quinta-feira, 30 de setembro de 2021

“SLIDING”* DE FORMA INADEQUADA

Corredor na 1ª base. O defensor da 2ª base apanhou a bola rebatida (“ground ball”*) e lançou ao interbases, que estava cobrindo a 2ª base. O corredor, em vez de tentar alcançar a base, deslizou na direção do interbases e colidiu com ele, a fim evitar um “double play” (jogada dupla), e foi declarado “out”.

Foi aplicada a Regra 6.01 (j).

Um “sliding” é legítimo quando um corredor:

(1) inicia o deslizamento (isto é, faz contato com o solo) antes de alcançar a base;

(2) é capaz de tentar alcançar a base com sua mão ou pé;

(3) é capaz de tentar permanecer sobre a base (exceto “home plate”) depois de concluir o “sliding”; e

(4) desliza a pequena distância da base sem mudar seu caminho com o propósito de colidir com um defensor.

Sliding”: Ato de chegar a uma base deslizando.

Ground Ball” é uma bola rebatida que vai rolando ou dando saltos baixos sobre o solo.

É "FOUL BALL" E NÃO "FOUL TIP"

Contagem de arremessos:1 "ball" / 2 "strikes". Um "out". Corredor na 2ª base e 3ª base. No arremesso seguinte o batedor fez "swing"; a bola triscou o "bat" e foi para trás; o receptor apanhou-a com o "mitt", mas derrubou-a ao passá-la para outra mão. O árbitro declarou: "Foul Ball" (considerou que a bola não foi agarrada legalmente).Na sequência, o batedor rebateu ("two-base hit") e empurrou dois pontos.

DEFINIÇÕES DE TERMOS: “FOUL TIP”, Comentário – Regra 5.09 (a) (2), Comentário – Regra 5.09 (b) (5)]


quarta-feira, 29 de setembro de 2021

TERCEIRO “STRIKE” NÃO É AGARRADO LEGALMENTE

Nenhum eliminado, corredor na base. Contagem de arremessos: 0 – 2.

No arremesso seguinte o batedor fez “swing” (girou o “bat”). A bola (não teve contato com o “bat”) passou sobre a cabeça do receptor, atingiu a máscara do árbitro e, em seguida, foi apanhada pelo receptor, no rebote.

O batedor é “out”.

[Regra 5.09 (a) (3)]

terça-feira, 28 de setembro de 2021

TERCEIRO “STRIKE” NÃO É AGARRADO LEGALMENTE

Dois eliminados, corredor na 2ª base. Contagem de arremessos: 0 – 2. O batedor tentou rebater o arremesso seguinte. A bola (não teve contato com o “bat”) passou sobre a cabeça do receptor, atingiu o árbitro e, em seguida, foi apanhada pelo receptor, no rebote.

Como o terceiro “strike” não foi agarrado legalmente, o batedor não é “out”.

[Comentário – Regra 5.09 (a) (2)


segunda-feira, 27 de setembro de 2021

O RECEPTOR AGARRA UMA BOLA ARREMESSADA QUE TOCA O SOLO

Um eliminado, corredor na 1ª base, ball count” (contagem de arremessos): 2 – 2. O batedor tentou rebater o arremesso seguinte. A bola tocou o solo antes do “home plate” e, sem ter contato com o ”bat”, pulou. O receptor apanhou-a com o “mitt”*.

O batedor é “out”.

Regra 5.09 (a) (3): Um batedor é eliminado quando, com menos de duas eliminações e a 1ª base ocupada, um terceiro “strike” não é agarrado pelo receptor.

Mitt” (mit) é um tipo especial de luva que oferece maior proteção à mão de uma pessoa. Há luva especial para receptor – “catcher’s mitt” (kaetshar’s mitt)– e também para defensor da primeira base – “first (baseman’s mitt” [farst (béismaen's) mitt].

domingo, 26 de setembro de 2021

O RECEPTOR AGARRA UMA BOLA ARREMESSADA QUE TOCA O SOLO

Dois eliminados, corredor na 2ª base, ball count” (contagem de arremessos): 2 – 2. O batedor tentou rebater o arremesso seguinte. A bola tocou o solo antes do “home plate” e, sem ter contato com o ”bat”, pulou. O receptor agarrou-a com o “mitt”*. “Strikeout”*?

Não. O terceiro “strike” não foi agarrado legalmente.

[Comentário – Regra 5.09 (a) (2)]

Mitt” (mit) é um tipo especial de luva que oferece maior proteção à mão de uma pessoa. Há luva especial para receptor – “catcher’s mitt” (kaetshar’s mitt)– e também para defensor da primeira base – “first (baseman’s mitt)”) [farst (béismaen's) mitt].

Strikeout” (‘sanshin’ em japonês) significa eliminação por três "strikes".

Strikeout” (‘sanshin’ em japonês) significa eliminação por três "strikes".


sábado, 25 de setembro de 2021

BATEDOR-CORREDOR SE RECUSA A AVANÇAR PARA TOCAR A 1ª BASE

Bases cheias, um “out”. O batedor adquiriu o direito de ir à 1ª base, sem o risco de ser eliminado (recebeu quatro arremessos fora da zona de “srike”), mas como se recusou a avançar para tocar a base, foi eliminado.

O corredor da 3ª base pisou o “home plate”.

Foi anotado ponto.

[Regra 5.08 (a), Regra 5.08 (b) – PENALIDADE]

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

CORREDOR DA 3ª BASE SE RECUSA A AVANÇAR PARA TOCAR O “HOME BASE"

Bases cheias, dois eliminados. O batedor foi autorizado a ocupar a 1ª base (“base on balls”*). Como o corredor da 3ª base se recusou a avançar para tocar o “home plate” num tempo razoável, foi declarado “out”. Chan ge”*.

[Regra 5.08 (b) - PENALIDADE]

Base on Balls” (Base por “balls”) é a concessão da primeira base garantida a um batedor quando: (a) durante a sua vez de bater, recebe quatro arremessos fora da zona de “strike”(b) o técnico da equipe na defensiva informa o árbitro sobre sua intenção de deixá-lo “andar” (“walk”). Se o técnico informa o árbitro sobre essa intenção, o árbitro deve conceder a primeira base ao batedor como se ele tivesse recebido quatro arremessos fora da zona de “strike”.

Change”: Usa-se esse termo quando as equipes se alternam no ataque e na defesa.

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

BATEDOR-CORREDOR SE RECUSA A AVANÇAR PARA TOCAR A 1ª BASE

Bases cheias, dois eliminados. O batedor adquiriu o direito de ir à 1ª base, sem o risco de ser eliminado (recebeu quatro arremessos fora da zona de “srike”). Como ele se recusou a avançar para tocar a base, foi eliminado.

Não foi anotado ponto.

[Regra 5.08 (a) – EXCEÇÃO (1), Regra 5.08 (b) – PENALIDADE]

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

FÃS IMPEDEM QUE O BATEDOR-CORREDOR CHEGUE À 1ª BASE.

Corredor na 2ª base, dois eliminados. Rebatida indefensável entre o interbases e a ‘almofada’ da 2ª base; a bola rolou para “center field” (jardim central). Fãs entraram repentinamente no campo e impediram que o batedor-cor(redor continuasse avançando. O árbitro concedeu-lhe a 1ª base.

Quando fãs entram no campo e impedem que um corredor toque o “home plate” ou o batedor chegue à 1ª base, os árbitros devem conceder-lhes a base em razão da obstrução cometida por esses fãs.

[Comentário – Regra 5.08 (b)]

terça-feira, 21 de setembro de 2021

BOLA ARREMESSADA TOCA O SOLO E DESVIA

 A bola arremessada tocou o solo e desviou. Bola morta?

Não. É bola em jogo.

["LIVE BALL" (BOLA VIVA)]

 

BOLA LANÇADA ATINGE UM ÁRBITRO

Defensor fez um lançamento descontrolado; a bola atingiu o árbitro da 1ª base e desviou. Bola morta?

Não. 

A bola fica morta quando ocorre uma Interferência do Árbitro, ou seja:1) O árbitro de "home” estorva, impede ou prejudica um lançamento do receptor que está tentando evitar um roubo de base ou eliminar um corredor fora da base ("pick-off play"); 2) Uma bola "fair" que não tenha passado um defensor atinge um árbitro, em território "fair".

[Regra 506 (c) (2) e (c) (6),DEFINIÇÕES DE TERMOS:"INTERFERENCE" (INTERFERÊNCIA) (c) (1) e (c) (2)]

 

PONTO DA VITÓRIA ANOTADO NO ÚLTIMO MEIO-”INNING”

Jogo “A” vs. “B”. Segunda metade do nono “inning”, corredor na 3ª base, um eliminado, placar: “A” 3 x 3 “B”. “Ground Ball”. O interbases efetuou a defesa atrás da 2ª base e lançou rapidamente à 1ª base, mas não conseguiu eliminar o batedor-corredor. Quando o corredor da 3ª base pisou o “home plate”, o árbitro de “home” encerrou o jogo, antes de o batedor-corredor chegar à 1ª base.

Regra 5.08 (b): Quando o ponto da vitória é anotado no último meio-“inning” de um jogo regulamentar, ou na segunda metade de um “inning” extra, em consequência de uma base por “balls” (“base on balls”), “hit batter” (o batedor é atingido por uma bola arremessada) ou qualquer outra jogada com as bases cheias que force o batedor e todos os outros corredores a avançar, sem o risco de serem eliminados, o árbitro não deve encerrar o jogo até que o corredor forçado a avançar da terceira base tenha pisado o “home base” e o batedor-corredor tenha tocado a primeira base.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

"HOME RUN"?

O árbitro de home declarou Time e deixou a sua posição. Como o arremessador efetuou o arremesso, o batedor rebateu. Home Run. A jogada é válida?

Não, porque a bola estava fora de jogo.




["DEFINIÇÃO DE TERMOS (BOLA MORTA)"] 

ARREMESSADOR AMBIDESTRO

O arremessador que estava arremessando com a mão esquerda pode arremessar com a mão direita após eliminar um batedor. Ele pode fazer arremessos preparatórios?

Não.

[Regra 5.07 (f)]

domingo, 19 de setembro de 2021

ARREMESSADOR AMBIDESTRO

O arremessador machucou a mão direita com a qual estava fazendo os arremessos e foi autorizado a arremessar com a mão esquerda ao batedor que estava enfrentando. Ele pode voltar a arremessar com a mão direita pelo resto do jogo?

Não.

[Regra 5.07 (f)]

domingo, 12 de setembro de 2021

ARREMESSADOR AMBIDESTRO

O arremessador que estava arremessando com a mão direita se machucou ao jogar um “curveball” (arremesso que faz curva quando se aproxima do "home plate"), e foi autorizado a arremessar com a mão esquerda.

O arremessador pode mudar a mão para efetuar arremessos quando machuca a mão com a qual está arremessando.

[Regra 5.07 (f)]

sábado, 11 de setembro de 2021

ARREMESSADOR AMBIDESTRO

O batedor deixou passar o segundo “strike” sem fazer “swing” e foi substituído. O arremessador que estava arremessando com a mão esquerda jogou um ‘kaabu’* com a mão direita e eliminou o novo batedor. Essa mudança de mão para efetuar arremessos é permitida?

Sim.

O arremessador pode efetuar arremessos com a outra mão depois que um batedor é substituído.

[Regra 5.07 (f)]

Kaabuvem de “curve” (kâârv), que quer dizer curva; é um arremesso que faz curva quando se aproxima do "home plate". ‘Kaabu’ = “Curveball” (kâârvból).

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

ARREMESSADOR AMBIDESTRO

Segundo “inning”. Dois eliminados. O arremessador que estava arremessando com a mão direita eliminou o corredor da 1ª base em “pickoff play”*. Ele iniciou o “inning” seguinte arremessando com a mão esquerda. Essa mudança é permitida?

Sim.

[Regra 5.07 (f)]

Pickoff Play” é aquela jogada em que o arremessador tenta segurar o corredor na base, ou eliminar o corredor que está fora da base.

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

ARREMESSADOR TIRA O PÉ DE APOIO PARA TRÁS E LANÇA A UMA BASE

O arremessador tirou o pé de apoio para trás do “pitcher’s plate” e fez um lançamento descontrolado à 1ª base ao tentar eliminar o corredor que estava distraído, fora da base; a bola pulou para outro lado da cerca.

A bola fica morta. O corredor deve ser autorizado a avançar duas bases.

[Regra 5.07 (e), Comentário – Regra 5.07 (e) – vide Regra 5.06 (b) (4) (G)]

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

ARREMESSADOR RETARDA O JOGO

Bases desocupadas. O batedor entrou no “batter’s box” e se posicionou devidamente. O arremessador efetuou o arremesso depois de 20 segun- dos depois de receber a bola do receptor. A bola passou na zona de “strike”, mas o árbitro declarou um “BALL”.

Quando as bases não estão ocupadas, o arremessador deve efetuar o arremesso ao batedor, dentro de 12 segundos após receber a bola. Cada vez que o arremessador retarda o jogo violando esta regra, o árbitro deve declarar “BALL”.

[Regra 5.07 (c)]

domingo, 5 de setembro de 2021

ARREMESSADOR DÁ UM SEGUNDO PASSO EM DIREÇÃO AO “HOME PLATE” E EFETUA O ARREMESSO

Corredor na 1ª base. O arremessador efetuou o arremesso após dar um segundo passo com o pé livre em direção ao “home plate”. O batedor fez “swing” (girou o “bat”), mas não conseguiu rebater a bola.

O árbitro de “home” declarou um “balk”.

Se não houvesse corredor, seria declarado um Arremesso Ilegal.

[Comentário – Regra 5.07 (a)]

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

ARREMESSADOR SAI DO “PITCHER’S PLATE”

Um arremessador estava saindo do “pitcher’s plate”, tirando o pé de apoio para trás da placa, todas as vezes que recebia a senha do receptor. O árbitro deve permitir isso?

Não.

Comentário – Regra 5.07 (a): Não será permitido que arremessadores saiam do “pitcher’s plate” cada vez que recebem as senhas.

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

INTERFERÊNCIA DO ÁRBITRO

O árbitro de “home” estorvou o receptor quando ele se preparou para lançar a uma base para tentar eliminar um corredor fora da base; a bola foi ao solo e rolou para trás. O corredor avançou uma base. O árbitro mandou-o de volta à base que estava ocupando.

[Regra 5.06 (c) (2)]

A Interferência será desconsiderada se o lançamento do receptor eliminar o corredor.

[Regra 5.06 (c) (2) - NOTA]

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

INTERFERÊNCIA DO ÁRBITRO*

O árbitro de “home” estorvou o receptor quando ele se preparou para lançar à 2ª base para tentar eliminar o corredor da 1ª base, que estava tentando um “steal” (roubo de base). No momento em que o corredor chegou à 2ª base, o árbitro mandou-o de volta à 1ª base.

[Regra 5.06 (c) (2)]

A Interferência será desconsiderada se o lançamento do receptor eliminar o corredor.          

[Regra 5.06 (c) (2) – NOTA]

Interferência do Árbitro ocorre (1) quando um árbitro de “home” estorva, impede ou prejudica um lançamento do receptor que está tentando evitar um roubo de base ou eliminar um corredor fora da base.

[DEFINIÇÕES DE TERMOS: “INTERFERENCE” (INTERFERÊNCIA) (c)]