terça-feira, 5 de junho de 2012

DECISÃO DE UM ÁRBITRO COM VIOLAÇÃO DE REGRA

Um eliminado, corredor na 1ª base, dois “strikes”. O arremesso correspondente ao terceiro “strike” passou para trás do receptor e o batedor conseguiu chegar à 1ª base (foi declarado “safe”). A jogada foi protestada pela defensiva, mas o árbitro deu prosseguimento à partida. O batedor seguinte, com uma potente rebatida, mandou a bola para fora do campo –a bola passou sobre a cerca do “leftfield” (jardim esquerdo): “home run”. Que infração foi cometida?

O árbitro violou uma regra no momento em que permitiu o avanço do batedor à 1ª base quando, com menos de dois “outs”, a 1ª base estava ocupada. O jogo tem de ser reiniciado a partir do lance em que o batedor foi eliminado por “strike”, com um corredor na 2ª base, já que esse corredor avançou àquela base quando o terceiro “strike” passou para trás do receptor.
Esclarecimento: O protesto será reconhecido somente se os árbitros forem notificados no momento em que ocorre a jogada sob protesto, e antes do próximo arremesso ou antes de uma jogada ou tentativa de jogada.
[Regras 4.19, 6.05 (c) e 6.09 (b)]
Fonte: EL BEISBOL – Arbitros en el Terreno, de Humberto Vázquez

Sem comentários:

Enviar um comentário