terça-feira, 30 de dezembro de 2014

JOGADA DE APELAÇÃO – FOI ANOTADO PONTO

Bases cheias, nenhum eliminado. Quando o batedor acertou um “fly” grande para o jardim esquerdo, os três corredores, achando que seria uma rebatida indefensável, iniciaram a corrida para as bases seguintes. O jardineiro esquerdo, porém, efetuou uma pegada legal (“catch”*), com muita dificuldade –primeira eliminação; em seguida, lançou à 2ª base, e o corredor dessa base foi eliminado em apelação –segunda eliminação; dando prosseguimento à jogada, a bola foi lançada à 1ª base, e o corredor dessa base também foi declarado "out" pouco antes de conseguir retornar –terceira eliminação. No momento em que foi completada a jogada tripla ("triple play"*), o corredor da 3ª base já havia pisado o “home plate”. Deve ser contado um ponto?
 
Embora o corredor da 3ª base não tenha retocado legalmente a base, deve ser contado um ponto, já que a equipe na defensiva não apelou corretamente.
 
A equipe na defensiva poderia ter apelado na 3ª base sobre a saída antecipada do corredor da 3ª base e transferido a terceira eliminação para aquela base. Nesse caso, não seria contado um ponto.

(Regra 7.10)
 
Fonte: DIAMOND CHALLENGE, de Jim Evans 

*“Catch” é o ato de um defensor apanhar uma bola em voo e conseguir mantê-la firmemente segura em sua mão ou luva, desde que para isso não use seu boné, protetor, bolso ou qualquer outra parte do seu uniforme.
 
*“Triple Play” é uma jogada da defensiva na qual três jogadores da ofensiva são eliminados em consequência de uma ação contínua, desde que não haja erro entre as eliminações.

Sem comentários:

Enviar um comentário