domingo, 25 de dezembro de 2011

ÁRBITROS – UNIFORME E EQUIPAMENTO

Todos os árbitros do grupo que vai atuar num jogo devem estar vestidos da mesma maneira, exceto o árbitro de “home”, que tem a opção de usar uma camisa ou paletó apropriado para sua posição; os árbitros de base podem optar pelo uso de uma camisa, pulôver e camisa, jaqueta (de náilon) para chuva ou paletó de uniforme. O árbitro de “home” não pode usar uma jaqueta (de náilon) para chuva sobre seu protetor de tórax quando está atuando no “home”. Uma vez uniformizado, nenhum árbitro deve aparecer em áreas públicas do estádio, exceto em circunstâncias especiais.

Os árbitros devem manter seus uniformes em boas condições. Os sapatos devem estar polidos, as camisas e calças, limpas e passadas, e os bonés, em bom estado.

Os árbitros da categoria AAA que são chamados para as Ligas Maiores durante a temporada não devem usar suas camisas ou bonés da Liga Maior quando retornam a suas atividades na Liga Menor.

Em todas as Ligas da Associação Nacional o árbitro de “home” é obrigado a usar um “counter”/“indicator” (instrumento para contar as bolas arremessadas a cada batedor e as eliminações ocorridas num “inning”) durante o jogo. É também aconselhável que um dos árbitros leve um relógio de bolso ou de pulso a cada jogo (de preferência fora do seu pulso) em caso de possíveis situações de chuva ou toques de recolher.

Fonte: Manual do Árbitro da N.A.P.B.L. – National Association of Professional Baseball Leagues

ooo 0 ooo 

Uniforme-padrão da AAABSB: boné preto (árbitro de “home” – aba curta; árbitro de base – aba longa); camisa azul-claro (meia-manga); calça cinza; cinto preto; sapato preto e meia de cor escura.  

Equipamento: máscara (com protetor de garganta), protetor de tórax, caneleiras, protetor de genitália, sacola para bolas, escova (para limpar bases) e “counter”/”indicator” (conhecido entre nós por ‘kati-kati’). É desejável que os árbitros estejam sempre preparados com o equipamento completo. É desejável também que tal equipamento seja de uso individual.  

Sem comentários:

Enviar um comentário