSADOR REMOVIDOS DO JOGO

O técnico fez a segunda visita ao montículo num “inning”, para conversar com o mesmo arremessador enquanto o mesmo batedor estava no “batter’s box”, e foi removido do jogo. O arremessador também foi retirado do jogo depois de arremessar para um batedor.

O árbitro deve conceder ao arremessador substituto um tempo que, na sua opinião, seja necessário para efetuar os arremessos preparatórios.

[Esta norma foi acrescentada ao Comentário – Regra 5.10 (l), em 2018)]

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

VISITAS AO MONTÍCULO

Em seis “innings” o técnico de uma equipe tinha ido seis vezes ao montículo para conversar com o arremessador (uma vez por “inning”). No oitavo “inning”, o “coach” pediu “Time” para fazer uma visita ao montículo. O árbitro não autorizou essa visita.

Visitas ao montículo, sem uma mudança de arremessador, devem ser limitadas a seis por equipe, em nove “innings”. Para “innings” extras jogados, cada equipe deve ter direito a uma visita adicional ao montículo, por “inning”.

[Regra 5.10 (m) (1)]

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

CORREÇÃO DE UM ERRO NA CONTAGEM DE “BALL”/”STRIKE”

Ultimo batedor de um “inning”. Contagem de arremessos: 2 – 1. No arremesso seguinte (declarado “strike”) o árbitro, por engano, eliminou o batedor. O técnico da equipe na ofensiva reclamou depois que todos os defensores do campo interno da equipe na defensiva deixaram o território “fair”. O árbitro deve corrigir o erro?

Não.

A correção de um erro na contagem de “ball”/“strike” não deve ser permitida depois de efetuado um arremesso ao batedor seguinte, ou no caso do último batedor de um “inning” ou jogo, após todos os defensores do campo interno da equipe na defensiva deixarem o território “fair”.

[Alteração feita na Regra 8.02 (c), em 2018]

terça-feira, 2 de novembro de 2021

CORREÇÃO DE UM ERRO NA CONTAGEM DE “BALL”/”STRIKE”

Contagem de arremessos: 2 – 1. No arremesso seguinte (declarado “strike”) o árbitro, por engano, eliminou o batedor. O técnico da equipe na ofensiva reclamou depois de um arremesso ao batedor seguinte. O árbitro deve corrigir o erro?

Não.

A correção de um erro na contagem de “ball”/“strike” não deve ser permitida depois de efetuado um arremesso ao batedor seguinte, ou no caso do último batedor de um “inning” ou jogo, após todos os defensores do campo interno da equipe na defensiva deixarem o território “fair”.

[Alteração feita na Regra 8.02 (c), em 2018]

segunda-feira, 1 de novembro de 2021

ARREMESSOS PREPARATÓRIOS (AQUECIMENTO)

O arremessador foi atingido pela bola rebatida e deixou o jogo. Um substituto foi chamado para ocupar o seu lugar. O árbitro principal deve permitir que ele efetue arremessos preparatórios?

Sim. Deve autorizar-lhe tantos arremessos quantos julgar necessários.

[Regra 5.07 (b)]