sábado, 23 de junho de 2012

"LEFTFIELDER" APANHA UM "FOUL FLY" ENQUANTO ESTÁ USANDO UM 'FASTO MITTO'*

Aconteceu num jogo da X Taça Brasil de Softbol Feminino Juvenil. Jogada: Nenhuma corredora em base, rebatida “foul fly” para o campo externo. A defensora do jardim esquerdo (“leftfielder”) apanhou a bola no ar.  O técnico da equipe na ofensiva, ao perceber que a defensora que efetuou a defesa estava usando ‘fasto mitto’,  reclamou imediatamente.
 
Os árbitros deram a seguinte decisão:
 
1        – mandaram a defensora trocar o ‘fasto mitto’ por uma luva normal e
 
2        – concederam a 1ª base à batedora.
 
Decisão equivocada. Os árbitros deveriam ter mandado a batedora bater novamente, assumindo a contagem de bolas arremessadas (“ball count” ) anterior ao arremesso que deu origem à jogada.
 
Vejamos a regra que trata deste assunto:

Regra 8 – Seção 3: O batedor-corredor não é eliminado quando um defensor faz uma jogada sobre ele enquanto está usando uma luva ilegal.

EFEITO – Seção 3: O técnico da equipe na ofensiva tem a opção de (a) aceitar o resultado da jogada, ou (b) mandar o batedor bater novamente, assumindo a contagem de “ball” e “strike” anterior ao arremesso. Os outros corredores têm de retornar às bases que estavam ocupando no momento do arremesso.

Exemplo:
 
Corredor na 3ª base, um eliminado. O jardineiro esquerdo que está usando uma luva ilegal (‘fasto mitto’) apanha um “foul fly”. O corredor sai após retocar legalmente a base e pisa o “home plate”.
 
O técnico da equipe na ofensiva tem a opção de aceitar o resultado da jogada (ter dois eliminados e um ponto anotado) ou mandar o batedor bater novamente (assumindo o “ball count” anterior ao arremesso) e continuar com um eliminado e corredor na 3ª base.

(Regra 8 – Seção 3, Regra 8 – EFEITO – Seção 3)

*‘Fasto mitto’ é uma luva especial para defensor da 1ª base.

Sem comentários:

Enviar um comentário