sábado, 24 de dezembro de 2011

“BAT” TEM CONTATO COM A BOLA ARREMESSADA ENQUANTO O BATEDOR ESTÁ COM UM OU AMBOS OS PÉS TOCANDO O “HOME PLATE”

Softbol

Tentando evitar ser atingido pela bola arremessada --o arremesso descontrolado poderia acertar suas costas--, o batedor colocou ambos os pés sobre o “home plate”.  Nesse momento, a bola atingiu seu “bat” e rolou para o território “foul”. Como deve ser decidido este caso?

Quando o “bat” tem contato com a bola arremessada enquanto o batedor está com um ou ambos os pés tocando o “home plate”, o árbitro deve declarar uma Rebatida Ilegal, sem levar em consideração se houve ou não intenção de rebater o arremesso.  O batedor é “out” e a bola fica fora de jogo (bola morta).

Regra 7 – Seção 6d: O batedor é eliminado quando rebate a bola arremessada, com um ou ambos os pés em contato com o solo completamente fora das linhas do “batter’s box”, ou com qualquer parte de um pé tocando o “home plate”, independentemente de a bola rebatida ser “fair” ou “foul”.

Fonte: Official Softball Rule Case Book, editado pela JSA – Japan Softball Association (Associação de Softbol do Japão)

No beisebol, o batedor pode rebater uma bola arremessada, com um pé (ou ambos os pés) tocando o “home plate”, desde que esse(s) pé(s) não esteja(m) completamente fora das linhas que delimitam o “batter’s box”. (As linhas que demarcam o “batter’s box” são consideradas dentro dessa área destinada ao batedor.)

Regra 6.06 (a): Um batedor é eliminado por ação ilegal quando rebate uma bola, com um ou ambos os pés no solo completamente fora do “batter’s box”.

Sem comentários:

Enviar um comentário