sábado, 29 de janeiro de 2022

EXPULSÃO DE PESSOA AUTORIZADA A PERMANECER DENTRO DO CAMPO DE JOGO

O Batedor Seguinte estava dando entrevista a um jornalista quando chegou a sua vez de bater. Como a ordem do árbitro para encerrar a entrevista não foi cumprida, o entrevistador foi expulso do campo de jogo.

Foi aplicada a Regra 8.01 (e): Cada árbitro tem autoridade para, a seu critério, expulsar do campo de jogo (1) qualquer pessoa cuja função permita sua presença no campo, tais como o pessoal da manutenção do campo, porteiros, fotógrafos, jornalistas, pessoal de emissoras de TV etc. e (2) qualquer espectador ou outra pessoa não autorizada a permanecer dentro do campo de jogo.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

RECICLAGEM PARA OS ÁRBITROS DE BEISEBOL

A Associação de Árbitros e Anotadores de Beisebol e Softbol do Brasil realizará nos meses de fevereiro e março de 2022, a Reciclagem obrigatória para os árbitros de beisebol. 

Locais:

1) 05 e 06/02/2022 - Tozan (Campinas); 

2) 12 e 13/02/2022 - Londrina;

3) 19 e 20/02/2022 - Bastos; 

4) 05 e 06/03/2022 - Curitiba;

5) 12 e 13/03/2022 - Cooper;

6) 19 e 20/03/2022 - Nippon Blue Jays. 

Horário: Sábado e Domingo - 07:00: café da manhã; 08:00: início do curso prático: 12:00 almoço: 13:00: início do curso teórico: 18:00: final das atividades do dia.

Taxa: A taxa para fazer a Reciclagem é de R$ 100,00 (valor da anuidade). 

Observação: 

Sábado é Clínica para novos árbitros e domingo é Reciclagem para todos. 

Árbitros já em atividade: sábado facultativo e domingo obrigatório. Uniforme obrigatório e trazer apenas máscara de home. 

Fazer a inscrição com Sérgio Yokoya tel.: (11) 99537.9592.

Trazer comprovante de vacina da covid ou enviar por WhatsApp. Não comparecer se estiver com sintomas de covid ou gripe. 

O árbitro que não fizer a Reciclagem não poderá atuar em torneios oficiais da CBBS durante o ano de 2022.

SEGUNDO JOGO DE UMA RODADA DUPLA

Quando terminou o primeiro jogo de uma rodada dupla, começou a chover. Após aguardar aproximadamente duas horas, o árbitro do segundo jogo deu início à partida porque o tempo melhorou.

O árbitro deve iniciar o segundo jogo de uma rodada dupla, sempre que possível, e o jogo deve continuar desde que as condições do campo, as restrições locais de horário ou as condições climáticas permitam.

[Regra 4.08 (d)]

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

ÁRBITRO MUDA DECISÃO DADA ANTERIORMENTE

Numa Jogada de Toque, o árbitro da segunda base, que havia eliminado o corredor da 1ª base, mudou sua decisão. O técnico da equipe adversária solicitou um esclarecimento sobre a jogada e os critérios que ele usou para anular a decisão anterior.

Após a explicação dada pelo árbitro, ninguém pode alegar que ele deveria ter usado seus critérios de maneira diferente.

[Comentário – Regra 8.02 (c)]

domingo, 23 de janeiro de 2022

INTERVALO ENTRE OS JOGOS DE UMA RODADA DUPLA

Rodada Dupla entre as equipes “A” e “B”. A equipe local solicitou ao Presidente da Liga um intervalo maior entre os jogos para um evento especial. A solicitação deve ser atendida?

Sim. O árbitro principal deverá definir um intervalo mais longo e anunciá-lo aos técnicos oponentes. O árbitro principal do primeiro jogo deverá responsabilizar-se pelo controle do tempo de intervalo entre os jogos.

[Regra 4.08 (c) – EXCEÇÃO]

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

BOLA ARREMESSADA É DESVIADA PELO BATEDOR

Corredor na 2ª e 3ª base, nenhum “out”, contagem de arremessos: 1 "ball"2 "strikes". O receptor não agarrou o arremesso seguinte; a bola permaneceu nas proximidades do “home plate” e, inadvertidamente, foi desviada pelo batedor.

A bola fica morta. O batedor é “out” e os corredores devem retornar às bases que estavam ocupando no momento do arremesso.

[Alteração feita na Regra 6.01 (a) (1), em 2021]

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

BOLA ARREMESSADA É DESVIADA PELO CORREDOR

Corredor na 3ª base, um “out”, contagem de arremessos: um “strike”. O batedor tentou rebater o arremesso seguinte (fez “swing”); a bola passou sem ter contato com o “bat”, foi ao solo após tocar a máscara do árbitro e permaneceu nas proximidades do “home plate”. O corredor da 3ª base, que estava tentando um “home steal” (roubo de “home”), desviou essa bola, inadvertidamente.

A bola fica morta e o corredor deve retornar à base que estava ocupando no momento do arremesso.

[Alteração feita na Regra 6.01 (a) (1), em 2021]

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

BOLA ARREMESSADA É DESVIADA PELO CORREDOR

Corredor na 3ª base, um “out”, contagem de arremessos: dois “strikes”. O batedor tentou rebater o arremesso seguinte (fez “swing”); a bola passou sem ter contato com o “bat”, foi ao solo após tocar a máscara do árbitro e permaneceu nas proximidades do “home plate”. O corredor da 3ª base, que estava tentando um “home steal” (roubo de “home”), desviou essa bola, inadvertidamente.

A bola fica morta. O batedor é “out” e o corredor deve retornar à base que estava ocupando no momento do arremesso.

[Alteração feita na Regra 6.01 (a) (1), em 2021]

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

BOLA ARREMESSADA É DESVIADA PELO BATEDOR

Corredor na 1ª e 2ª base, um “out”, contagem de arremessos: 2 "balls" – nenhum "strike". O receptor não agarrou o arremesso seguinte; a bola permaneceu nas proximidades do “home plate” e, inadvertidamente, foi desviada pelo batedor.

A bola fica morta e os corredores devem retornar às bases que estavam ocupando no momento do arremesso.

[Alteração feita na Regra 6.01 (a) (1), em 2021]

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

MEMBROS DA EQUIPE NA OFENSIVA SE REÚNEM AO REDOR DE UMA BASE

Corredor na 1ª e 2ª base, um "out". Quando o corredor da 2ª base estava avançando, três jogadores da equipe na ofensiva ficaram reunidos ao redor da 3ª base, a fim de confundir e estorvar o defensor que estava esperando o lançamento, ou aumentar a dificuldade desse defensor.

O árbitro eliminou esse corredor em razão da Interferência cometida por seu(s) companheiro(s) de equipe. A bola ficou fora de jogo (bola morta). 

[Regra 6.01 (a) (4), PENALIDADE POR INTERFERÊNCIA]

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

BATEDOR ESTORVA UM DEFENSOR

Corredor na 3ª base, um eliminado. O batedor estorvou um defensor que estava fazendo uma jogada no “home base”.

O corredor é eliminado e a bola torna-se morta.

[Regra 6.01 (a) (3), PENALIDADE POR INTERFERÊNCIA]

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

CLÍNICA E RECICLAGEM DE 2022

Conforme divulgado na Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 05/01/2022, segue abaixo a programação da Clínica e Reciclagem de 2022:

Dias: 05 e 06/02/2022 - Tozan
         12 e 13/02/2022 - Londrina
         19 e 20/02/2022 - Bastos
         05 e 06/03/2022 - Curitiba
         12 e 13/03/2022 - Cooper
         19 e 20/03/2022 - Nippon Blue Jays

Alertamos que esta programação estará sujeita a Cancelamento, caso haja avanços nos casos de Covid-19 e da Gripe H3N2.

Diretoria AAA

CORREDOR DESVIA O CURSO DE UMA BOLA REBATIDA

Corredor na 2ª e 3ª base, um eliminado. A bola rebatida foi rolando sobre o território “foul” e se aproximou da linha de “foul” da 3ª base. O corredor da 3ª base desviou o seu curso, intencionalmente, e impediu que ela entrasse em território “fair”.

Foi declarado eliminado por ter cometido Interferência.

A bola torna-se morta. O corredor da 2ª base deve retornar à última base que estava ocupando no momento do arremesso.

[Regra 6.01 (a) (2), PENALIDADE POR INTERFERÊNCIA]

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

BOLA ARREMESSADA DESVIADA PELO ÁRBITRO TOCA O BATEDOR-CORREDOR

Contagem de arremessos: 32. O batedor tentou rebater o arremesso seguinte. A bola passou sem ter contato com o “bat” e foi ao solo após tocar a máscara do árbitro. Se essa bola for desviada pelo receptor ou árbitro e, subsequentemente, tocar o batedor-corredor, deve ser declarada uma Interferência?

Não, a menos que, na opinião do árbitro, o batedor-corredor tenha estorvado, claramente, o receptor tentando apanhar a bola.

[Comentário – Regra 6.01 (a) (1)]

domingo, 9 de janeiro de 2022

BATEDOR-CORREDOR ESTORVA O RECEPTOR

Corredor na 2ª e 3ª base, um eliminado, contagem de arremessos: 1 – 2. O batedor tentou rebater o arremesso seguinte. A bola passou sem ter contato com o “bat” e, após tocar a luva do receptor, foi ao solo. No momento em que o receptor se preparou para apanhar a bola, o batedor-corredor chocou-se com ele e o estorvou, claramente; foi declarado "OUT" por ter cometido Interferência. Os corredores retornaram às bases que estavam ocupando no momento do arremesso.

Foi aplicada a Regra 6.01 (a) (1): É Interferência de um batedor ou corredor quando, depois de um terceiro "strike" não agarrado, o batedor-corredor estorva, claramente, o receptor que está tentando apanhar a bola. Tal batedor-corredor é "out", a bola torna-se morta, e todos os outros corredores retornam às bases que ocupavam no momento do arremesso.

sábado, 8 de janeiro de 2022

“STRIKEOUT”

Contagem de arremessos: 2 – 2. O arremesso seguinte triscou o “bat”, bateu no “mitt”* e foi de encontro ao corpo do receptor; este conseguiu apanhar a bola com ambas mãos contra o seu corpo antes de ela tocar o solo. O árbitro eliminou o batedor (“strikeout”). Decisão correta?

Sim. Quando ocorre um “foul tip” é contado um “strike”.

[Comentário – Regra 5.09 (a) (2)]

Mitt” é um tipo especial de luva que oferece maior proteção à mão de uma pessoa. No beisebol e softbol, há luva especial para receptor - “catcher’s mitt” (kaetshar’s mitt)– e também para defensor da primeira base – “first (baseman’s ) mitt” [farst (béismaen's) mit].

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

DEFENSOR APANHA UM “FLY” NA BEIRA DO “DUGOUT"

No momento em que estava tentando apanhar uma bola “fly” na beira do “dugout”, o defensor foi amparado por jogadores da equipe na ofensiva, para evitar uma queda evidente. Se ele conseguir efetuar a defesa, a pegada é válida?

Sim.

[Regra 5.09 (a) (1) - Comentário - “CATCH”]

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Comunicado Oficial: Campeonatos Brasileiros de Beisebol e Softbol em 2022 (Primeiro Trimestre)

Acesse: cbbs.com.br

PÚBLICO ESTORVA UM DEFENSOR

Quando o jardineiro esquerdo se esticou sobre uma cerca para apanhar uma bola “fly”, um torcedor o estorvou e impediu que ele efetuasse a defesa. Deve ser declarada uma Interferência do espectador?

Não.

Não deve ser declarada uma Interferência quando um defensor se estica sobre uma cerca, grade, corda ou para dentro das arquibancadas para apanhar uma bola e o público estorva a sua ação, impossibilitando a pegada. Ele faz isso a seu próprio risco.

[Regra 5.09 (a) (1) - Comentário - “CATCH”]

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Atletas aprovados para Academia CBBS-Ibiúna 2022

Acesse: cbbs.com.br

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Workshop para anotadores e Clínica para árbitros de beisebol

Acesse: cbbs.com.br

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

PEGADA LEGAL (“CATCH”)

Foul Fly”. O defensor da 3ª base saltou sobre o topo da cerca lateral e efetuou a defesa. A pegada é válida?

Sim.

Um defensor pode saltar sobre o topo de uma cerca, ou sobre lonas que podem estar em território “foul”, e apanhar uma bola “fly”.

[Regra 5.09 (a) (1) - Comentário - “CATCH”]

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

PEGADA LEGAL (“CATCH”)

O jardineiro central esticou-se sobre a cerca e apanhou a bola rebatida que, certamente, sairia do campo, em voo. A pegada é válida?

Sim.

Um defensor pode esticar-se sobre uma cerca, grade, corda ou outra linha demarcatória para efetuar uma pegada.

[Regra 5.09 (a) (1) - Comentário - “CATCH”]

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

PEGADA LEGAL (“CATCH”)

Fly” em direção ao espaço entre jardim central e jardim direito. O jardineiro central tentou efetuar a defesa. A bola pulou para frente após bater na sua luva e foi agarrada antes de tocar o solo. Pegada legal?

Sim.

Uma pegada é legal se a bola é finalmente retida por um defensor, ainda que tenha havido “malabarismo” (tenha “pipocado” após bater na luva).

[Regra 5.09 (a) (1) - Comentário - “CATCH”]

sábado, 1 de janeiro de 2022

NÃO FOI ANOTADO PONTO

Dois eliminados, bases cheias. Rebatida indefensável em direção ao espaço entre o interbases e o defensor da 3ª base. O corredor da 3ª base pisou o “home plate”; o da 2ª base foi eliminado na 3ª base em Jogada Forçada (terceira eliminação). Foi anotado ponto?

Não.

Não deve ser anotado um ponto se o corredor avança ao “home base” durante uma jogada em que a terceira eliminação é feita sobre qualquer corredor, em jogada forçada.

[Regra 5.08 (a) – EXCEÇÃO (2)]

BOAS FESTAS!

           DESEJAMOS A TODOS 

                                                   UM 

                                                        FELIZ ANO NOVO!