Acesse os seguintes
links:
Em português: http://extratime.uol.com.br/brasil-perde-ultimo-amistoso-de-preparacao-para-o-world-baseball-classic/
Em japonês: http://www.nikkansports.com/baseball/wbc/2013/news/f-bb-tp0-20130228-1091266.html
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
FOTOS DA RECICLAGEM PARA ÁRBITROS DE BEISEBOL 2013
Foi realizada nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2013, na sede do GECEBS, a reciclagem para árbitros de beisebol.
Para ver as fotos, clique no link abaixo:
https://skydrive.live.com/?cid=7a5d8a018c887398&id=7A5D8A018C887398%21210&Bsrc=Share&Bpub=SDX.SkyDrive&sc=Photos&authkey=!AihF6LmEwLNsXKM#cid=7A5D8A018C887398&id=7A5D8A018C887398%21212&sc=Photos&authkey=%21AihF6LmEwLNsXKM
CBBS - COMUNICADO
WBC - jogo BRASIL x Softbank Hawks (amistoso) ao
vivo
Veja no link, a trasmissão ao vivo do jogo: BRASIL x
Softbank Hawks
dia 28/fev (5ª f) -0:30hs
http://ja.justin.tv/arrrrr_chok#/w/4982188976/5
dia 28/fev (5ª f) -0:30hs
http://ja.justin.tv/arrrrr_chok#/w/4982188976/5
CBBS - COMUNICADO
Transmissão jogos ao vivo da WBC 2013
Publicado em 28 de Fevereiro de 2013, às
02h28
Seleção Brasileira de Beisebol (WBC)
Agora é oficial! Recebemos confirmação da MLB que os 3 jogos do Brasil, mais as semi-finais e a final, serão transmitidos no Brasil pela SKY.
Dia 02/03 07:00 - Brasil x Japão
Dia 04/03 14:15 - Brasil x Cuba
Dia 05/03 05:00 - Brasil x China
Canal 28 na Sky - Sports +
Horário de Brasilia.
Agora é oficial! Recebemos confirmação da MLB que os 3 jogos do Brasil, mais as semi-finais e a final, serão transmitidos no Brasil pela SKY.
Dia 02/03 07:00 - Brasil x Japão
Dia 04/03 14:15 - Brasil x Cuba
Dia 05/03 05:00 - Brasil x China
Canal 28 na Sky - Sports +
Horário de Brasilia.
ARBITRAGEM (BEISEBOL) - MECÂNICA PARA O SISTEMA DE QUATRO ÁRBITROS - PARA CATEGORIAS MAIORES (23)
COM CORREDOR NA 1ª E 3ª BASE
(Caso em que o árbitro da 2ª base fica fora do quadrilátero em razão
de os defensores do campo interno estarem posicionados adiantadamente)
(b) QUANDO O ÁRBITRO DA 1ª BASE VAI ATRÁS DA BOLA REBATIDA PARA O ESPAÇO
ENTRE O JARDINEIRO DIREITO E A CERCA LATERAL DO JARDIM DIREITO
Árbitro
de “home”: Preparar-se para uma jogada no “home base”.
Árbitro
da 1ª base: Ir atrás da bola rebatida; não deve retornar
até a jogada ser concluída.
Árbitro
da 2ª base: Mover-se para dentro do quadrilátero e
preparar-se para todas as jogadas sobre o corredor da 1ª base e
batedor-corredor na 1ª/2ª base.
Árbitro
da 3ª base: Verificar o “tag-up” do corredor da 3ª base e
preparar-se para uma jogada na 3ª base.
QUATRO BALLS – O BATEDOR NÃO VAI À 1ª BASE
O árbitro de home
declarou o quarto ball. O batedor,
porém, não foi à 1ª base; permaneceu dentro do batter’s box.
Um árbitro internacional que esteve aqui a
convite da AAABSB orientou-nos como proceder em caso como esse.
(1)
Declarar “BALL!”,
com voz alta, para alertá-lo (não deve indicar a 1ª base).
2)
Se ele ainda continuar parado, limpar o home plate.
(3)
Se mesmo
assim não perceber a situação, declará-lo eliminado, considerando sua atitude
como desistência do direito de ir à 1ª base.
(OBSERVAÇÃO: Nas categorias menores o árbitro deve
avisar o batedor e mandá-lo à 1ª base.)
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
ARBITRAGEM (BEISEBOL) - MECÂNICA PARA O SISTEMA DE QUATRO ÁRBITROS - PARA CATEGORIAS MAIORES (22)
COM CORREDOR NA 1ª E 3ª BASE
(Caso em que o árbitro da 2ª base fica fora do quadrilátero em razão
de os defensores do campo interno estarem posicionados adiantadamente)
(a) QUANDO O ÁRBITRO DA 3ª BASE VAI ATRÁS DA BOLA REBATIDA PARA O
ESPAÇO ENTRE O JARDINEIRO ESQUERDO E A CERCA LATERAL DO JARDIM ESQUERDO
Árbitro
da 1ª base: Mover-se para dentro do quadrilátero, observar
a ação do corredor da 1ª base, verificar se o batedor-corredor pisa a 1ª base e
preparar-se para uma jogada na 1ª/2ª base.
Árbitro
da 2ª base: Verificar se o corredor da 1ª base pisa a 2ª
base e preparar-se para uma jogada na 3ª base.
Árbitro
da 3ª base: Ir atrás da bola rebatida; não deve retornar até
a jogada ser concluída.
DEFENSOR DA 1ª BASE TOCA A BASE COM A LUVA ENQUANTO SEGURA A BOLA COM A MÃO
Rebatida “ground” forte na direção da 1ª base. O
defensor da 1ª base errou ao tentar efetuar a defesa; a bola bateu na sua luva
e foi rolando pra frente. Com muito esforço conseguiu apanhá-la com a mão e “mergulhou”
para tocar a base ... mas o fez com a luva enquanto segurava a bola com a mão.
O batedor-corredor é “out”?
Sim. Contanto que esteja de posse da bola, o
defensor pode tocar a base com qualquer parte do corpo ou com a luva.
[Beisebol
– Regras: 2.00 “TAG”, 6.05 (j)]
(Softbol
– Regras: 1 – Seção 62b, 8 – Seção 2c)
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
AMISTOSO WBC - BRASIL 2 x 6 ORIX BUFFALOES (26/02/2013)
Acesse os seguintes links:
Em português: http://extratime.uol.com.br/brasil-perde-primeiro-amistoso-de-preparacao-para-o-wbc-no-japao/
Em inglês: http://yakyubaka.com/2013/02/26/wbc-practice-game-brazil-2-orix-buffaloes-9-february-26-2013/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+YakyuBaka+(Yakyu+Baka)
Em inglês: http://yakyubaka.com/2013/02/26/wbc-practice-game-brazil-2-orix-buffaloes-9-february-26-2013/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+YakyuBaka+(Yakyu+Baka)
(Há um erro no total de pontos)
CBBS - COMUNICADO
AMISTOSO WBC Brasil x Orix Japão ao
vivo Publicado em 26 de Fevereiro de 2013, às 03h27 veja no link http://www.fengyunzhibo.com/group/23370-p957035o.htm jogo amistoso BRASIL x Orix do Japão ao vivo . |
ARBITRAGEM (BEISEBOL) - MECÂNICA PARA O SISTEMA DE QUATRO ÁRBITROS - PARA CATEGORIAS MAIORES (21)
COM CORREDOR NA 1ª E 3ª BASE
(b) QUANDO O ÁRBITRO DA 1ª BASE VAI ATRÁS DA BOLA REBATIDA PARA O LADO
DIREITO DO JARDINEIRO CENTRAL
Árbitro de “home”: Preparar-se para uma jogada no “home base”.
Árbitro
da 1ª base: Ir atrás da bola rebatida; não deve retornar até
a jogada ser concluída.
Árbitro
da 2ª base: Preparar-se para todas as jogadas na 1ª/2ª base
sobre o corredor da 1ª base e batedor-corredor.
Árbitro
da 3ª base: Preparar-se para uma jogada na 3ª base.
TERCEIRO “STRIKE” NÃO AGARRADO – O BATEDOR NÃO CORREU PARA A 1ª BASE E O RECEPTOR NÃO O TOCOU NEM LANÇOU À 1ª BASE
Aconteceu num jogo da 5ª Taça Yakult de
Beisebol Interclubes Infantil 2013, realizado no dia 23/02/2012.
Corredor na 3ª base, um eliminado, dois
“strikes”. No arremesso seguinte, o batedor fez “swing” –o “bat” não teve
contato com a bola. O receptor não
conseguiu segurar a bola, e esta foi para trás. Nesse lance o corredor da 3ª
base anotou ponto. O batedor ficou parado no “batter’s box”, e o receptor não o
tocou nem lançou à 1ª base; simplesmente devolveu a bola ao arremessador. O
arremessador efetuou o arremesso e o batedor acertou um “hit”. O jogo
prosseguiu normalmente.
Num caso como esse, o árbitro, notando a
distração tanto do batedor como do receptor, deve declarar "STRIKE
THREE!" ou "STRIKE TRÊS!" (com voz alta), para alertá-los. Se
mesmo assim eles não perceberem a situação, deverá continuar o jogo, com base
na Regra 9.01 (c).
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
CURSO ANOTAÇÃO CODIFICADA CONFIRMADO!
O curso de anotação está confirmado que será nos dias 09 e 10 de março no
Yakult... Peço a divulgação do mesmo..
Curso de Anotação
Codificada
Datas: 09 e 10 de março de 2013,
sábado das 8hs até 17hs, domingo das 8hs até 15hs.
Local: Complexo Esportivo Yakult -
Ibiuna-CBBS
Valor Curso por pessoa:
R$20,00
Valor Material Didático por pessoa:
R$ 15,00
Público Alvo: Iniciantes, anotadores,
jogadores, ex-jogadores, técnicos, pais, ou seja, para quem tem interesse
independente de sexo e idade.
Pré-requisito: Interesse no
Beisebol
Refeições: pagamento a parte para o
responsável do Complexo Esportivo Yakult
Alojamento: deverá ser solicitado ao
responsável do Complexo Esportivo Yakult
Contato Responsáveis Complexo
Esportivo Yakult
Yakult: Tel.:(15)
3249-1270 ou fax (15)
3249-1271
Marajá: (15) 9789-5245
- clube
- nome completo
- categoria a que pertence o filho ou
jogador
- informar se é iniciante ou se já
sabe anotar
- telefone para contato
- se o material desejado deverá ser
impresso ou se pode ser em formato digital.
Recomenda-se que o participante leve
no dia do curso: lápis, borracha, canetas preta, azul, vermelha e
corretivo
Ao final do curso, estaremos
fornecendo copia do sistema utilizado, nesse caso, o participante poderá levar
um notebook ou pendrive para obter a cópia.
As pessoas que já enviaram os dados
anteriormente, apenas confirmar no email a presença.
Departamento de Estatística-Capital e
Diretor Técnico da CBBS
Rafael Guem Murakami
ARBITRAGEM (BEISEBOL) - MECÂNICA PARA O SISTEMA DE QUATRO ÁRBITROS - PARA CATEGORIAS MAIORES (20)
COM CORREDOR NA 1ª E 3ª BASE
(a) QUANDO O ÁRBITRO DA 3ª BASE VAI ATRÁS DA BOLA REBATIDA PARA O LADO
ESQUERDO DO JARDINEIRO CENTRAL
Árbitro
de “home”: Verificar o “tag-up” do corredor da 3ª base e preparar-se para uma
jogada no “home base”.
Árbitro
da 1ª base: Mover-se para dentro do quadrilátero, observar
a ação do corredor da 1ª base, verificar se o batedor-corredor pisa a 1ª base e
preparar-se para uma jogada na 1ª/2ª base.
Árbitro
da 2ª base: Verificar se o corredor da 1ª base pisa a 2ª
base e preparar-se para uma jogada na 3ª base.
Árbitro
da 3ª base: Ir atrás da bola rebatida; não deve retornar até
a jogada ser concluída.
INTERFERÊNCIA OU OBSTRUÇÃO?
Rebatida “ground” na direção do espaço entre os
defensores da 1ª base e 2ª base. Enquanto o defensor da 1ª base se preparava
para efetuar a defesa, o arremessador correu para a 1ª base afim de receber o
lançamento. No momento em que o arremessador e o batedor-corredor se
aproximavam da base, houve um choque entre os dois. Teria o batedor-corredor
cometido uma Interferência?
Não. O arremessador, sim, cometeu uma falta –uma
Obstrução–, já que ele não estava de posse da bola, nem estava prestes a
receber o lançamento, quando ocorreu a colisão. A bola torna-se morta e ao
batedor-corredor deve ser concedida a 1ª base.
[Regras:
2.00 “OBSTRUCTION”, 7.06 (a)]
(Softbol
– Regras: 1 – Seção 66b, 8 – Seção 7b)
domingo, 24 de fevereiro de 2013
ARBITRAGEM (BEISEBOL) - MECÂNICA PARA O SISTEMA DE QUATRO ÁRBITROS - PARA CATEGORIAS MAIORES (19)
COM CORREDOR NA 1ª E 2ª BASE
(b) QUANDO O ÁRBITRO DA 1ª BASE VAI ATRÁS DA BOLA REBATIDA PARA O LADO
DIREITO DO JARDINEIRO CENTRAL
Árbitro
de “home”: Preparar-se para uma jogada no “home base”.
Árbitro
da 1ª base: Ir atrás da bola rebatida; não deve retornar
até a jogada ser concluída.
Árbitro
da 2ª base: Ampliar o ângulo de visão –dando alguns passos
para trás (“step back”) – e preparar-se para todas as jogadas na 2ª base.
Árbitro
da 3ª base: Preparar-se para uma jogada na 3ª base.
COMO MELHORAR O NÍVEL TÉCNICO DOS ÁRBITROS
Imediatamente após o término do
jogo, os árbitros, juntamente com o chefe dos árbitros da competição, devem
fazer uma reunião para reflexão, na qual serão feitos comentários sobre a
atuação de cada árbitro, abordando principalmente as técnicas de arbitragem. Nessa
reunião, um árbitro não deve criticar seus companheiros.
O aperfeiçoamento técnico depende do
esforço de cada um. Os árbitros devem aproveitar todas as oportunidades que
tiverem para treinar. Por exemplo: em casa podem cuidar do condicionamento
físico através de exercícios; podem procurar uma boa postura a ser adotada
dentro do campo e treinar os diversos gestos, com a ajuda de um espelho; podem
exercitar a impostação de voz etc. Enfim, os árbitros devem pesquisar e
encontrar a melhorar maneira de se aperfeiçoarem tecnicamente.
Um lembrete: Boa arbitragem depende
de um profundo conhecimento das regras do jogo, do uso de bom senso, de uma
permanente revisão das Regras Oficiais de Beisebol. Os árbitros devem ler
alguma parte do Livro de Regras todos os dias.
sábado, 23 de fevereiro de 2013
CBBS - COMUNICADO
Transmissão WBC Publicado em 22 de Fevereiro de 2013, às 20h34
Atenção torcida brasileira!
O World Baseball Classic 2013 será transmitido diretamente do Japão pelo canal Sports+
Os canal é 28, exclusivo da SKY. Em HD, o canal é o 228.
O World Baseball Classic 2013 será transmitido diretamente do Japão pelo canal Sports+
Os canal é 28, exclusivo da SKY. Em HD, o canal é o 228.
ARBITRAGEM (BEISEBOL) - MECÂNICA PARA O SISTEMA DE QUATRO ÁRBITROS - PARA CATEGORIAS MAIORES (18)
COM CORREDOR NA 1ª E 2ª BASE
(a-2) QUANDO O ÁRBITRO DA 3ª BASE VAI ATRÁS DA BOLA REBATIDA PARA O
LADO ESQUERDO DO JARDINEIRO CENTRAL
(Caso em que os corredores fazem “tag-up”)
Árbitro
de “home”: Preparar-se para uma jogada na 3ª base.
Árbitro
da 1ª base: Verificar o “tag-up” do corredor da 1ª base e
preparar-se para uma jogada no “home base”.
Árbitro
da 2ª base: Verificar o “tag-up” do corredor da 2ª base e
preparar-se para uma jogada na 2ª base.
Árbitro
da 3ª base: Ir atrás da bola rebatida; não deve retornar até
a jogada ser concluída.
NORMA PARA DISCIPLINAR COMEMORAÇÃO DE “HOME RUN”
A IBAF, dentro das recomendações para acelerar os
jogos, estabelece o seguinte: Quando um batedor rebate um “home run”, os
membros de sua equipe não podem tocá-lo até que ele tenha pisado o “home
plate”. O descumprimento desta norma resultará em um aviso, e se isso ocorrer
outra vez o batedor será eliminado.
Regulamento da CBBS (CT – 03 – 15): No “home run”, os membros da equipe do batedor não poderão invadir a área do “home” até o batedor tocar o “home plate”. O descumprimento desta regra resultará em uma advertência, e se isso ocorrer novamente o técnico principal será expulso do jogo.
Regulamento da CBBS (CT – 03 – 15): No “home run”, os membros da equipe do batedor não poderão invadir a área do “home” até o batedor tocar o “home plate”. O descumprimento desta regra resultará em uma advertência, e se isso ocorrer novamente o técnico principal será expulso do jogo.
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
ARBITRAGEM (BEISEBOL) - MECÂNICA PARA O SISTEMA DE QUATRO ÁRBITROS - PARA CATEGORIAS MAIORES (17)
COM CORREDOR NA 1ª E 2ª BASE
(a-1) QUANDO O ÁRBITRO DA 3ª BASE VAI ATRÁS DA BOLA REBATIDA PARA O
LADO ESQUERDO DO JARDINEIRO CENTRAL
Árbitro
de “home” : Verificar se o corredor da 2ª base pisa a 3ª
base e preparar-se para uma jogada no “home base”.
Árbitro
da 1ª base: Verificar se o batedor-corredor pisa a 1ª base
e preparar-se para uma jogada na 1ª/2ª base.
Árbitro
da 2ª base: Verificar se o corredor da 1ª base pisa a 2ª
base e preparar-se para uma jogada na 3ª base.
Árbitro
da 3ª base: Ir atrás da bola rebatida; não deve retornar até
a jogada ser concluída.
A BOLA FICA MORTA QUANDO ATINGE UM ÁRBITRO
Nem sempre.
Se uma bola arremessada ou lançada atinge um árbitro, a bola permanece viva e em jogo.
Se uma bola “fair” atinge um árbitro, em território “fair”, depois de ter tido contato com um defensor do campo interno, incluindo o arremessador, ou depois de ter passado um defensor do campo interno, não incluindo o arremessador, ela continua viva e em jogo.
Se uma bola “fair” atinge um árbitro, em território “foul”, ela continua viva e em jogo.
A bola fica morta somente quando o árbitro é atingido, em território “fair”, por uma bola “fair” que não tenha tido contato com um defensor do campo interno, incluindo o arremessador, ou não tenha passado um defensor do campo interno que não seja o arremessador.
[Beisebol - Regras: 2.00 “INTERFERENCE” (c), 5.08, 5.09 (f) – vide NOTA]
(Softbol – Regras: 1 – Seção 60c, 9 – Seção 1g, 9 – Seção 2d, 9 – Seção 2e, 9 – Seção 2v)
Se uma bola arremessada ou lançada atinge um árbitro, a bola permanece viva e em jogo.
Se uma bola “fair” atinge um árbitro, em território “fair”, depois de ter tido contato com um defensor do campo interno, incluindo o arremessador, ou depois de ter passado um defensor do campo interno, não incluindo o arremessador, ela continua viva e em jogo.
Se uma bola “fair” atinge um árbitro, em território “foul”, ela continua viva e em jogo.
A bola fica morta somente quando o árbitro é atingido, em território “fair”, por uma bola “fair” que não tenha tido contato com um defensor do campo interno, incluindo o arremessador, ou não tenha passado um defensor do campo interno que não seja o arremessador.
[Beisebol - Regras: 2.00 “INTERFERENCE” (c), 5.08, 5.09 (f) – vide NOTA]
(Softbol – Regras: 1 – Seção 60c, 9 – Seção 1g, 9 – Seção 2d, 9 – Seção 2e, 9 – Seção 2v)
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
ARBITRAGEM (BEISEBOL) - MECÂNICA PARA O SISTEMA DE QUATRO ÁRBITROS - PARA CATEGORIAS MAIORES (16)
COM CORREDOR NA 3ª BASE
(c) QUANDO O ÁRBITRO DA 2ª BASE VAI ATRÁS DA BOLA REBATIDA PARA O
ESPAÇO ENTRE O JARDINEIRO ESQUERDO E O JARDINEIRO DIREITO
Árbitro
de “home” : Preparar-se para uma jogada no “home base”.
Árbitro
da 1ª base: Verificar se o batedor-corredor pisa a 1ª base e
preparar-se para uma jogada na 1ª/2ª base.
Árbitro
da 2ª base: Ir atrás da bola rebatida; não deve retornar até
a jogada ser concluída.
Árbitro
da 3ª base: Verificar o “tag-up” do corredor da 3ª base e
preparar-se para uma jogada na 3ª base.
BATEDOR-CORREDOR CHEGA “SAFE” À 1ª BASE CORRENDO FORA DA FAIXA DE 3 PÉS
O batedor executou um “bunt” e, correndo fora da
faixa de 3 pés, chegou “safe” à 1ª base.
O batedor-corredor deve ser eliminado quando
corre fora da faixa de 3 pés?
Não. O batedor-corredor não deve ser punido pelo simples
fato de correr fora da faixa de 3 pés; ele deve ser eliminado somente quando,
na opinião do árbitro, seu procedimento estorva o defensor que está recebendo a
bola lançada à 1ª base.
[Beisebol
- Regra 6.05 (k)]
[Softbol
– Regra 8 – Seção 2g-1 (a) (b)]
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
ARBITRAGEM (BEISEBOL) - MECÂNICA PARA O SISTEMA DE QUATRO ÁRBITROS - PARA CATEGORIAS MAIORES (15)
COM CORREDOR NA 3ª BASE
(b) QUANDO
O ÁRBITRO DA 1ª BASE VAI ATRÁS DA BOLA REBATIDA PARA O ESPAÇO ENTRE O
JARDINEIRO DIREITO E A CERCA LATERAL DO JARDIM DIREITO
Árbitro
de “home”: Preparar-se para uma jogada no “home base”.
Árbitro
da 1ª base: Ir atrás da bola rebatida; não deve retornar até
a jogada ser concluída.
Árbitro
da 2ª base: Preparar-se para todas as jogadas na 1ª/2ª base.
Árbitro
da 3ª base: Verificar o “tag-up” do corredor da 3ª base e
preparar-se para uma jogada na 3ª base.
CORREDOR FORÇADO A AVANÇAR É ELIMINADO EM APELAÇÃO POR TER OMITIDO A BASE SEGUINTE
Corredor na 1ª base e 3ª base, dois “outs”. O
batedor acertou um “hit” à frente do jardineiro central. O corredor da 3ª base pisou o “home plate”. O
corredor da 1ª base passou pela 2ª base, sem pisá-la, e tentou avançar à 3ª
base; foi declarado “out” em apelação.
Decisão: Nessa jogada não foi anotado ponto porque
a 3ª eliminação ocorreu em jogada forçada. Quando um corredor forçado a avançar
é declarado “out” por ter omitido a base seguinte, a interpretação que se deve
dar é que esse corredor foi eliminado antes de chegar àquela base, ou seja, foi
eliminado em jogada forçada.
[Beisebol
- Regras: 2.00 “FORCE PLAY”, 4.09 (a) – EXCEÇÃO (2), 7.08 (e), 7.10 (b)]
(Softbol
– Regras: 1 – Seção 35, 5 – Seção 7b-2, 8 – Seção 9c, 8 – EFEITO – Seção 9g-j)
terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
ARBITRAGEM (BEISEBOL) - MECÂNICA PARA O SISTEMA DE QUATRO ÁRBITROS - PARA CATEGORIAS MAIORES (14)
COM CORREDOR NA 3ª BASE
(a) QUANDO O ÁRBITRO DA 3ª BASE VAI ATRÁS DA BOLA REBATIDA PARA O
ESPAÇO ENTRE O JARDINEIRO ESQUERDO E A
CERCA LATERAL DO JARDIM ESQUERDO
Árbitro
da 1ª base: Verificar se o batedor-corredor pisa a 1ª base;
preparar-se para uma jogada no “home base” se o árbitro de “home” for cobrir a
3ª base.
Árbitro
da 2ª base: Preparar-se para uma jogada na 2ª base.
Árbitro
da 3ª base: Ir atrás da bola rebatida; não deve retornar até
a jogada ser concluída.
NUM TERCEIRO “STRIKE” NÃO AGARRADO O BATEDOR FOI NA DIREÇÃO DO “DUGOUT” AO INVÉS DE CORRER PARA A 1ª BASE
Nenhum corredor em base, contagem de bolas
arremessadas (“ball count”): 2 – 2 (dois “balls” – dois “strikes”). O batedor
girou o “bat” para tentar rebater o arremesso seguinte, porém seu “bat” nem
sequer teve contato com a bola. O receptor derrubou a bola. O batedor, achando
ter sido eliminado (“strikeout”), foi na direção do “dugout” ao invés de correr
para a 1ª base. O árbitro declarou-o eliminado no momento em que ele deixou o
círculo de terra que circunda o “home plate”. A equipe na ofensiva reclamou,
alegando que o batedor não deveria ser eliminado enquanto não alcançasse,
efetivamente, o “dugout”. Reclamou com razão?
Beisebol
Não. Um batedor que não percebe sua situação num
terceiro “strike” não agarrado, e que por isso não tenta avançar à 1ª base,
deve ser declarado eliminado tão logo deixe o círculo de terra que circunda o
“home plate”.
[Regra
6.09 (b) (1), Comentário – Regra 6.09 (b)]
Softbol
Sim. Desde que não
entre no “dugout”, o batedor tem o direito de correr à 1ª base a qualquer
momento.
(Regras: 8 – Seção 1b, 8 – Seção 2d-3)
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
ARBITRAGEM (BEISEBOL) - MECÂNICA PARA O SISTEMA DE QUATRO ÁRBITROS - PARA CATEGORIAS MAIORES (13)
COM CORREDOR NA 3ª BASE
RESPONSABILIDADE DE CADA ÁRBITRO EM BOLAS REBATIDAS PARA O CAMPO EXTERNO
RESPONSABILIDADE DE CADA ÁRBITRO EM BOLAS REBATIDAS PARA O CAMPO EXTERNO
(1) O árbitro
da 2ª base deve posicionar-se atrás da 2ª base (normalmente atrás do interbases),
mas ele pode ficar no lado mais perto da 1ª base (no prolongamento da linha
entre a 3ª base e a 2ª base).
(2) O
árbitro da 2ª base deve responsabilizar-se pelas bolas rebatidas para o espaço
entre a posição normal do jardineiro esquerdo e do jardineiro direito, porém,
quando se posiciona no lado mais perto do jardineiro esquerdo, além de responsabilizar-se
pelas bolas rebatidas para o espaço entre o jardineiro esquerdo e a cerca
lateral do jardim esquerdo, deve responsabilizar-se também pelas bolas
rebatidas para o jardineiro esquerdo.
(3) O árbitro da 1ª base deve responsabilizar-se
pelas bolas rebatidas para o espaço entre a posição normal do jardineiro
direito e a cerca lateral do jardim direito.
(4) O
árbitro da 3ª base deve responsabilizar-se pelas bolas rebatidas para o espaço
entre a posição normal do jardineiro esquerdo e a cerca lateral do jardim
esquerdo.
(5) O
árbitro de “home” não se responsabiliza pelas bolas rebatidas para o campo
externo.
(6) Em
princípio, a responsabilidade de cada árbitro em bolas rebatidas para o campo
externo é a mesma de quando não há corredor em base.
BOLA ESCAPA DA MÃO DO ARREMESSADOR
O arremessador
na Posição “Set”, percebendo que o corredor da 1ª base estava roubando a 2ª
base, tentou uma jogada sobre ele. Ocorre que, quando girou o corpo em direção
àquela base, a bola escapou de sua mão e foi ao solo. Recuperando-a
rapidamente, conseguiu fazer um lançamento perfeito à 2ª base; o defensor da 2ª
base recebeu a bola e tocou o corredor antes de ele alcançar a “almofada”. O
corredor é “out”?
Não.
Quando, com corredor(es) em base, o
arremessador derruba a bola enquanto está em contato com o “pitcher’s plate”, deve
ser declarado um “balk”. O corredor deve ser autorizado a avançar uma base. Na
jogada apresentada acima, o corredor tem o direito de ir à 2ª base, sem o risco
de ser eliminado.
[Regra 8.05 (k)]
No
softbol, se a bola escapar da mão do arremessador durante os movimentos de
arremesso, será declarado um “ball” ao batedor; ela permanecerá em jogo e os
corredores poderão avançar a seu próprio risco.
(Regra 6 – Seção 11)
domingo, 17 de fevereiro de 2013
ARBITRAGEM (BEISEBOL) - MECÂNICA PARA O SISTEMA DE QUATRO ÁRBITROS - PARA CATEGORIAS MAIORES (12)
COM CORREDOR NA 2ª BASE
(b) QUANDO O ÁRBITRO DA 1ª BASE VAI ATRÁS DA BOLA REBATIDA PARA O LADO
DIREITO DO JARDINEIRO CENTRAL
Árbitro
de “home”: Preparar-se para uma jogada no “home base”.
Árbitro
da 1ª base: Ir atrás da bola rebatida; não deve retornar
até a jogada ser concluída.
Árbitro
da 2ª base: Ampliar o ângulo de visão –dando alguns passos
para trás (“step back”) – e preparar-se para todas as jogadas na 2ª base.
Árbitro da 3ª base: Preparar-se
para uma jogada na 3ª base.
COMO EVITAR OU SOLUCIONAR PROBLEMAS
a) Quando perceberem que poderá ocorrer
algum problema, os árbitros, antecipando-se à reclamação por parte das equipes,
deverão reunir-se, rapidamente, e definir a decisão correta a ser tomada.
b) Quando há reclamação sobre um lance polêmico, os árbitros, primeiramente, devem verificar se o reclamante é uma pessoa credenciada (técnico ou capitão da equipe). Em seguida, depois de ouvi-lo, devem reunir-se para deliberar sobre a decisão a ser tomada.
c) Qualquer problema deve ser solucionado com tranquilidade, aplicando corretamente as regras.
d) A decisão de um árbitro não deve ser alterada em razão de uma reclamação, a não ser que um erro evidente de interpretação ou aplicação de regra seja reconhecido.
b) Quando há reclamação sobre um lance polêmico, os árbitros, primeiramente, devem verificar se o reclamante é uma pessoa credenciada (técnico ou capitão da equipe). Em seguida, depois de ouvi-lo, devem reunir-se para deliberar sobre a decisão a ser tomada.
c) Qualquer problema deve ser solucionado com tranquilidade, aplicando corretamente as regras.
d) A decisão de um árbitro não deve ser alterada em razão de uma reclamação, a não ser que um erro evidente de interpretação ou aplicação de regra seja reconhecido.
sábado, 16 de fevereiro de 2013
ARBITRAGEM (BEISEBOL) - MECÂNICA PARA O SISTEMA DE QUATRO ÁRBITROS - PARA CATEGORIAS MAIORES (11)
COM CORREDOR NA 2ª BASE
(a-2) QUANDO O ÁRBITRO DA 3ª BASE VAI ATRÁS DA BOLA REBATIDA PARA O LADO
ESQUERDO DO JARDINEIRO CENTRAL (Caso em que o corredor da 2ª base faz “tag-up”)
Árbitro
de “home”: Preparar-se para uma jogada na 3ª base.
Árbitro
da 1ª base: Verificar se o batedor-corredor pisa a 1ª base;
preparar-se para uma jogada no “home base” se o árbitro de “home” for cobrir a
3ª base.
Árbitro
da 2ª base: Verificar o “tag-up” do corredor e preparar-se
para uma jogada na 2ª base.
Árbitro
da 3ª base: Ir atrás da bola rebatida; não deve retornar até
a jogada ser concluída.
"FAIR" OU "FOUL"?
O batedor executou um “bunt”. A bola tocou o solo e parou dentro do
“batter’s box”.
Uma bola rebatida que para –ou é tocada por um defensor– dentro do
“batter’s box” é um “foul ball”. Certo?
Nem sempre. Se ela parar ou for tocada por um defensor enquanto se
encontra na parte do “batter’s box” que fica dentro do território “fair”, a
rebatida será “fair”.
(Regra 2.00 “FAIR BALL”)
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
ARBITRAGEM (BEISEBOL) - MECÂNICA PARA O SISTEMA DE QUATRO ÁRBITROS - PARA CATEGORIAS MAIORES (10)
COM CORREDOR NA 2ª BASE
(a-1) QUANDO O
ÁRBITRO DA 3ª BASE VAI ATRÁS DA BOLA REBATIDA PARA O LADO ESQUERDO DO
JARDINEIRO CENTRAL
Árbitro
de “home” : Preparar-se para uma jogada no “home base”.
Árbitro
da 1ª base: Verificar se o batedor-corredor pisa a 1ª base
e preparar-se para uma jogada na 1ª/2ª base.
Árbitro
da 2ª base: Verificar se o corredor da 2ª base pisa a 3ª
base e preparar-se para uma jogada na 3ª base.
Árbitro
na 3ª base: Ir atrás da bola rebatida; não deve retornar
até a jogada ser concluída.
JOGADOR DESIGNADO (JD)
Softbol
Fonte: OFFICIAL SOFTBALL RULE CASE BOOK, editado pela Associação de Softbol do Japão (JSA – Japan Softball Association)
No quinto “inning”, o FLEX atuou como batedor no lugar do JD
e foi eliminado na 1ª base. Quando, no sétimo “inning”, chegou novamente a vez
do JD no “batting”, o técnico da equipe na ofensiva comunicou o reingresso dele
ao árbitro de “home”. Esse reingresso deve ser permitido?
Se o JD for um jogador abridor, poderá reingressar. O técnico
deve decidir se ele jogará somente na ofensiva –nesse caso o FLEX atuará na
defensiva– ou se atuará também na defensiva –e nesse caso o FLEX será retirado
do jogo (a quantidade de jogadores ficará reduzida de 10 para 9). Tal decisão
deve ser comunicada ao árbitro de “home”.
(Regra 4 – Seção 5)
Fonte: OFFICIAL SOFTBALL RULE CASE BOOK, editado pela Associação de Softbol do Japão (JSA – Japan Softball Association)
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
ARBITRAGEM (BEISEBOL) - MECÂNICA PARA O SISTEMA DE QUATRO ÁRBITROS - PARA CATEGORIAS MAIORES (9)
COM CORREDOR NA 2ª BASE
RESPONSABILIDADE DE CADA ÁRBITRO EM BOLAS
REBATIDAS PARA O CAMPO EXTERNO
(1) O
árbitro da 2ª base deve posicionar-se dentro do quadrilátero, no lado mais
perto da 1ª base ou no lado mais perto da 3ª base (é opcional). Neste caso, não se responsabiliza pelas bolas
“fly” (ou “line drive”) rebatidas para o campo externo.
(2) O
árbitro da 1ª base deve responsabilizar-se pelas bolas rebatidas para o espaço
entre a posição normal do jardineiro central e a cerca lateral do jardim
direito.
(3) O
árbitro da 3ª base deve responsabilizar-se pelas bolas rebatidas para o espaço
entre a posição normal do jardineiro central e a cerca lateral do jardim
esquerdo.
(4) O
árbitro de “home” não se responsabiliza pelas bolas rebatidas para o campo
externo.
5) A
responsabilidade de cada árbitro em bolas rebatidas para o campo externo é a
mesma de quando há corredor na 1ª base.
Subscrever:
Mensagens (Atom)