segunda-feira, 30 de novembro de 2020

OBSTRUÇÃO

Todas as vezes que ocorre uma Obstrução a bola fica morta. Correto?

Não.

A bola fica morta se a falta é cometida por um defensor enquanto está ocorrendo uma jogada sobre o corredor obstruído, ou se o batedor-corredor é obstruído antes de tocar a 1ª base. Nesse caso, o corredor/ batedor-corredor pode avançar, sem o risco de ser eliminado, às bases que, na opinião do árbitro, teria alcançado se o defensor não tivesse cometido a falta (ao corredor obstruído deve ser concedida pelo menos uma base além da última base tocada legalmente antes da Obstrução. Os corredores precedentes que forem forçados a deixar suas bases em razão Obstrução poderão avançar, sem o risco de serem eliminados.

[Regra 6.01 (h) (1)]

Se não estiver ocorrendo jogada sobre o corredor obstruído, o jogo deverá prosseguir, e somente depois que todas as ações estiverem concluídas, o árbitro deverá declarar “TIME” e impor as penalidades que, na sua opinião, anularão o ato da Obstrução. Nessa situação, um corredor obstruído pode avançar além da base a que tem direito, correndo o risco de ser eliminado.

[Regra 6.01 (h) (2), Comentário – Regra 6.01 (h) (2)]

sábado, 28 de novembro de 2020

CORREDOR NÃO PISA A 2ª BASE NO RETORNO À 1ª BASE

Dois eliminados, corredor na 1ª base. “Fly” na direção da linha de “foul” do “right field” (jardim direito). O jardineiro direito derrubou a bola após tocá-la com sua luva (decisão do árbitro da 1ª base: “FOUL BALL”). O corredor, que estava avançando à 3ª base, retornou, sem pisar a 2ª base. Se houver apelação, deve ser eliminado? 

Não. Quando a bola está morta, o corredor pode retornar diretamente para a base que estava ocupando.

[Regra 5.06 (b) (1))]

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

INTERFERÊNCIA DA DEFENSIVA

Corredor na 2ª base. Apesar da Interferência cometida pelo receptor no momento em que fez “swing”, o batedor acertou um “base hit” (rebatida indefensável) e chegou à 1ª base. O corredor pisou o “home plate”, mas foi eliminado por ter omitido a 3ª base. O técnico da equipe na ofensiva pode optar pela penalidade da Interferência?

Não. Como o batedor chegou à 1ª base e o corredor avançou duas bases, a falta cometida pelo receptor não é levada em consideração.

[Beisebol – Regra 5.05 (b) (3), Comentário Regra 5.05 (b) (3)]

[Softbol – Regra 5.5.1 (d), Efeito: Regra 5.5.1 (d)]

No softbol, a falta cometida pelo receptor é tratada como Obstrução [Regra 5.1.32 (a)].

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

“FAIR BALL” OU “FOUL BALL”?

O jardineiro esquerdo tentou apanhar um “fly” nas proximidades da linha de “foul”, mas derrubou a bola após tocá-la com sua luva. A bola estava em território “foul” quando foi tocada, mas o defensor estava em território “fair”.

É “foul ball”.

Um “fair fly” / “foul fly” deve ser julgado de acordo com a posição da bola em relação à linha de ”foul”, incluindo o poste de “foul”, e não pela posição do defensor –se ele está em território “fair” ou “foul”– no momento em que toca a bola.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS: “FAIR BALL” (REBATIDA VÁLIDA), “FOUL BALL” (REBATIDA NULA)]

sábado, 21 de novembro de 2020

“FLY BALL” PASSA POR CIMA DA CERCA DO CAMPO EXTERNO

Fair Fly” para as proximidades do poste de “foul” do jardim esquerdo. Quando o jardineiro esquerdo saltou para efetuar a defesa, a bola bateu na ponta de sua luva e passou sobre a parte da cerca em território “foul”. É “foul ball”?

Não. O batedor deve ser autorizado a avançar duas bases. Se a bola tivesse passado sobre a cerca em território “fair”, seria um “home run”, a menos que essa cerca esteja situada num ponto com menos de 250 pés (76,199 m) do “home plate”; nesse caso, a concessão é de duas bases.

[Regra 5.05 (a) (9)]

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

BOLA ARREMESSADA ATINGE O BATEDOR

Corredor na 2ª base, um “out”, contagem de arremessos: 1 – 2. O batedor tentou rebater o arremesso seguinte. Quando ele fez “swing”, a bola atingiu as mãos e foi rolando para o território “foul”. É “foul ball”?

Não. O batedor é “out” (“strikeout”). A bola torna-se morta.

Um batedor é eliminado quando tenta rebater um terceiro “strike” e a bola toca qualquer parte do seu corpo.

[Regra 5.09 (a) (6)]

A bola torna-se morta quando uma bola arremessada toca um batedor, ou a sua roupa, enquanto ele está posicionado legalmente no “batter’s box”.

[Regra 5.06 (c) (1)]

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

“INFIELD FLY” – DEFENSOR DERRUBA A BOLA

Corredor na 1ª e na 2ª bases, um out. Fly ao campo interno. Quando o interbases se posicionou para efetuar a defesa, o árbitro da 2ª base declarou “Infield Fly!” e eliminou o batedor. O defensor, porém, deixou a bola cair, intencionalmente, após tocá-la com a luva. Como a bola desviou em direção à ‘almofada’ da 2ª base, o corredor da 2ª base tentou chegar à 3ª base, mas foi eliminado por toque. O técnico da equipe na ofensiva reclamou, alegando que o correto seria aplicar a Regra 5.09 (a) (12) [Regra de Bola Derrubada Intencionalmente] e mandar o corredor retornar à 2ª base.

Reclamação improcedente.

Quando é declarado um Infield Fly, os corredores podem avançar a seu próprio risco. Se num Infield Fly declarado o defensor derrubar, intencionalmente, um fair fly, a bola continua em jogo, a despeito da Regra 5.09 (a) (12). A regra de Infield Fly terá prioridade.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS: “INFIELD FLY”, Comentário - (“INFIELD FLY”)]

sábado, 14 de novembro de 2020

NÃO É “FOUL TIP”; É “FOUL BALL”

Contagem de arremessos: 0 – 2 (nenhum “ball” - dois “strikes”). O batedor tentou rebater o arremesso seguinte. A bola roçou levemente o “bat”, foi diretamente ao corpo do receptor e, no rebote, foi agarrada antes de tocar o solo. O batedor deve ser eliminado?

Não. Deve ser declarado um “foul ball”; seria eliminado se a bola tivesse tocado primeiro a mão ou a luva do receptor.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS: “FOUL TIP”, Comentário – Regra 5.09 (a) (2), Comentário – Regra 5.09 (b) (5)]



CBBS - NOTÍCIA

 Academia WBSC

Acesse: cbbs.com.br

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

“FOUL TIP”*

Quando o corredor da 1ª base estava tentando um “steal” (roubo de base), ocorreu um “foul tip”. O interbases, de posse da bola que lhe foi lançada pelo receptor, deu início a um “run-down play”*. Se o corredor conseguir chegar à 2ª base, deve ser declarado “safe”?

Sim, já que num “foul tip” a bola permanece em jogo.

Comentário – Regra 5.09 (b) (5): Os corredores não precisam retocar a base num “foul tip”. Eles podem roubar base num “foul tip”. Se um “tip” não é agarrado legalmente, torna-se um “foul” comum. Os corredores, então, têm de retornar a suas bases.

*“FOUL TIP” é uma bola rebatida que vai brusca e diretamente do “bat” às mãos do receptor e é agarrada legalmente. Se a bola vai do “bat” ao corpo, máscara ou protetor do receptor e, no rebote, é agarrada antes que toque o solo, a pegada não é legal, a menos que essa bola tenha tocado primeiro a sua mão ou o seu “mitt”. Se a bola não é agarrada legalmente, é um “foul ball”, e não um “foul tip”. Por cada “foul tip” é contado um “strike”. A bola permanece em jogo.

*“RUN-DOWN PLAY” (JOGADA DE PERSEGUIÇÃO) é uma jogada em que a defensiva tenta eliminar um corredor entre bases.

(DEFINIÇÕES DE TERMOS)

terça-feira, 10 de novembro de 2020

CORREDOR PISA O “HOME PLATE” DEPOIS DE OCORRIDO O TERCEIRO “OUT”.

Bases cheias, dois eliminados. O batedor foi autorizado a ocupar a 1ª base (“base on balls”). O corredor da 3ª base pisou o “home plate” depois que o da 2ª base foi eliminado por toque ao ultrapassar a 3ª base. Foi anotado ponto?

Sim. Isso porque, nesse caso, o direito do corredor da 3ª base avançar não é afetado, uma vez que ele já havia sido “empurrado” pelo batedor mandado à 1ª base.

[Comentário - Regra 5.06 (b) (3) (B)]

sábado, 7 de novembro de 2020

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

BOLA ARREMESSADA TOCA O SOLO E PASSA PELA ZONA DE “STRIKE"

O batedor rebateu a bola arremessada que, após tocar o solo, estava passando pela zona de “strike” e chegou a salvo (“safe”) à 2ª base. A jogada é válida?

Sim.

Se o batedor rebate um arremesso que toca o solo primeiro, a ação seguinte deve ser a mesma de quando ele rebate uma bola em voo. 

[Comentário – Regra 5.05 (a)]

Um arremesso que toca o solo e passa pela zona de “strike” é um “ball”.

[Regra 5.05 (a) (3), DEFINIÇÕES DE TERMOS: “BALL” (BOLA)]

terça-feira, 3 de novembro de 2020

BOLA ARREMESSADA FICA ALOJADA NA MÁSCARA DO ÁRBITRO

Corredor na 3ª base, um eliminado, contagem de arremessos: 2 – 2 (dois “balls” – dois “strikes”). O batedor fez “swing” (girou o “bat”), mas não conseguiu rebater o arremesso. A bola passou sem ter contato com o “bat” e se alojou na máscara do árbitro. Nesse caso, a bola fica morta; o batedor é autorizado a ir à 1ª base, e o corredor anota ponto (concessão de uma base). Correto?

Sim.

[Regras: 5.05 (a) (2) (1), 5.06 (b) (4) (I)]