quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O DEFENSOR NÃO ESTAVA SEGURANDO FIRMEMENTE A BOLA APÓS TOCAR UM CORREDOR



Depois de tocar um corredor que veio deslizando à sua base, o defensor da 3ª base deixou a bola “pipocar” (pular para fora da luva várias vezes), mas não permitiu que ela fosse ao solo. Quando ele, finalmente, conseguiu agarrá-la firmemente, o corredor já estava sobre a base.  Esse corredor é “out” ou “safe”?

É “safe”. O corredor deve ser eliminado somente se o defensor continua segurando firmemente a bola após efetuar o toque.  A decisão sobre o tempo que o defensor tem de segurar a bola após tocar o corredor fica a critério do árbitro.

Num lance como esse, o árbitro deve fazer um gesto –agitar as mãos para cima e para baixo como se estivesse fazendo malabarismo com uma bola—para sinalizar que o defensor não estava segurando firmemente a bola após tocar o corredor.

[Beisebol - Regras: 2.00 “TAG” (TOQUE), 7.08 (c) – vide NOTA 2]

(Softbol – Regras: 1 – Seção 62a, 8 – Seção 9b)

Sem comentários:

Enviar um comentário