segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

DECISÃO EQUIVOCADA NUMA JOGADA FORÇADA É MANTIDA

Aconteceu no XI Campeonato Brasileiro de Beisebol Interseleção – Categoria 70 anos (Setentão), realizado nos dias 29 e 30 de novembro de 2014 no Estádio Mie Nishi. 
Corredor na 1ª e 2ª base, um “out”, rebatida “ground” para o campo interno. O ‘shooto’* tentou efetuar a defesa, mas a bola bateu na sua luva e desviou. O ‘secando’*, que se encontrava perto da 2ª base, apanhou-a e, após dar ‘tatti’* no  corredor da 2ª, pisou a base. Como o corredor da 2ª estava sobre a base quando foi tocado, o árbitro da 2ª base eliminou somente o corredor da 1ª. A equipe na defensiva reclamou. Os árbitros se reuniram e mantiveram a decisão (equivocada).
Nesta jogada, o corredor da 2ª teria que ter deixado a base –no momento em que o batedor se tornou batedor-corredor, perdera o direito de nela permanecer (jogada forçada); portanto, uma vez que não tentou avançar à base seguinte,  e foi tocado por um defensor, ele é “out” (eliminação forçada), ainda que isso tenha ocorrido enquanto estava parado sobre a base.
Se o defensor tivesse pisado a base primeiro –nesse caso teria eliminado o corredor da 1ª–, e depois, tocado o corredor da 2ª, aí, sim, a decisão dada estaria correta.
Regra 7.08 (e) – NOTA 1, vide Regra 7.03 (b)]
*‘Shooto’ vem de “short” (shóórt), do termo “shortstop” (shóórtstap). É o defensor que fica posicionado entre a 2ª base e a 3ª base. ‘Shooto’ = Interbases.
*‘Secando’ vem de “second” (sékand), que quer dizer segundo(a). Usamos esse termo para designar tanto o defensor da 2ª base –“second baseman” (sékand béismaen)— como o local onde está colocada a almofada da 2ª base –“second base” (s'ékand béis)].
*‘Tatti’ vem de “touch” (tâtch), que quer dizer toque, contato etc. Dar ‘tatti’, como costumamos dizer, é tocar o corredor (ou batedor-corredor) com a bola firmemente segura na mão ou luva. 

Sem comentários:

Enviar um comentário