sexta-feira, 15 de junho de 2012

BATEDOR-CORREDOR AMEAÇA CORRER PARA A 2ª BASE APÓS ULTRAPASSAR A 1ª BASE

Num jogo de beisebol, o batedor-corredor ultrapassou a 1ª base e, enquanto se encontrava em território “foul”, fez um gesto indicando intenção de correr para a 2ª base. O defensor da 1ª base, que ainda estava de posse da bola, tocou-o antes que ele conseguisse retornar à base. O árbitro da 1ª base, corretamente, eliminou o batedor-corredor.  Essa decisão, porém, foi questionada por alguns árbitros que viram o lance: na opinião deles o batedor-corredor deveria ser eliminado somente se fosse tocado dentro do território “fair”.

Muitos acham que se o batedor-corredor que ultrapassa a 1ª base –correndo ou deslizando—regressar por dentro da linha de “foul”, poderá ser eliminado por toque. Isso não é verdade. Se ele retornar imediatamente (por fora ou por dentro da linha de “foul’), não poderá ser eliminado. Se, entretanto, ele ameaçar correr para a 2ª base, poderá ser eliminado, estando em território “fair” ou “foul”.
[Regras 7.08 (j), 7.10 (c)]

Sem comentários:

Enviar um comentário