domingo, 5 de agosto de 2012

CONSULTA SOBRE “HALF SWING”

Quando o árbitro de “home” solicita o auxílio de um companheiro sobre “half swing”, o árbitro consultado deve responder imediatamente (se, na sua opinião, houve meio-“swing“, deve fazer o gesto de “strike“; do contrário, deve fazer o gesto de “safe“).  
 
O árbitro de “home” deve consultar o árbitro da 1ª base quando o batedor é destro, e o da 3ª base quando o batedor é canhoto. Para consultar o árbitro da 1ª base, deve apontar para ele, de preferência, com a mão esquerda, mas pode também fazê-lo com a mão direita, saindo de sua posição. A consulta ao árbitro da 3ª base deve ser feita sempre com a mão esquerda.
 
Num jogo da “Major League”, um batedor canhoto iniciou o “swing” e interrompeu-o. O árbitro de “home” apontou para o árbitro posicionado na 2ª base e pediu seu auxílio sobre “half swing”; este fez o gesto de “safe”, indicando que não houve meio-“swing”. O batedor foi mandado à 1ª base por “ball four”.
 
Esse caso foi mostrado no vídeo postado no site www.arbitrosdebeisebol.com, em 05 de junho de 2012.
 
Muitos que viram o vídeo podem ter estranhado aquele lance, achando que o árbitro de “home” consultou o árbitro da 2ª base num “half swing”. Mas isso não ocorreu. A consulta foi feita, corretamente, ao árbitro da 3ª base. Naquele jogo, a equipe de  arbitragem estava trabalhando com três árbitros, e o da 3ª base havia se deslocado para a 2ª base –porque havia corredor na 1ª base—quando foi consultado pelo árbitro de “home”.

Sem comentários:

Enviar um comentário