segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ARREMESSADOR MUDA DA POSIÇÃO “WINDUP” PARA POSIÇÃO “SET”

Aconteceu num jogo do Campeonato Paulista de Beisebol (2012) –Categoria Adultos.
 
Corredor na 1ª e 3ª base. O arremessador, que havia assumido claramente a Posição "Windup" –estava de frente para o batedor, com ambos os pés sobre o “pitcher’s plate—colocou o pé livre à frente da placa e ficou de lado—pronto para iniciar o “stretch” e ir à Posição “Set”. O árbitro de “home”, corretamente, declarou um “balk” e mandou o corredor da 3ª base para “home” e o da 1ª base para 2ª base [Regra 8.05 – PENALIDADE].

Da posição “Windup” o arremessador não pode ir à Posição “Set” ou de “stretch” –se o fizer, será um “balk” [Regra 8.01 (a)].
 
Alguns arremessadores assumem a Posição “Windup” com suas mãos separadas (abaixadas para os lados do corpo). Dessa posição vão diretamente ao seu arremesso ao batedor. Outros arremessadores assumem a Posição “Windup” com suas mãos separadas e, após juntá-las na frente do corpo, dão uma parada antes de iniciar o arremesso ao batedor. Ambas as posições são legais.
 
Posição "Windup": O arremessador deve ficar de frente para o batedor, com seu pé de apoio em contato com o “pitcher’s plate” e o outro pé livre.  O pé livre pode ficar sobre a placa de borracha, ou à frente, atrás ou fora das extremidades dessa placa.
 
[Regra 8.01 (a), Comentário – Regra 8.01 (a)]

Posição "Set": A Posição “Set” será indicada pelo arremessador quando ele se posiciona  em frente ao  batedor, com seu pé de apoio em contato com o “pitcher’s plate” e o outro pé na frente do “pitcher’s plate”, segurando a bola com ambas as mãos à frente do corpo, e fica completamente parado. Quando não há corredor(es) em base, o arremessador não precisa ficar completamente parado antes de iniciar o arremesso; se, contudo, na opinião do árbitro, um arremessador joga a bola com clara intenção de surpreender o batedor, tal arremesso deve ser considerado um “arremesso apressado” (“quick pitch”), para o qual a penalidade é um “ball”.

[Regras: 2.00 – “QUICK RETURN PITCH”,  8.01 (b), Comentário – Regra 8.01 (b), Comentário – Regra 8.05 (e)]

Sem comentários:

Enviar um comentário