Dois “outs”, bases cheias.
O batedor acertou uma rebatida tripla (“three-base hit”) e empurrou os
três corredores para “home”. O corredor da 3ª base, porém, deixou de pisar o
“home plate”. O receptor pediu a bola e apelou ao árbitro. Qual deve ser a
decisão do árbitro?
O árbitro deve eliminar o corredor da 3ª base. E como nessa
jogada de apelação foi completada a terceira eliminação, nenhum dos corredores
seguintes pode anotar.
[Regras: 7.10 (b) – vide REGRA
APROVADA (1), 7.12]
Vejamos o que diz a Regra 7.12: A menos que haja duas
eliminações, a situação de um corredor subsequente não será afetada se um
corredor precedente deixar de tocar ou retocar uma base. Se, devido a uma
apelação, o corredor precedente for eliminado e completar a terceira eliminação,
nenhum corredor subsequente poderá anotar. Se essa terceira eliminação for o
resultado de uma Jogada Forçada, tanto os corredores precedentes como os
subsequentes não anotarão ponto.
Fonte: EL BEISBOL – Arbitros en el Terreno, de Humberto
Vázquez
Se essa jogada tivesse ocorrido no softbol, seria aplicada a
Regra 5 – Seção 7b-5.
Sem comentários:
Enviar um comentário