O ponto da vitória estava garantido. O corredor
da 3ª base, porém, em vez de avançar e pisar o “home plate”, foi abraçar seus
companheiros que haviam saído do “bench” para comemorar a “vitória”. O árbitro
de “home” deve encerrar a partida?
Não. Se o corredor da 3ª base não tocar o “home
plate” dentro de um tempo razoável, será declarado eliminado mesmo que não
haja apelação da equipe na defensiva, e o árbitro ordenará o reinício do jogo.
Será uma exceção se fãs entrarem repentinamente
no campo e impedirem, fisicamente, que o corredor toque o “home plate”; nesse
caso, o árbitro deve conceder-lhe a base em razão da obstrução cometida por fãs.
[Regra
4.09 (b) – PENALIDADE, Regra 4.09 – NOTA, Comentário – Regra 4.09]