terça-feira, 29 de setembro de 2020

INTERFERÊNCIA DA DEFENSIVA

Corredor na 2ª base. Apesar da Interferência do receptor, o batedor acertou um “base hit” (rebatida indefensável) e chegou à 2ª base. O corredor da 2ª base pisou o “home plate”, mas foi eliminado em apelação por ter omitido a 3ª base. O técnico da equipe na ofensiva pode optar pela penalidade da Interferência?

Não, já que o batedor-corredor e o corredor da 2ª base avançaram pelo menos uma base. A falta cometida pelo receptor não é levada em consideração.

[Beisebol – DEFINIÇÕES DE TERMOS/“INTERFERENCE” (INTERFERÊNCIA) (b), Regra 6.01 (c)]

[Softbol – Regra 5.5.1 (d), Efeito: Regra 5.5.1 (d) (3)]

No softbol, a Interferência da Defensiva é tratada como Obstrução.

sábado, 26 de setembro de 2020

MLB – DECISÃO ERRADA É CORRIGIDA

Corredor na 1ª base, nenhum eliminado. “Ground Ball” na direção do defensor da 2ª base. Jogada 4 – 6 – 3. O corredor foi eliminado; o batedor-corredor foi declarado “SAFE”. Na revisão do lance a decisão sobre o batedor-corredor foi corrigida (“OUT”).

Veja o lance clicando aqui: https://www.youtube.com/watch?v=YJmwofDYOeo (no trecho 47:27 – 51:29).

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

BOLA ARREMESSADA FICA ALOJADA NA MÁSCARA DO ÁRBITRO

Corredor na 1ª base, um eliminado, contagem de arremessos: 1 – 2. O batedor fez “swing”; a bola passou sem tocar o “bat” e ficou alojada na máscara do árbitro.

O batedor é “out”; o corredor avança uma base.

[Regras: 5.09 (a) (3) – vide NOTA, 5.06 (c) (7)] 

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

REGRA 5.09 (a) (8)

Um batedor é eliminado quando, após acertar uma rebatida “fair” (inclusive por meio de “bunt”), seu “bat” tem contato com a bola rebatida, em território “fair”. A bola torna-se morta e nenhum corredor pode avançar. …

Uma vez que as linhas de “foul” cruzam os “batter’s box” (área do batedor) de tal maneira que grande parte dessa área fica em território “foul”, o árbitro de “home”, quase sempre, dará ao batedor o benefício da dúvida se uma bola rebatida atinge seu “bat” duas vezes enquanto ele está ainda dentro do “batter’s box”. O mesmo acontece com bolas que atingem parte do corpo de um batedor após ter contato com seu “bat”.

Assim, raramente um árbitro elimina um batedor num caso em que é quase certo que ocorra um protesto. Em 1976, num jogo entre Mets e San Diego Padres, o árbitro de “home” John McSherry anulou uma tentativa de “bunt” de sacrifício de um novato do New York, Leon Brown, alegando que o “bat” de Brown fez contato com a bola duas vezes. O técnico do Mets, Joe Frazier, apresentou o protesto esperado, mas a reclamação foi retirada quando sua equipe ganhou o jogo por 5 – 4.

Fonte: The Rules of Baseball, de David Nemec

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

CBBS - COMUNICADO

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Comunicado Oficial: Referente ao Retorno dos Campeonatos Brasileiros de Beisebol e Softbol

Aos clubes, atletas, federações e demais interessados.

Seguindo orientações do Departamento Médico da CBBS, o Departamento Técnico desta Confederação decidiu que, neste ano de 2020, não haverá mais campeonatos oficiais.

Esta medida vale para todas as categorias, tanto de beisebol, quanto de softbol.

JOGADA DE APELAÇÃO

Corredor na 1ª base. A bola rebatida tocou o solo atrás do defensor da 1ª base e rolou para “right field” (jardim direito). O corredor passou pela 2ª base –sem pisá-la–, e ao tentar chegar à 3ª base deu início a um “run-down play” (jogada de perseguição). Durante o vaivém entre as bases, foi obstruído pelo defensor da 3ª base; o árbitro ‘matou’ a bola (fez o gesto de “TIME”) e mandou-o pra 3ª base.

Embora tenha sido autorizado a avançar uma base, ele poderá ser eliminado, por ter omitido a 2ª base, se a defensiva apelar depois que o árbitro colocar a bola em jogo.

[Regra 6.01 (h) (1), Comentário – Regra 5.06 (b) (4) (I)] 

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

CBBS – NOTÍCIA

Festival Virtual da Juventude – WBSC

Acesse: CBBS.COM.BR

BATEDOR FORA DE ORDEM

Batedor fora de ordem obteve “base on balls” e ‘empurrou’ o corredor da 1ª base. Antes do primeiro arremesso ao batedor seguinte, houve apelação sobre o erro na ordem de batedores. O árbitro eliminou o batedor que deixou de bater na sua vez e mandou o corredor retornar à 1ª base.

Foi aplicada a Regra 6.03 (b) (3) (1) (2).

terça-feira, 15 de setembro de 2020

ARREMESSADOR EFETUA O ARREMESSO APÓS SER DECLARADO UM “BALK”

Corredor na 1ª base, um “out”, contagem de arremessos: 3 – 1. Arremesso efetuado após ser declarado um “balk” tocou o solo e foi parar no “backstop”*. O batedor pisou a 1ª base. O corredor tentou chegar à 3ª base, mas foi eliminado. A jogada é válida. 

Sim. Como o batedor alcançou a 1ª base e o corredor avançou pelo menos uma base, a falta cometida pelo arremessador não é levada em consideração.

[Regra 6.02 (a – PENALIDADE]

*“Backstop” é a barreira situada a 60 pés (18,288m) atrás do "home plate".

domingo, 13 de setembro de 2020

MLB – DECISÃO ERRADA É CORRIGIDA

 MLB – All Star Game 2019 – Jogo: National League (NL) vs. American League (AL): Primeira metade do 2º “inning”, NL no ataque. Bases vazias, dois eliminados, contagem de arremessos: 2 – 2, placar: 0 X 0. Ground Ball”. O defensor da 2ª base efetuou a defesa e lançou rapidamente à 1ª base; o batedor-corredor pisou a base antes de o defensor da 1ª base receber a bola, mas foi declarado “OUT”. Os árbitros se reuniram e, após revisão do lance, corrigiram o erro.

Clique aqui (https://www.youtube.com/watch?v=4_DHEvaS0vo) e veja o lance no trecho 22:02 - 24:41.

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

CONCESSÃO DE BASES


Corredor na 1ª base, um “out”. “Ground Ball”* forte na direção do defensor da 3ª base. Este efetuou a defesa nas proximidades da linha de “foul” e lançou à 2ª base, mas o corredor alcançou a base, deslizando, e foi declarado “safe”. O defensor da 2ª base, ao tentar eliminar o batedor-corredor, fez um mau lançamento; a bola desviou após tocar o solo e rolou para dentro do “dugout”.

A bola torna-se morta. O corredor anota ponto, e ao batedor-corredor é concedida a 2ª base (concessão de duas bases a partir de onde estavam no momento em que a bola deixou a mão do defensor da 2ª base).

[Regra 5.06 (b) (4) (G)]

*“Ground Ball” é uma bola rebatida que vai rolando ou dando saltos baixos sobre o solo.

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

BOLA REBATIDA É ATINGIDA PELO “BAT” QUE O BATEDOR SOLTA AO INICIAR A CORRIDA


A bola rebatida (“ground ball”) por meio de “bunt” foi atingida, em território “fair”, pelo “bat” que o batedor jogou ao chão, após iniciar a corrida, e parou na frente do “home plate”. O receptor apanhou-a e lançou ao defensor da 3ª base, e este tocou o corredor da 2ª base que estava tentando avançar. A jogada é válida?

Não, porque a bola ficou fora de jogo no momento em que o “bat” atingiu a bola rebatida. O batedor é “out” e o corredor tem de retornar à 2ª base.

[Regra 5.09 (a) (8)]

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

MLB – “BALL GIRLS” APANHAM BOLA REBATIDA


Para visualizar clique aqui.

Se “ball girl” (ou “ball boy”) apanhar uma bola “fair”, tal ato será interpretado como uma Interferência intencional; o árbitro deve declarar “TIME” no momento em que a falta é cometida e impor as penalidades que, na sua opinião, anularão o ato da Interferência.

[Regra 6.01 (d), Comentário – Regra 6.01 (d)]

domingo, 6 de setembro de 2020

JOGADA DE APELAÇÃO


O interbases apanhou a bola rebatida (“ground ball”) e tentou eliminar o batedor-corredor na 1ª base. O lançamento foi mal executado –a bola passou longe do defensor da 1ª base e foi parar dentro do “dugout”. O batedor-corredor, autorizado a ocupar a 2ª base, passou pela 1ª base sem pisá-la. Se a equipe na defensiva apelar corretamente, deve ser declarado “out”?

Sim.

Comentário – Regra 5.06 (b) (4) (I): O fato de um corredor ter adquirido o direito de avançar uma ou mais bases, sem o risco de ser eliminado, não o isenta da responsabilidade de tocar a base que lhe fora concedida e todas as bases intermediárias.

sábado, 5 de setembro de 2020

MLB – MOSTRANDO RESPEITO


Para visualizar clique aqui.

NOTA DE FALECIMENTO

É com muito pesar que informamos o falecimento –ocorrido no dia 03/09/2020– do senhor AKITOSHI YOSHINAGA, colaborador da AAABSB – Associação de Árbitros e Anotadores de Beisebol e Softbol do Brasil.

Manifestamos o mais profundo sentimento de solidariedade à família.

terça-feira, 1 de setembro de 2020

BOLA ARREMESSADA ENTRA NO “DUGOUT”


Um “out”. Contagem de arremessos: 3 – 1. A bola arremessada tocou o solo e, após atingir a caneleira do receptor, desviou para dentro do “dugout” do lado da 1ª base. Ao batedor deve ser concedida a 2ª base?

Não. Se o batedor se torna um corredor num “wild pitch” que dá aos corredores o direito de avançar uma base, o batedor-corredor deve ser autorizado a avançar somente até a 1ª base.

[Regra: 5.06 (b) (4) (H) e (I)]