terça-feira, 30 de junho de 2020

JOGO PROTESTADO

Jogo Houston Astros (HOU) vs. New York Yankees (NYY). Primeira metade do 8º “inning”. Corredor na 2ª base, um eliminado, “ball count” (contagem de bolas arremessadas): 1 – 2, placar: 2 x 2. HOU na ofensiva. O arremessador apanhou a bola rebatida (“ground ball”) e fez um lançamento descontrolado ("wild throw") à 1ª base; o batedor-corredor chegou à 1ª base (foi declarado “safe”) e o corredor pisou o “home plate”. Como o batedor-corredor estava correndo fora da faixa de três pés (dentro do território “fair”) quando a bola foi lançada, o técnico do NYY protestou, alegando que deveria ser aplicada a Regra 5.09 (a) (11). Os árbitros se reuniram e, após conversarem sobre a jogada, mantiveram a decisão dada. O jogo teve prosseguimento sob protesto.

Regra 7.04 – Jogos Protestados: Cada Liga deve adotar regras que disciplinem o procedimento para protestar um jogo quando um técnico reclama que a decisão de um árbitro está violando estas regras. Não será permitido qualquer protesto sobre decisões que impliquem um julgamento do árbitro. Em todos os jogos protestados, o Presidente da Liga dará a decisão final.

Mesmo que a decisão protestada tenha infringido estas regras, o jogo não será repetido, a menos que, na opinião do Presidente da Liga, a infração tenha afetado desfavoravelmente as chances de vitória da equipe que apresentou o protesto.

Comentário – Regra 7.04: Sempre que um técnico apresenta um protesto por causa de uma suposta má aplicação de regras, tal protesto só será reconhecido se os árbitros forem notificados no momento em que acontece a jogada sob protesto, e antes do próximo arremesso ou antes de uma jogada ou tentativa de jogada. Um protesto que tem origem numa jogada ocorrida no fim de um jogo pode ser enviado ao escritório da Liga até as 12 horas (meio dia) do dia seguinte.

Clique aqui e veja o lance.

segunda-feira, 29 de junho de 2020

BOLA REBATIDA PARA NO “BATTER’S BOX”

Uma bola rebatida que para (ou é tocada por um defensor) dentro do “batter’s box” é um “foul ball”?

Se ela para ou é tocada enquanto está na parte do “box” que fica em território “fair”, é “fair ball”; se, porém, isso acontece enquanto está na parte que fica em território “foul”, é “foul ball”.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS: “FAIR BALL” (REBATIDA VÁLIDA), “FOUL BALL” (REBATIDA NULA)]

domingo, 28 de junho de 2020

JOGADOR VERSÁTIL

O defensor do Detroit Tigers (Romine - nº 17) atuou em todas as nove posições em um jogo. 

Para visualizar clique aqui.

sábado, 27 de junho de 2020

INTERFERÊNCIA DE UM ÁRBITRO NA DECISÃO DADA POR UM COMPANHEIRO

O árbitro de “home” pode interferir na decisão dada por outro árbitro?

Não. Nenhum árbitro deve criticar ou tentar mudar uma decisão de outro árbitro, nem interferir na decisão de outro árbitro, a menos que seja solicitado a fazê-lo por esse árbitro. Se houver apelação sobre uma decisão, o árbitro que tomou tal decisão poderá solicitar a opinião de outro árbitro antes de dar a decisão final.

[Regra 8.02 (c) – vide Comentário]

sexta-feira, 26 de junho de 2020

BOLA ESCAPA DA MÃO DO ARREMESSADOR

Corredor na 1ª e 2ª base. Contagem de arremessos: 0 – 1 (nenhum “ball” – um “strike”). A bola escapou da mão do arremessador no momento em que ele iniciou os movimentos de arremesso e rolou em direção à linha de “foul” da 3ª base. O receptor apanhou-a antes de ela cruzar a linha e lançou à 3ª base para evitar o avanço do corredor da 2ª base.
Como a bola não cruzou a linha de “foul”, é “balk”. A contagem de arremessos continua 0 – 1.
[Regra 6.02 (a) (11), Comentário – Regra 6.02 (b)]

quinta-feira, 25 de junho de 2020

CORREDOR COMETE INTERFERÊNCIA

Corredor na 3ª base, um eliminado. “Foul Fly” na direção da 3ª base. O corredor retornou à base e empurrou o defensor da 3ª base no momento em que ele se preparou para efetuar a defesa; a bola foi ao chão. Que decisão deve ser dada a este caso?
O corredor deve ser declarado “out” (Interferência da Ofensiva), e o batedor também deve ser eliminado em razão da falta cometida por seu companheiro de equipe.
Se esse lance tivesse ocorrido com dois “outs”, o batedor seria eliminado.
[Comentário – Regra 6.01 (a) Penalidade por Interferência]

quarta-feira, 24 de junho de 2020

ARREMESSADOR EFETUA UM ARREMESSO APÓS COMETER “BALK”

Corredor na 2ª base, nenhum “out”, contagem de arremessos: 1 – 1 (um “ball” – um “strike”). Arremesso descontrolado (“wild pitch”) após cometer “balk”; a bola toca o solo e desvia; o receptor apanha-a nas proximidades da cerca lateral e lança ao arremessador –que está cobrindo o “home plate”–, mas não consegue eliminar o corredor, que chega deslizando à base. Deve ser contado um ponto?
Sim. O corredor pode avançar além da base para a qual é autorizado a ir em razão da falta cometida pelo arremessador, a seu próprio risco. A contagem de arremessos continua 1 – 1, já que o arremesso é anulado.
[Regra 6.02 (a) – REGRA APROVADA]

terça-feira, 23 de junho de 2020

CORREDOR PRECEDENTE INTERFERE, INTENCIONALMENTE, NA AÇÃO DO DEFENSOR QUE ESTÁ INICIANDO UM LANÇAMENTO

Corredor na 1ª base, um “out”. A bola rebatida (“ground ball”) parou sobre a linha de "foul". O defensor da 3ª base apanhou-a e lançou à 2ª base; o corredor foi declarado "safe". Quando o defensor da 2ª base se preparou para dar continuidade à jogada, o corredor agarrou o seu braço e impediu que ele efetuasse o lançamento.
O batedor-corredor deve ser eliminado em razão da infração cometida por seu companheiro de equipe.
[Regra 5.09 (a) (13)]

segunda-feira, 22 de junho de 2020

BOLA ESCAPA DA MÃO DO ARREMESSADOR

Bases vazias. Contagem de arremessos: 3 – 2 (três “balls”– dois “strikes”). No momento em que estava iniciando os movimentos de arremesso, o arremessador perdeu o equilibrio e soltou a bola (ela foi rolando até as proximidades da linha de “foul” da 3ª base e parou).
Como a bola não cruzou a linha de “foul”, nada deve ser declarado; se tivesse cruzado, seria declarado um "ball"; e se houvesse corredor(es) em base, seria declarado um “balk”.
Comentário – Regra 6.02 (b): Se uma bola que escapa da mão de um arremessador cruza a linha de “foul”, deve ser declarado um “ball”; caso contrário, deve-se considerar que não houve arremesso. Isto seria um “balk” com corredor(es) em base.

domingo, 21 de junho de 2020

BATEDOR-CORREDOR ULTRAPASSA A 1ª BASE CORRENDO

O batedor-corredor ultrapassou a 1ª base correndo, e quando estava retornando por dentro da linha de “foul” foi tocado pelo defensor da 1ª base. Como ele foi declarado “safe”, a equipe na defensiva reclamou.

Reclamação improcedente. Desde que retorne imediatamente à base –por dentro ou por fora da linha de “foul”– ele não pode ser eliminado; se, entretanto, ameaçar correr para a 2ª base, será eliminado ao ser tocado por um defensor, estando em território “fair” ou “foul”.

[Regras: 5.09 (b) (11), 5.09 (c) (3)]

sábado, 20 de junho de 2020

DEFENSOR AGARRA UM “FLY” E CAI PARA OUTRO LADO DA CERCA

Corredor na 1ª e 2ª base, um “out”. Fly” para as proximidades da cerca do “center field” (jardim centeral). O “center fielder” (jardineiro central) agarrou a bola, dando um salto, e caiu para outro lado da cerca; e ao tocar o solo soltou a bola. Foi declarado um “home run”.

Decisão correta.

[ 5.06 (b) (4) (A)] 

Se o defensor tivesse retido a bola na luva, o batedor-corredor seria eliminado e os corredores poderiam avançar uma base, sem o risco de serem eliminados.

[Regra 5.06 (b) (3) (C)]

sexta-feira, 19 de junho de 2020

DOIS CORREDORES SOBRE UMA BASE

Corredor na 1ª e 2ª base, um eliminado. Rebatida “ground”. O interbases efetuou a defesa e, ao ver o corredor da 2ª fora da base, lançou ao defensor da 2ª base e deu início a um “run-down play” (jogada de perseguição). Enquanto ocorria essa jogada, o corredor da 1ª avançou à 2ª base. Logo em seguida, o da 2ª conseguiu retornar à sua base. O defensor da 2ª base tocou os dois. Quem deve ser declarado “out”?
O corredor da 2ª base.
Regra 5.06 (b) (2): Numa jogada em que um corredor é “empurrado” (forçado a avançar) pelo batedor que se tornara um corredor, dois corredores estão ocupando a base para a qual o corredor subsequente é obrigado a ir. Nesse caso, o corredor subsequente tem o direito de ocupar essa base, e o corredor precedente deve ser eliminado se for tocado, ou se um defensor, de posse da bola, pisar a base para a qual ele (corredor precedente) é obrigado a avançar.

quinta-feira, 18 de junho de 2020

BATEDOR SE RECUSA A ENTRAR NO “BATTER’S BOX”

Contagem de arremessos: 0 – 1 (nenhum “ball” – um “strike”). Quando foi declarado o segundo “strike”, o batedor não concordou com a decisão e saiu do “batter’s box”; como ele se recusou a ocupar sua posição após o árbitro de “home” ter ordenado a fazê-lo, foi declarado um “strike”.
Decisão correta. Se o batedor não entrar no “batter’s box” depois disso, será declarado o terceiro “strike”.
Regra 5.04 (b) (3): Se o batedor se recusa a ocupar sua posição no “batter’s box”, na sua vez de bater, o árbitro deve declarar um “STRIKE”. A bola torna-se morta e nenhum corredor pode avançar. Depois dessa penalidade, o batedor pode se posicionar corretamente no “batter’s box”; a contagem regular de “ball” e “strike” deve continuar. Se o batedor não ocupar sua posição correta antes de serem contados três “strikes”, será declarado “out”.
Comentário – Regra 5.04 (b) (3): Após declarar um “strike” de acordo com a Regra 5.04 (b) (3), e antes de declarar “strikes” sucessivos de acordo com a Regra 5.04 (b) (3), o árbitro deve dar ao batedor uma oportunidade razoável para ele se posicionar corretamente no “batter’s box”.

quarta-feira, 17 de junho de 2020

HOUVE PEGADA LEGAL*?

Fly” para “left field” (jardim esquerdo). O “left fielder” (jardineiro esquerdo) se desequilibrou após apanhar a bola e foi ao chão (em consequência da queda, derrubou a bola). O árbitro que acompanhou o lance sinalizou que não houve pegada legal. O técnico da equipe na defensiva reclamou, mas a decisão foi mantida.
*Pegada legal é o ato de um defensor apanhar uma bola em voo e conseguir mantê-la firmemente segura em sua mão ou luva, desde que para isso não use seu boné, protetor, bolso ou qualquer outra parte do seu uniforme. Não é uma pegada legal se, simultaneamente ao –ou imediatamente após– seu contato com a bola, colide com um jogador ou uma parede, ou vai ao chão, e em razão dessa colisão ou queda derruba a bola. Não é uma pegada legal se uma bola fly” que tem contato com um defensor atinge um membro da equipe na ofensiva ou um árbitro e depois é agarrada por outro defensor. Para a pegada ser válida, o defensor deve segurar a bola por um tempo suficiente para provar que teve controle absoluto dela, e que ela caiu no lance seguinte, ou seja, no momento de retirá-la da luva ou no ato do lançamento. Se o defensor que apanha a bola derrubá-la no momento de fazer um lançamento após a pegada, será decidido que ela foi agarrada legalmente.
[DEFINIÇÕES DE TERMOS: “CATCH” (PEGADA LEGAL) – vide Comentário]

terça-feira, 16 de junho de 2020

CORREDOR DESVIA DO CAMINHO DA BASE

Corredor na 1ª base, um “out”. Jogada combinada: “hit and run”*. Rebatida “ground” na direção do espaço entre a 1ª e a 2ª bases. Para não colidir com o defensor da 2ª base, que estava preparado para efetuar a defesa, o corredor desviou do caminho da base. Deve ser declarado “out”?
Não. O corredor tem de desviar de um defensor que está tentando apanhar uma bola rebatida . Seria eliminado se tivesse desviado mais de três pés (91,44 cm) do caminho da base, para fugir do toque do defensor da 2ª base .
[Regras: 5.09 (b) (1), 6.01 (a) (10)]
*“HIT AND RUN” significa bater e correr. É aquela jogada em que o batedor tem de rebater a bola arremessada, com certeza, porque o corredor já está iniciando a corrida para a base seguinte.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

BOLA REBATIDA ATINGE O CORREDOR EM TERRITÓRIO “FOUL”

Corredor na 3ª base, um “out”, contagem de arremessos: 0 – 1 (nenhum “ball”, um “strike”). Jogada combinada: “squeeze play”. A bola rebatida atingiu o corredor em território “foul”.
É “foul ball”.
Se o corredor tivesse tocado a bola, intencionalmente, para desviar o seu curso, seria eliminado em razão da falta cometida (Interferência).
[Regra 6.01 (a) (2), PENALIDADE POR INTERFERÊNCIA]

sábado, 13 de junho de 2020

"BUNT” EXECUTADO DEPOIS DE DOIS “STRIKES” RESULTA EM “FOUL BALL”

Um eliminado, contagem de arremessos: 2 – 2 (dois “balls” - dois “strikes”). A bola rebatida por meio de “bunt” foi rolando rente à linha de “foul” e atingiu o corredor da 3ª base –que estava avançando para “home”– em território “foul”.
Como um “bunt” executado depois de dois “strikes” resultou em “foul ball”, o batedor é “out”.
[Regra 5.09 (a) (4)]

sexta-feira, 12 de junho de 2020

NOTA DE FALECIMENTO

É com grande pesar que comunicamos o falecimento do senhor SOICHIRO SUNTO, árbitro e ex-membro do Conselho Fiscal da Associação de Árbitros e Anotadores de Beisebol e Softbol do Brasil, ocorrido no dia 10/06/2020.

Manifestamos o mais profundo sentimento de solidariedade à família.   

CONCESSÃO DE BASES

Corredor na 1ª base, um “out”. “Fly” na direção do jardineiro central. Como este derrubou a bola, o corredor, que estava perto da base observando o lance, saiu em disparada para a 2ª base. O batedor-corredor avançou alguns passos após pisar a 1ª base. Vendo isso, o jardineiro central lançou ao defensor da 1ª base para tentar eliminá-lo. O lançamento, porém, foi mal executado; a bola rolou para dentro do “dugout”.
Visto que quando a bola está morta nenhum corredor pode avançar além da base que lhe é concedida, o corredor da 1ª base deve ocupar a 3ª base, e o batedor-corredor, a 2ª base.
[Regra 5.06 (b) (4) (G), Comentário - Regra 5.06 (b) (4) (G) - vide REGRA APROVADA]

quinta-feira, 11 de junho de 2020

BATEDOR-CORREDOR ULTRAPASSA O CORREDOR DA 1ª BASE

Nenhum “out”. “Fly” na direção do “center field” (jardim central). O corredor da 1ª base ficou preparado para “tag-up”*, com um pé em contato com a base. O batedor-corredor passou pela 1ª base e deu alguns passos em direção à 2ª base. O jardineiro central não conseguiu apanhar a bola no ar; o corredor da 1ª base chegou “safe” à 2ª base.
O batedor-corredor deve ser eliminado por ter ultrapassado o corredor precedente. Como a bola permanece viva, o avanço do corredor da 1ª base é válido.
[Regra 5.09 (b) (9)]
*“Tag-Up” é aquele lance em que o corredor deixa a base, numa rebatida "fly", depois que um defensor apanha ou toca a bola.

quarta-feira, 10 de junho de 2020

ELIMINAÇÃO FORÇADA

Bases lotadas, dois eliminados, contagem de arremessos: 3 – 2. O batedor fez “swing” (girou o “bat”) no arremesso seguinte. A bola tocou o solo e pulou; o receptor apanhou-a e pisou o “home plate”. O corredor da 3ª base foi declarado “out”.
Decisão correta. Como o batedor tornou-se um batedor-corredor porque o terceiro “strike” não foi agarrado legalmente*, os corredores perderam o direito às bases que estavam ocupando.
[Regras: 5.05 (a) (2) (2), 5.09 (a) (2) – vide Comentário, 5.09 (b) (6)]
*“Agarrado legalmente significa que a bola entrou na luva (“mitt”) do receptor, sem tocar o solo.
[Comentário – Regra 5.09 (a) (2)]

terça-feira, 9 de junho de 2020

BATEDOR SAI DO “BATTER’S BOX” E ESTORVA O RECEPTOR

No momento em que o corredor da 1ª base estava tentando um “steal” (roubo de base), o batedor saiu do “batter’s box” e estorvou o receptor quando este se preparou para lançar à 2ª base. Apesar disso, a jogada foi executada, e o corredor foi eliminado.
A falta cometida pelo batedor não é levada em consideração. Se o corredor tivesse chegado “safe”, o batedor seria eliminado por ação ilegal; a bola ficaria morta e o corredor teria que retornar à 1ª base.  
[Regra 6.03 (a) (3) – vide EXCEÇÃO, Comentário – Regra 6.03 (a) (3)]

segunda-feira, 8 de junho de 2020

“TRIPLE PLAY” (JOGADA TRIPLA) OU “DOUBLE PLAY” (JOGADA DUPLA)?

Bases cheias, nenhum “out”. “Ground Ball” na direção do defensor da 3ª base. Este efetuou a defesa e, após pisar a base, lançou para “home”. O receptor, posicionado sobre o “home plate”, recebeu a bola e despachou-a para o defensor da 1ª base. (O corredor da 3ª base não tinha pisado o “home plate” quando o receptor recebeu a bola lançada pelo defensor da 3ª base, e o batedor-corredor foi eliminado antes de chegar à 1ª base.)
Double Play”. O corredor da 3ª base não foi eliminado, já que o lance no “home” não foi uma Jogada Forçada.
[Regra 5.09 (b) (6)]

domingo, 7 de junho de 2020

MLB – DEFENSOR APANHA BOLA “FLY” E CAI PARA DENTRO DAS ARQUIBANCADAS

Para visualizar clique aqui.

Cada corredor pode avançar uma base, sem o risco de ser eliminado.

[Regra 5.06 (b) (3) (C)]

Comentário – Regra 5.06 (b) (3) (C): Se um defensor, após efetuar uma pegada legal (“legal catch”), pisa qualquer área fora de jogo, ou cai para dentro de qualquer área fora de jogo, a bola torna-se morta e cada corredor deve avançar uma base, sem o risco de ser eliminado, a partir da última base tocada legalmente no momento em que o defensor pisou/caiu para dentro de tal área fora de jogo.

sábado, 6 de junho de 2020

ARREMESSO APRESSADO (“QUICK PITCH”)

Nenhum corredor em base, um “out”, contagem de arremessos: 0 – 2. O arremesso seguinte foi efetuado quando o batedor não estava devidamente posicionado no “batter’s box” (ou seja, o arremessador fez um arremesso ilegal). O árbitro de “home” declarou um “ball”. O técnico da equipe na defensiva reclamou, mas a decisão foi mantida.

Se houvesse corredor(es) em base, seria declarado um “balk”.

[Regra 6.02 (a) (5)]

Comentário – Regra 6.02 (a) (5): Um arremesso apressado (“quick pitch”) é um arremesso ilegal. Os árbitros julgarão como arremesso apressado aquele efetuado antes de o batedor se posicionar razoavelmente no “batter’s box”. Com corredor(es) em base, a penalidade é um “balk”; sem corredor(es) em base, é um “ball”. Arremesso apressado é perigoso; não deve ser permitido.

Clique aqui para ver o lance.

sexta-feira, 5 de junho de 2020

CORREDOR ANOTA PONTO E COMETE INTERFERÊNCIA

Bases cheias, um “out”. Os corredores arrancaram em direção às bases seguintes no momento do arremesso. O arremessador apanhou a bola rebatida (“ground ball” forte) e lançou ao receptor, mas não conseguiu eliminar o corredor da 3ª base, que chegou deslizando ao “home plate”. Quando o receptor se preparou para lançar à 1ª base, o corredor se levantou e o atrapalhou.
O batedor-corredor deve ser declarado eliminado em razão da Interferência cometida por seu companheiro de equipe. Os outros corredores devem retornar às suas bases.
[Regra 6.01 (a) (5)]

quinta-feira, 4 de junho de 2020

PARTE DE “BAT” QUEBRADO ATRAPALHA UM DEFENSOR

Corredor na 3ª base, nenhum eliminado. “Ground Ball” forte. O “bat” quebrou com o impacto da rebatida; um pedaço voou na direção do interbases e impediu que ele efetuasse a defesa (a bola foi parar no jardim esquerdo). O corredor da 3ª base pisou o “home plate”; o batedor-corredor chegou tranquilamente à 1ª base. Deve ser declarada uma Interferência?
Não. Quando uma parte do “bat” quebrado atrapalha um defensor, a jogada deve continuar normalmente.
[Comentário – Regra 5.09 (a) (8)]

quarta-feira, 3 de junho de 2020

CONCESSÃO DE BASES

Corredor na 2ª base. O defensor da 3ª base apanhou a bola rebatida (“ground ball”), e ao tentar ‘pegar’ o corredor, fora da base, deu início a um “run-down play”. No momento em que o defensor da 2ª base se preparou para lançar, o interbases colidiu com o corredor e se desequilibrou; a bola lançada passou por ele e rolou para dentro do “dugout”. O batedor-corredor já tinha chegado à 1ª base quando ocorreu a Obstrução.
O corredor obstruído deve ser autorizado a ir para “home”, e ao batedor-corredor deve ser concedida a 3ª base.
[Regra 5.06 (b) (4) (G), Comentário – Regra 6.01 (h) (1)]

terça-feira, 2 de junho de 2020

CORREDOR OBSTRUÍDO NUM “RUN-DOWN PLAY”*

Corredor na 2ª base. O defensor da 3ª base apanhou a bola rebatida (“ground ball”), e ao tentar ‘pegar’ o corredor, fora da base, deu início a um “run-down play”. Durante o vaivém entre as bases, o corredor foi obstruído pelo interbases .
A bola fica fora de jogo (bola morta). Ao corredor deve ser concedida a 3ª base, e ao batedor-corredor, a 2ª base.
[Regra 6.01 (h) (1)]
*Run-Down Play” é uma jogada em que a defensiva tenta eliminar um corredor entre bases.
[DEFINIÇÕES DE TERMOS: “RUN-DOWN PLAY” (JOGADA DE PERSEGUIÇÃO)]

segunda-feira, 1 de junho de 2020

“INFIELD FLY”

Bases cheias, um “out”. “Fly” para as proximidades da 2ª base. O árbitro da 2ª base sinalizou e declarou um “INFIELD FLY”. O interbases deixou a bola cair, intencionalmente, na sua frente; e apanhando-a rapidamente tocou o corredor da 2ª base, que estava fora da ‘almofada’.
A bola permanece em jogo. O batedor é “out” de acordo com a Regra de “Infield Fly”; o corredor também é “out” por ter sido tocado fora da base. 
[Regras: 5.09 (a) (5), Regra 5.09 (b) (4), DEFINIÇÕES DE TERMOS / “INFIELD FLY”, Comentário - (“INFIELD FLY”)]