Quando
o corredor da 2ª base estava tentando roubar a 3ª base, ocorreu um
“foul tip”. O receptor lançou rapidamente para a 2ª base. O
defensor da 2ª base recebeu a bola e, após pisar a base, apelou ao
árbitro, alegando saída antecipada da base. O corredor deve ser
eliminado?
Não.
Quando
ocorre um “foul tip”, os corredores não precisam retocar a base;
e como a bola permanece em jogo, eles podem tentar um “steal”.
Mas, se um “tippu”* não é agarrado legalmente, torna-se um
“foul ball” . Os corredores, então, têm de retornar a suas
bases.
[Comentário
– Regra 5.09 (b) (5)]
*“Foul
Tip” é uma bola rebatida que vai brusca e diretamente do “bat”
às mãos do receptor e é agarrada legalmente. Se a bola vai do
“bat” ao corpo, máscara ou protetor do receptor e, no rebote, é
agarrada antes que toque o solo, a pegada não é legal, a menos que
essa bola tenha tocado primeiro a sua mão ou o seu “mitt”. Se a
bola não é agarrada legalmente, é um “foul ball”, e não um
“foul tip”. Por cada “foul tip” é contado um “strike”. A
bola permanece em jogo.
*‘Tippu’ vem de “tip", que quer dizer parte mais alta, extremidade etc. É aquela bola arremessada que roça levemente (trisca) a parte mais alta do cilindro do "bat" e voa para trás.
*‘Tippu’ vem de “tip", que quer dizer parte mais alta, extremidade etc. É aquela bola arremessada que roça levemente (trisca) a parte mais alta do cilindro do "bat" e voa para trás.
Sem comentários:
Enviar um comentário