sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

JOGADA DE APELAÇÃO

Corredor na 1ª base, um eliminado, rebatida indefensável na direção do jardineiro direito. O corredor da 1ª passou pela 2ª base, sem pisá-la, e chegou a salvo à 3ª base  (não houve jogada sobre ele). A bola --devolvida ao campo interno-- voltou às mãos do arremessador. Este, posicionando-se sobre o “pitcher’s plate”, fez o “stretch”* calmamente e assumiu a “Set Position”. Antes de iniciar o movimento de arremesso, alertado por um companheiro sobre a omissão da 2ª base, deu um passo para trás da placa, legalmente, para iniciar uma apelação ao árbitro da 2ª base. Enquanto isso, o corredor originário da 1ª base (agora na 3ª base) arrancou para “home”. O arremessador, então, em vez de completar a Jogada de Apelação, lançou para “home” a fim de “pegar” o corredor, mas não obteve êxito; o corredor foi declarado “safe”. A equipe na defensiva pode ainda apelar na 2ª base?

Não. A jogada para tentar eliminar o corredor no "home" ocorreu depois de uma efetiva interrupção na ação contínua original iniciada em seguida à rebatida. Por essa razão, a equipe na defensiva perdeu seu direito de apelar.  

[Regra 7.10 (b), Manual do Árbitro da N.A.P.B.L. – National Association of Professional Baseball Leagues – Seção 3 – item 3.4)
 
*“Stretch” é aquele movimento preliminar natural que o arremessador faz antes de assumir a Posição “Set”.

Sem comentários:

Enviar um comentário