segunda-feira, 30 de novembro de 2020

OBSTRUÇÃO

Todas as vezes que ocorre uma Obstrução a bola fica morta. Correto?

Não.

A bola fica morta se a falta é cometida por um defensor enquanto está ocorrendo uma jogada sobre o corredor obstruído, ou se o batedor-corredor é obstruído antes de tocar a 1ª base. Nesse caso, o corredor/ batedor-corredor pode avançar, sem o risco de ser eliminado, às bases que, na opinião do árbitro, teria alcançado se o defensor não tivesse cometido a falta (ao corredor obstruído deve ser concedida pelo menos uma base além da última base tocada legalmente antes da Obstrução. Os corredores precedentes que forem forçados a deixar suas bases em razão Obstrução poderão avançar, sem o risco de serem eliminados.

[Regra 6.01 (h) (1)]

Se não estiver ocorrendo jogada sobre o corredor obstruído, o jogo deverá prosseguir, e somente depois que todas as ações estiverem concluídas, o árbitro deverá declarar “TIME” e impor as penalidades que, na sua opinião, anularão o ato da Obstrução. Nessa situação, um corredor obstruído pode avançar além da base a que tem direito, correndo o risco de ser eliminado.

[Regra 6.01 (h) (2), Comentário – Regra 6.01 (h) (2)]

Sem comentários:

Enviar um comentário