sábado, 31 de julho de 2021

ARREMESSADOR AMBIDESTRO

arremessador que estava arremessando com a mão direita deixou o terceiro batedor ‘andar’ (“walk”); e para enfrentar o batedor seguinte, passou a arremessar com a mão esquerda. O técnico da equipe adversária reclamou, mas o árbitro permitiu essa mudança.

O arremessador pode efetuar arremessos com a outra mão depois que o batedor se torna um corredor.

[Regra 5.07 (f)]

quinta-feira, 29 de julho de 2021

BOLA ARREMESSADA ATINGE O BATEDOR

O batedor tentou evitar ser atingido por uma bola arremessada que estava passando na zona de “strike”. Ele deve ser autorizado a ir à 1ª base?

Não. Deve ser declarado um “strike”.

Regra 5.05 (b) (2): … Se a bola está na zona de “strike” quando atinge o batedor, deve ser declarado um “STRIKE”, independentemente de ele ter tentado evitar a bola ou não. Se a bola está fora da zona de “strike” quando atinge o batedor –e este não tenta evitar ser atingido– deve ser declarado um “BALL”.

terça-feira, 27 de julho de 2021

CORREDOR DA 1ª BASE ULTRAPASSA A 2ª BASE

O batedor foi autorizado a ir à 1ª base (“base on balls”*). O corredor da 1ª base, que estava tentando um “steal” (roubo de base), ultrapassou a ‘almofada’, após tocá-la. O interbases, de posse da bola que lhe foi lançada pelo receptor, deu um toque nele.

Decisão: o corredor é “out”.

[Comentário – Regra 5.05 (b) (1)]

BASE ON BALLS” (BASE POR “BALLS”) é a concessão da primeira base garantida a um batedor quando: (a) durante a sua vez de bater, recebe quatro arremessos fora da zona de “strike”; (b) o técnico da equipe na defensiva informa o árbitro sobre sua intenção de deixá-lo “andar” (“walk”). Se o técnico informa o árbitro sobre essa intenção, o árbitro deve conceder a primeira base ao batedor como se ele tivesse recebido quatro arremessos fora da zona de “strike”.

domingo, 25 de julho de 2021

“FORFEITED GAME” (JOGO CONFISCADO)

Já passaram 40 anos desde que uma equipe da Major League foi punida pela última vez, por estar protelando, ou tentando deliberadamente retardar um jogo. Em 18 de julho de 1954, enfrentando Philadelphia Phillies em seu campo em Sportsman’s Park, St. Louis Cardinals perdia por 8 – 1, no segundo jogo de uma rodada dupla adiado por motivo de chuva , quando, na primeira metade do quinto “inning”, com um “out”, começou a escurecer. Como o jogo ainda não havia se tornado Regulamentar, e as regras não permitiam acender as luzes do estádio para continuar o jogo, o técnico do Cardinals, Eddie Stanky, achou ter encontrado uma maneira de escapar da derrota.

Após mudar os arremessadores duas vezes no quinto “inning”, apesar de Phils ter rebatido apenas um “hit” (rebatida indefensável), Stanky foi ao seu “bullpen” pela terceira vez. Os árbitros já tinham advertido Stanky de que suas táticas visavam retardar o jogo. Quando o chefe dos árbitros, Babe Pinelli, viu Stanky acenar para Tom Poholsky, pegou o telefone do campo e anunciou que o jogo estava confiscado a favor de Phils. Como tinham sido jogados menos de cinco“innings”, o anotador oficial não anotou os últimos dados. Vários jogadores do Phils ficaram sem saber a quantidade de rebatidas indefensáveis que haviam dado e a quantidade de pontos que tinham empurrado, e o novato Bob Greenwood não teve acesso ao registro de uma vitória (quase certa) no seu primeiro jogo na Major League.

Fonte: Rules of Baseball, de David Nemec

sábado, 24 de julho de 2021

BATEDOR-CORREDOR É ELIMINADO POR TER ULTRAPASSADO O CORREDOR DA 1ª BASE

Corredor na base, nenhum eliminado. Rebatida “fly” para o campo externo. O corredor não saiu da base, achando que a bola seria apanhada no ar. O jardineiro esquerdo, porém, tocou a bola –que estava passando sobre a cerca– com a luva e jogou-a para dentro do campo de jogo. O batedor-corredor passou pela 1ª base, legalmente, e continuou a corrida em direção à 2ª base, mas parou. Enquanto isso, o corredor arrancou em direção à 2ª base e alcançou-a tranquilamente; o batedor-corredor retornou à 1ª base. A equipe na defensiva reclamou sobre a falta cometida pelo batedor-corredor.

Os árbitros se reuniram e eliminaram o batedor-corredor; o corredor permaneceu na 2ª base.

Foi aplicada a Regra [Regra 5.09 (b) (9)]: Um corredor é eliminado quando ultrapassa um corredor precedente antes que esse corredor seja eliminado.

terça-feira, 20 de julho de 2021

FORAM ANOTADOS TRÊS PONTOS COM UM “GROUNDER”*

Bases cheias, um “out”. A bola rebatida (ground ball”*) foi em direção à linha de “foul” entre o “home plate” e a 3ª base. O arremessador empurrou-a com sua luva para o território “foul” (a bola estava sobre a linha de “foul”* quando teve contato com a luva). O árbitro de “home” sinalizou – “FAIR BALL”. Os corredores pisaram o “home plate” e o batedor-corredor chegou à 2ª base. O técnico reclamou e foi expulso do jogo.

Uma bola rebatida que para sobre a linha de “foul” entre o “home base” e a 1ª base, ou entre o “home base” e a 3ª base, ou que toca (ou é tocada por) um defensor, enquanto está sobre a linha de “foul” entre o “home base” e a 1ª base, ou entre o “home base” e a 3ª base, é “fair ball”, já que as linhas de “foul” estão em território “fair”.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS: “FAIR BALL (REBATIDA VÁLIDA), “FAIR TERRITORY (TERRITÓRIO “FAIR”)]

Grounder” = “Ground Ball”: É uma bola rebatida que vai rolando ou dando saltos baixos sobre o solo.

domingo, 18 de julho de 2021

LUVA DO DEFENSOR DA PRIMEIRA BASE

 Regra 3.05 – Luva do Defensor da Primeira Base

O defensor da primeira base pode usar uma luva ou “mitt” de couro que não tenha mais de 13 polegadas (33,02 cm) de comprimento, da parte superior até a parte inferior, e não mais de 8 polegadas (20,32 cm) de largura através da palma, medidas da base da forquilha do polegar até a borda externa do “mitt”. O espaço entre a seção do polegar e a seção dos dedos do “mitt” não deve exceder 4 polegadas (10,16 cm) na parte superior do “mitt” e 3 ½ polegadas (8,89 cm) na base da forquilha do polegar. O “mitt” deve ser confeccionado de tal forma que esse espaço seja permanentemente fixo e não possa ser aumentado, estendido, alargado ou aprofundado pelo uso de alguns materiais ou algum processo. A rede do “mitt” não deve medir mais de 5 polegadas (12,70 cm) do seu topo até a base da forquilha do polegar. A rede pode ser formada, ou com cordões que se entrelaçam, passando através de furos feitos no couro, ou com uma peça de couro no centro, que pode ser uma extensão da palma, ligada ao “mitt” com cordões, e construída de tal forma que não exceda as medidas acima mencionadas. O trançado não deve ser feito de cordões entrelaçados ou enrolados, e não pode formar uma espécie de alçapão de rede. A luva pode ser de qualquer peso.

Até 1938 um defensor da primeira base podia ainda usar uma luva de qualquer tamanho ou formato que desejasse. O defensor da primeira base do Detroit, Hank Greenberg, mudou isso repentinamente, quando inventou uma luva com rede tão sofisticada que parecia uma rede de pesca. Antes da temporada de 1939, foi criada uma regra segundo a qual a luva do defensor da primeira base não poderia mais ter mais de 12 polegadas da parte superior à inferior, e não mais de 8 polegadas através da palma, e o polegar deveria estar ligado à palma com cordão de couro. Esse modelo, que foi apresentado em 1941 rapidamente se tornou a luva-padrão para defensor da 1ª base, foi prudentemente projetado para estar de acordo com a nova regra.

Fonte: The Rules of Baseball, de David Nemec

sexta-feira, 16 de julho de 2021

É PERMITIDO PROTESTAR O JOGO?

Jogo “A” vs. “B”. Segunda metade do nono “inning”. Corredor na 3ª base, dois eliminados, “ball count” (contagem de arremessos): 2 – 2, placar: “A” 3 x 3 “B”. O árbitro de “home” declarou um “balk” aplicando a Regra 6.02 (a) (5). Argumentando que o árbitro prejudicou sua equipe ao aplicar incorretamente a regra, o técnico da equipe “A” reclamou. Ele pode protestar o jogo?

De acordo com a alteração feita na Regra 7.04, em 2020, não é permitido protestar um jogo, alegando que o árbitro aplicou uma regra de forma errada.

quarta-feira, 14 de julho de 2021

TÉCNICO QUE ESTÁ SUSPENSO

Um técnico que está cumprindo pena de suspensão entrou no campo, uniformizado, para participar do treino pré-jogo. Isso é permitido?

Sim, de acordo com a alteração feita na Regra 6.04 (d), em 2020.

Comentário – Regra 6.04 (d): Um técnico, “coach” ou jogador que está suspenso pode estar de uniforme e pode participar de atividades pré-jogo normais do Clube. Durante o jogo, porém, pessoas que estão suspensas (técnico, “coach” ou jogador) têm de estar sem uniforme, não podem permanecer no “dugout”, e têm de estar longe de áreas onde jogadores costumam ficar. Pessoas suspensas não têm permissão também para permanecer na sala da imprensa ou em qualquer parte de áreas de transmissão durante o andamento de um jogo, mas podem assistir ao jogo das arquibancadas ou de um local adequado.

segunda-feira, 12 de julho de 2021

BATEDOR-CORREDOR ELIMINADO APÓS ULTRAPASSAR A 1ª BASE CORRENDO

O batedor-corredor, após ultrapassar a 1ª base correndo fez um movimento, que o árbitro da 1ª base interpretou como intenção de ir para 2ª base, e foi eliminado por toque.

Um corredor é eliminado quando não retorna imediatamente à 1ª base depois de ultrapassá-la correndo ou deslizando. Se tentar correr para a 2ª base, poderá ser eliminado por toque.

[Regra 5.09 (b) (11)]

domingo, 11 de julho de 2021

ÁRBITRO PRINCIPAL

Regra 8.03 – Posição do Árbitro

(a) O árbitro principal deve posicionar-se atrás do receptor. (Geralmente ele é denominado árbitro de “home”.) Suas obrigações serão:

(1) Ter o comando total do jogo e ser o responsável pela correta condução da partida.

(2) Declarar e contar os “balls” e “strikes”.

(3) Decidir e declarar se uma bola rebatida é “fair” ou “foul”, exceto aquelas que, normalmente, são de responsabilidade dos árbitros de campo.

(4) Tomar todas as decisões sobre o batedor.

(5) Tomar todas as decisões, exceto aquelas normalmente reservadas aos árbitros de campo.

(6) Decidir quando um jogo deve ser com,fiscado (“forfeited game”).

(7) Se tiver sido fixado um limite de tempo, anunciar o fato e o tempo estabelecido antes do início do jogo.

(8) Informar o Anotador Oficial sobre a Ordem de Batedores Oficial (“Official Batting Order”) e sobre quaisquer alterações que forem solicitadas na escalação e na ordem de batedores.

(9) Anunciar algumas regras especiais de campo, a seu critério.

A Liga Nacional (National League) e a Liga Americana (American League) nem sempre tiveram as mesmas regras sobre as responsabilidades do árbitro de “home” e as de um ártitro de base. Como um exemplo, um ato ilegal do arremessador (“balk”), que pode ter custado a St. Louis Cardinals a penalidade da Liga Nacional , em 1949, não poderia ter acontecido da mesma forma naquele ano na Liga Americana. Originalmente, foi relatado para explicar isso, que o árbitro de “home” Bill Stewart declarou um “balk”, mas, na verdade, o árbitro da 2ª base Jocko Conlan aplicou a penalidade ao arremessador do Giants Adrian Zabala pela infração e mandou Nippy Jones a bater outra vez. Na Liga Nacional, qualquer árbitro, em 1949, podia penalizar um arremessador por não dar uma parada completa após o “stretch” (movimento preliminar natural), antes de efetuar o arremesso, ao passo que, na Liga Americana, somente um “official” (pessoa autorizada) tinha permissão para transferir esse julgamento ao árbitro de “home”.

Fonte: The Rules of Baseball, de David Nemec


sexta-feira, 9 de julho de 2021

INTERFERÊNCIA INTENCIONAL

Rebatida “line drive”* forte. A bola passou sobre a 3ª base, tocou o solo em território “fair” e desviou para o território “foul”. O policial que estava a serviço nas proximidades da cerca lateral chutou-a para o território “fair”.

Deve ser declarada uma Interferência intencional. A bola fica morta, e o árbitro deve impor as penalidades que, na sua opinião, anularão o ato da Interferência.

Para decidir se uma interferência é intencional ou não, o árbitro deve basear-se na ação da pessoa. Por exemplo: um gandula (recolhedor de “bat” ou catador de bola), policial, etc. faz um esforço para não ser atingido por uma bola lançada ou rebatida, mas, mesmo assim, não consegue evitar o incidente. Nesse caso, ele estaria envolvido numa interferência não intencional. Se, porém, ele pegar, segurar, tocar a bola ou empurrá-la/chutá-la, intencionalmente, tal ato será interpretado como uma interferência intencional.

[Alteração feita na Regra 6.01 (d), em 2020]

Line Drive” é uma bola rebatida que vai em linha reta, com força, do “bat” a um defensor, sem tocar o solo.

quarta-feira, 7 de julho de 2021

ARREMESSADOR SUBSTITUTO

No momento em que um arremessador substituto estava enfrentando o terceiro batedor consecutivo, ocorreu a terceira eliminação (o corredor da 1ª base foi declarado “out” ao tentar roubar a 2ª base). No “inning” seguinte foi anunciada a substituição do primeiro batedor desse “inning”. O arremessador substituto tem de enfrentar o novo batedor para cumprir a exigência de arremessar para três batedores consecutivos?

Sim; a obrigação de satisfazer essa exigência deve continuar, de acordo com a alteração feita na Regra 5.10 (i), em 2020.

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Balk

O arremessador na Posição "Set" recebeu as senhas do receptor e, quando se preparava para iniciar o arremesso, derrubou a bola.

Regra 6.02 (a) (11): Se há corredor(es) em base, deve ser declarado um "balk" quando o arremessador, enquanto está em contato com o "pitcher's plate", deixa a bola escapar ou cair de sua mão ou luva, acidental ou intencionalmente.

Comentário - Regra 6.02 (b): Se uma bola que escapa da mão de um arremessador cruza a linha de "foul", deve ser declarado um "ball"; caso contrário, deve-se considerar que não houve arremesso. Isto seria um "balk" com corredor(es) em base. 

domingo, 4 de julho de 2021

“FORFEITED GAME” (JOGO CONFISCADO)

 


 Regra 7.03

(a): Um jogo pode ser confiscado a favor da equipe contrária quando uma equipe:

(1) Não se apresenta no campo, ou, mesmo tendo se apresentado, se recusa a começar o jogo dentro de cinco minutos após o árbitro principal ter declarado “PLAY” para iniciá-lo na hora marcada, a menos que o atraso em se apresentar, na opinião do árbitro principal, tenha sido inevitável.

Tecnicamente, a última vez que um jogo da Major League foi confiscado porque uma equipe não compareceu foi em 1.902, quando Baltimore Orioles não conseguiu colocar sua equipe no campo para um jogo da American League (contra St. Louis Browns), em 17 de julho. Orioles estava em desordem total na época, depois que John Mc-Graw (ex-jogador da Liga Nacional) deixou a equipe para jogar no New York Giants e incentivou vários jogadores importantes a voltar com ele à Liga Nacional.

Antes disso, a última vez que uma equipe foi punida por não ter se apresentado para o jogo foi em 25 de maio de 1.893, quando Chicago White Stockings não compareceu ao jogo contra Lousville Colonels. Na década de 1.890, confisco de jogo por não comparecimento ao campo era raridade, mas dez anos antes, em razão da vagarosidade de viagem de trem, isso era bastante comum. Em setembro de 1.884, Washington Unions obteve duas vitórias no espaço de 12 dias quando Pittsburg Stogies (primeiro) e Cincinnati Outlaw Reds (depois) não conseguiram chegar ao campo (do Washington) na hora do jogo em razão de atraso de trens.

Fonte: The Rules of Baseball, de David Nemec

sexta-feira, 2 de julho de 2021

SUBSTITUIÇÃO DE ARREMESSADOR

Corredor na 3ª bases, dois eliminados. O arremessador foi substituído. O novo arremessador deixou o batedor ‘andar’ (“walk”, “base on balls”). Quando ele iniciou os movimentos de arremesso para o batedor seguinte, o corredor da 1ª base tentou roubar a 2ª base, mas foi eliminado e completou a terceira eliminação. O arremessador tem de retornar no “inning” seguinte para satisfazer a exigência da obrigatoriedade de arremessar para três batedores consecutivos?

Não. Ele pode ser removido do jogo; porém, se retornar, terá de arremessar para dois batedores.

[Alteração feita na Regra 5.10 (g), em 2020]