quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

CONCESSÃO DE BASES

Corredor na 1ª base. A bola rebatida subiu demasiadamente. O defensor da 3ª base afastou-se e tentou efetuar a defesa, mas a bola bateu na sua luva e foi ao solo; e enquanto ela rolava em direção ao “leftfield” (jardim esquerdo), o batedor-corredor e o corredor da 1ª base avançaram uma base. O interbases, que estava atrás do defensor da 3ª base, apanhou a bola e lançou-a à 1ª base para tentar eliminar o batedor-corredor, que havia dado alguns passos em direção à 2ª base.  O lançamento, porém, foi mal executado –a bola saiu do campo e ficou fora de jogo. Para onde o árbitro deve mandar os corredores?  

Embora tenha sido a 1ª jogada de um defensor do campo interno depois do arremesso, a concessão de duas bases deve ser feita a partir de onde estavam os corredores no momento em que o lançamento descontrolado foi efetuado –o corredor originário da 1ª base deve ser mandado para “home” (anota ponto), e o batedor-corredor, à 3ª base. (Antes de conceder as bases, o árbitro tem de assegurar-se de que todos os corredores, incluindo o batedor-corredor, tinham avançado pelo menos uma base antes de o lançamento descontrolado ser efetuado.)

 A expressão “no momento em que o lançamento descontrolado foi efetuado” refere-se ao momento em que a bola saiu realmente da mão do jogador, e não ao momento em que ela fez contato com o solo, passou um defensor que estava tentando apanhá-la ou ficou fora de jogo (morta). 

[Regra 7.05 (g)]

Sem comentários:

Enviar um comentário