sábado, 29 de fevereiro de 2020

MLB – “INSIDE-THE-PARK HOME RUN”*

Jogo New York Mets vs. Kansas City Royals. Segunda metade do primeiro “inning”. O primeiro arremesso ao primeiro batedor do KC resultou em “inside-the-park home run”.

Veja o lance clicando aqui.

*"Inside-the-park home run" é aquela rebatida por meio da qual o batedor-corredor pisa todas as bases e anota um ponto enquanto a bola está dentro do campo de jogo (desde que não tenha havido erro da defensiva).

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

MLB – CORREDOR NÃO DESVIA DE UM DEFENSOR QUE ESTÁ TENTANDO APANHAR UM “FLY”

Corredor na 1ª e 2ª base, um “out”, contagem de arremessos: 1 – 2. “Fly” em direção à 1ª base. O corredor da 1ª base estorvou o defensor da 1ª base (não desviou dele), que estava se movimentando para efetuar a defesa. O árbitro da 1ª base eliminou-o em razão da falta cometida (Interferência). O receptor tentou apanhar a bola, mas esta foi ao solo sem ter contato com sua luva e rolou para o território “foul” ("FOUL BALL"). O batedor voltou ao “batter’s box”, e o corredor da 2ª base, que estava avançando à 3ª base, retornou.

Veja o lance clicando aqui.

[Regras: 5.09 (b) (3), 6.01 (a) (10)]

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

CORREDOR É ATINGIDO POR BOLA REBATIDA DESVIADA POR UM DEFENSOR

Corredor na 2ª base. “Ground Ball” na direção do espaço entre o interbases e o defensor da 3ª base. Este tentou efetuar a defesa jogando-se ao chão, mas não conseguiu. A bola tocou sua luva e desviou. Que decisão deve ser dada se essa bola atingir o corredor que está avançando à 3ª base, passando atrás dele?
Se, na opinião do árbitro, o interbases tinha a chance de fazer uma jogada sobre a bola, o corredor deve ser declarado “out” (Interferência da Ofensiva). A bola torna-se morta e o batedor-corredor adquire o direito de ir à 1ª base, sem o risco de ser eliminado.
[Regras: 5.09 (b) (7) – vide NOTA 1, 6.01 (a) (11), PENALIDADE POR INTERFERÊNCIA]

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

CORREDOR NÃO É “OUT” – FOI ANOTADO PONTO

Bases cheias, um “out”, contagem de arremessos: 0 – 1. Fly” ao campo interno. Foi aplicada a Regra de “Infield Fly”. A bola bateu na luva do defensor da 1ª base e foi ao chão. O corredor da 3ª base pisou o “home base” logo após o receptor receber o lançamento, com um pé tocando a base. Foi declarado “SAFE”. O técnico da equipe na defensiva reclamou, mas a decisão foi mantida. (Como foi aplicada a Regra de “Infield Fly”, o lance no “home” não foi de Jogada Forçada; para eliminar o corredor, o receptor teria de tê-lo tocado.)
O caso apresentado acima aconteceu na partida Nicarágua vs. Brasil, no Pré-Mundial – Categoria Sub23. O jogo, que estava empatado no sétimo "inning" (6 a 6), foi decidido no oitavo "inning" ("tie break"). Placar final: Nicarágua 7 x 6 Brasil.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

CORREÇÃO DE DECISÃO ERRADA

O corredor da 1ª base, ao tentar um ‘toorui’*, foi tocado pelo interbases antes de alcançar a base. No momento do toque a bola saltou da luva e foi ao chão. O árbitro não percebeu; o corredor foi declarado “OUT”. Um árbitro de outra base pode avisar que a bola caiu?
Sim. Um árbitro pode informar um companheiro, por meio de senha, sobre uma decisão claramente equivocada que ele tenha dado (para que o próprio árbitro que cometeu o erro possa corrigi-lo).
Cada equipe de árbitros deve utilizar uma série de senhas simples, para que o próprio árbitro possa sempre corrigir uma decisão claramente equivocada quando estiver convencido que cometeu um erro.
(Regra 8.00 – INSTRUÇÕES GERAIS AOS ÁRBITROS)
*‘Toorui’ é um termo japonês. Significa roubar base, roubo de base. ‘Toorui’ = “Steal” (stiil).

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

DECISÃO EQUIVOCADA DO ÁRBITRO DE “HOME”

A bola rebatida (“fly ball”) tocou o solo nas proximidades do “home plate” e rolou em direção ao território “foul”. O receptor apanhou-a depois que ela ultrapassou cerca de 30 cm a linha de “foul”. O árbitro de “home” declarou “FAIR!”, apontando para o território “fair”. Um árbitro de base pode mudar a decisão equivocada?
Não. Nenhum árbitro deve mudar uma decisão de outro árbitro, nem interferir na decisão de outro árbitro, a menos que seja solicitado a fazê-lo por esse árbitro. Se houver apelação sobre uma decisão, o árbitro que deu essa decisão poderá solicitar a opinião de outro árbitro antes de dar a decisão final.
[Regra 8.02 (c) – vide Comentário]

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

BATEDOR ESTORVA O RECEPTOR QUE ESTÁ TENTANDO SURPREENDER O CORREDOR DA 3ª BASE FORA DA ‘ALMOFADA’

Um eliminado. Quando o receptor se prepara para fazer o lançamento ao defensor da 3ª base para surpreender o corredor da 3ª base fora da 'almofada', o batedor sai do “batter’s box” e estorva  sua jogada. O corredor deve ser eliminado?

Não. Nesse caso, não deve ser aplicada a Regra 6.01 (a) (3).

Regra 6.01 (a) (3): É Interferência de um batedor ou corredor quando, com menos de duas eliminações e um corredor na 3ª base, o batedor estorva um defensor que está fazendo uma jogada no “home base”; o corredor é eliminado. 

NOTA: Não se aplica este item da regra quando o batedor estorva uma jogada do receptor que está tentando surpreender o corredor da base que está apenas fora da base, ou seja, não está tentando anotar ponto. Vide Regra 5.09 (b) (8).

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

“BALK”

Corredor na 1ª base.

Lances 1 e 3 (“Pickoff Play”*): Arremessador na Posição “Set” efetua o lançamento, sem dar um passo diretamente na direção da base.

[Regra 6.02 (a) (3)]

Lance 2: Arremessador efetua o arremesso da Posição “Set”, sem dar uma parada completa.

[Regra 6.02 (a) (13)]

Para visualizar clique aqui.

*“Pickoff Play” é aquela jogada em que o arremessador tenta segurar o corredor na base, ou eliminar o corredor que está fora da base. “Pickoff Play” = ‘Kensei’.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

CLÍNICA E RECICLAGEM 2020 EM CURITIBA

Nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2020, estivemos em Curitiba-PR, para mais uma etapa da Reciclagem 2020. Participaram 14 árbitros na Clínica e 25 árbitros na Reciclagem.



Gostaríamos de agradecer ao Gérson Trinoski, Alberto Yamamoto e Morio Tanabe pela organização desse evento.

Próximas etapas da Reciclagem 2020:
07/03/2020 - Pres. Prudente
08/03/2020 - Londrina
14 e 15/03/2020 - Gecebs
21 e 22/03/2020 - Nippon
29/03/2020 - Cooper

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

BATEDOR FORA DE ORDEM

Corredor na 2ª base. O quarto batedor bateu na vez do segundo batedor e chegou “safe” à 1ª base graças a um erro da defensiva; o corredor avançou à 3ª base. Antes do primeiro arremesso ao batedor seguinte, houve apelação sobre o erro na ordem de batedores. O árbitro eliminou o segundo batedor e mandou o corredor retornar à 2ª base.
Decisão correta.
[Regra 6.03 (b) (3) (1) e (2)]

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

OBSTRUÇÃO – CONCESSÃO DE BASES

Corredor na 1ª base. “Base Hit” (rebatida indefensável); a bola passou sobre a ‘almofada’ da 2ª base e rolou para “center field” (jardim central). O corredor pisou a 2ª base e, após dar alguns passos em direção à 3ª base, retornou. O batedor-corredor pisou a 1ª base e, ao fazer a curva para avançar à 2ª base, colidiu com o defensor da 1ª base, que estava parado observando a bola rebatida, e foi ao chão. O “center fielder” (jardineiro central) lançou ao defensor da 1ª base para tentar uma jogada sobre o batedor-corredor. O árbitro apontou a falta cometida pelo defensor da 1ª base (Obstrução).
A bola torna-se morta. Ao corredor da 1ª base deve ser concedida a 3ª base, e ao batedor-corredor, a 2ª base.
[Regra 6.01 (h) (1)]

domingo, 16 de fevereiro de 2020

“HOME RUN”

Jogo Miami Marlins vs. New York Mets. Segunda metade do sexto “inning”, NYM no ataque. Bases cheias, dois eliminados, contagem de arremessos: 2 – 2, placar MIA 0 x 7 NYM. “Fly” para “left field” (jardim esquerdo). O jardineiro esquerdo afastou-se e apanhou a bola no ar. O árbitro que acompanhou o lance sinalizou “HOME RUN” (não houve pegada legal; a bola passou sobre a cerca e voltou ao campo após tocar a tela, acima da cerca).

Clique aqui para ver o lance (no trecho 4:43 – 6:04).

sábado, 15 de fevereiro de 2020

“TAG PLAYS” (JOGADAS DE TOQUE)

Para visualizar clique aqui e aqui.

TAG” é o ato de um defensor tocar uma base com o corpo enquanto mantém a bola firmemente segura na mão ou luva; ou tocar um corredor com a bola, ou com a mão ou luva que está segurando a bola, enquanto mantém a bola firmemente segura na mão ou luva. Não é um “tag”, entretanto, se, simultaneamente ou logo após tocar a base ou um corredor, o defensor derruba a bola. Para o “tag” ser válido, o defensor deve segurar a bola por um tempo suficiente para provar que teve controle absoluto dela. Se o defensor que efetuou um “tag” derrubar a bola no momento em que está fazendo um lançamento após tocar uma base ou um corredor, decidir-se-á que o lance foi legal. Para os propósitos desta definição, qualquer joia que um jogador está usando (por exemplo: colares, braceletes, etc.) não deve ser considerada uma parte do corpo do jogador.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS: "TAG" (TOQUE)]

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

PEDAÇO DE “BAT” CAI EM TERRITÓRIO “FAIR”

Nenhum “out”, bases cheias, contagem de arremessos: 0 – 1. O defensor da 2ª base apanhou a bola rebatida (“ground ball”), pisou a 2ª base e lançou à 1ª base (“double play”). O corredor da 3ª base anotou ponto, e o da 2ª chegou à 3ª base. Com o impacto da rebatida, o “bat” se quebrou e uma parte voou em direção ao espaço entre o interbases e o defensor da 3ª base.

Clique aqui para ver o lance.

Se o pedaço do “bat” tivesse atingido o corredor da 2ª, que estava avançando à 3ª base, a bola ficaria fora de jogo (bola morta)?

Não.

Comentário – Regra 5.09 (a) (8): Um “bat” se quebra e parte dele cai em território “fair”. Se essa parte for atingida por uma bola rebatida, ou atingir um corredor ou defensor, a jogada continuará; não será declarada uma Interferência. Se a bola rebatida atingir parte do “bat” quebrado, em território “foul”, será um “foul ball”.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

BATEDOR SAI DO “BATTER’S BOX”

A equipe na defensiva pediu “TIME” para substituir um jogador. Enquanto o jogo estava paralisado, o batedor saiu do “batter’s box” e ficou fora da área de terra que circunda o “home plate”. É permitido fazer isso?
Sim.
Regra 5.04 (b) (4) (B): O batedor pode deixar o “batter’s box” e a área de terra que circunda o “home plate” quando é declarado “TIME”:
(i) em caso de acidente com ferimento ou que possa ter causado ferimento;
(ii) para substituição de jogador(es);
(iii) para uma das equipes se reunir.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

RECICLAGEM 2020

Nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2020, estivemos em Atibaia para dar início à programação de Clínicas e Reciclagens em 2020.

Participaram da Clínica 15 árbitros e da Reciclagem 34 árbitros, de diferentes clube da regional Centro-Oeste.


Agradecemos aos srs. Tsuji, Hideo Ota e Takashi Kikuchi pela organização do evento e pela ótima recepção.

Próximas etapas da Reciclagem 2020:
15 e 16/02/2020 - Curitiba
07/03/2020 - Pres. Prudente
08/03/2020 - Londrina
14 e 15/03/2020 - Gecebs
21 e 22/03/2020 - Nippon
29/03/2020 - Cooper

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

“BAT” ESCAPA DAS MÃOS DO BATEDOR E VOA NA DIREÇÃO DE UM DEFENSOR

“Line Drive” (bola rebatida que vai em linha reta, com força, do "bat" a um defensor, sem tocar o solo) no momento em que o corredor da 1ª base estava tentando roubar a 2ª base. O defensor da 2ª base preparou-se para efetuar a defesa, mas desistiu porque o “bat” que escapou das mãos do batedor estava voando na sua direção; a bola atingiu o corredor, que estava passando atrás dele.
O batedor é “out” em razão da falta cometida (Interferência). A bola torna-se morta e o corredor tem de retornar à 1ª base.
[Comentário – Regra 5.09 (a) (8)]

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

CORREDOR É OBSTRUÍDO DURANTE UM “RUN-DOWN PLAY”*

Um “out”, corredor na 3ª base. O corredor foi obstruído pelo receptor e tocado por um defensor. O árbitro da 3ª base sinalizou a falta cometida e aplicou a Regra 6.01 (h) (1).

Regra 6.01 (h) (1): Se estiver ocorrendo uma jogada sobre o corredor obstruído, ou se o batedor-corredor for obstruído antes de tocar a primeira base, a bola ficará morta e todos os corredores avançarão, sem o risco de serem eliminados, às bases que, na opinião do árbitro, teriam alcançado se o defensor não tivesse cometido a falta. Ao corredor obstruído será concedida pelo menos uma base além da última base tocada legalmente antes da Obstrução. Os corredores precedentes que forem forçados a deixar suas bases em razão da concessão de bases por Obstrução poderão avançar, sem o risco de serem eliminados.

Clique aqui para ver o lance.

*“Run-Down Play” é uma jogada em que a defensiva tenta eliminar um corredor entre bases.

domingo, 9 de fevereiro de 2020

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

REGRAS DE ANOTAÇÃO

Contagem de arremessos: 2 – 2 (dois “balls” - dois “strikes”). Houve substituição de arremessador. O novo arremessador deixou o batedor ‘andar’ (“walk”) jogando dois “balls” consecutivos.
A concessão da 1ª base ao batedor deve ser imputada ao arremessador substituto.
[Regra 9.16 (h) (3)]

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

TERCEIRO “STRIKE” – NÃO FOI AGARRADO LEGALMENTE

Nenhum corredor em base, dois eliminados, contagem de arremessos: 0 – 2 (nenhum “ball” – dois “strikes”). O arremesso seguinte tocou o solo na frente do “home plate” e pulou. O batedor tentou rebatê-lo, mas a bola passou sem ter contato com o “bat” e foi apanhada pelo receptor. Este, julgando ter completado o terceiro “out”, foi caminhando em direção ao “bench”; seus companheiros também deixaram o campo. Enquanto isso, o batedor pisou todas as bases.
Deve ser contado um ponto.
[Regra 5.05 (a) (2), Comentário – Regra 5.09 (a) (2)]

CBBS – COMUNICADO

Novos Projetos da MLB no Brasil – Fun At Bat e Play Ball – Acontecem Neste Mês de Fevereiro em Três Cidades de São Paulo

Programação e informações (Acesse: www.cbbs.com.br)

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

BATEDOR É ATINGIDO PELO ARREMESSO AO TENTAR EXECUTAR “BUNT”

Corredor na 1ª base, nenhum eliminado, contagem de arremessos: 1 – 1 (um “ball” – um “strike”). Jogada combinada: “squeeze play”*. Quando o arremessador iniciou os movimentos de arremesso, o corredor partiu para a 2ª base. No momento em que o batedor estendeu o braço direito para executar "bunt", a bola atingiu a sua mão e subiu. O receptor apanhou-a no ar e lançou à 1ª base. O corredor estava retornando quando o defensor da 1ª base recebeu a bola e pisou a 'almofada'. É "out"? 
Não. Como o batedor foi atingido pelo arremesso ao tentar rebatê-lo, deve ser declarado um “strike”. A bola torna-se morta e o corredor tem de retornar. 
[DEFINIÇÕES DE TERMOS / “STRIKE” (ARREMESSO BOM) (e), Regra 5.06 (c) (1)]
*Squeeze Play é aquela jogada em que uma equipe, com corredor na 3ª base, tenta anotar ponto por meio de um “bunt”.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

BATEDOR COMETE INTERFERÊNCIA

Corredor na 3ª base, um eliminado. Tentativa de “steal of home” (roubo de “home”). O arremessador tirou legalmente o pé de apoio para trás do “pitcher’s plate” e jogou a bola ao receptor para eliminar o corredor. O batedor rebateu essa bola. O corredor foi declarado “out” em razão da Interferência cometida por seu companheiro de equipe.
Decisão correta. Se esse lance tivesse ocorrido com dois “outs”, o batedor seria eliminado e nenhum ponto seria contado.
[Regras: 5.09 (b) (8) – vide NOTA 2, 6.01 (g) – vide NOTA 4]

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

CORREDOR ELIMINADO COMETE INTERFERÊNCIA

Corredor na 1ª e 2ª base, um eliminado. Quando o arremessador iniciou os movimentos de arremesso, os corredores dispararam para as bases seguintes. A bola rebatida (“ground ball”) foi na direção do defensor da 3ª base. Este apanhou a bola e tocou o corredor da 2ª base, porém, ao ser empurrado, derrubou a bola. O corredor da 1ª base chegou à 2ª base, tranquilamente, e o batedor-corredor pisou a 1ª base.
O corredor da 2ª base é “out” por ter sido tocado [Regra 5.09 (b) (6)]. O batedor-corredor (alvo da jogada seguinte) também deve ser eliminado por causa da Interferência cometida por seu companheiro de equipe [Regra 6.01 (a) (5)]; a bola fica fora de jogo (bola morta); o corredor da 1ª base tem de retornar [Regra 6.01 (a) – PENALIDADE POR INTERFERÊNCIA].

sábado, 1 de fevereiro de 2020

ARREMESSADORES EFETUANDO “QUICK PITCH” (ARREMESSO APRESSADO)

Clique aqui.

Os árbitros julgarão como arremesso apressado aquele efetuado antes de o batedor se posicionar razoavelmente no “batter’s box”; é um arremesso ilegal. Com corredor(es) em base, a penalidade é um “balk”; sem corredor(es) em base, é um “ball”. Arremesso apressado é perigoso; não deve ser permitido.

[Comentário – Regra 6.02 (a) (5)]