terça-feira, 18 de dezembro de 2012

BOLA ARREMESSADA FICA ALOJADA NA MÁSCARA DO ÁRBITRO DE “HOME”

Um “out”, corredor na 1ª e 2ª base, contagem de bolas: dois “strikes”. O batedor tentou rebater o arremesso seguinte, mas falhou. A bola –não teve contato com o “bat”– passou direto pelo receptor e ficou alojada  na máscara do árbitro de “home”. O receptor tirou a bola da máscara e lançou-a ao defensor da 1ª base, porém, como o lançamento foi descontrolado, os dois corredores avançaram; o corredor da 2ª base pisou o “home plate” e o da 1ª base chegou à 3ª base. O batedor-corredor conseguiu alcançar a 2ª base.  Como deve ser decidido este lance?

Beisebol
 
O batedor é “out”; com menos de duas eliminações e a 1ª base ocupada, o terceiro “strike” não foi agarrado pelo receptor [Regra 6.05 (c)]. A bola torna-se morta e cada corredor pode avançar uma base [Regra 5.09 (g)].
 
Softbol

No softbol também o batedor é “out” quando, com menos de duas eliminações e a 1ª base ocupada, o terceiro “strike” não é agarrado pelo receptor (Regra 7 – Seção 6m). Quando uma bola se aloja no equipamento ou roupa de um árbitro, ou na roupa de um jogador da ofensiva, a bola torna-se morta e os corredores são autorizados a avançar às bases que, na opinião do árbitro, teriam alcançado se não tivesse ocorrido o incidente  (Regra 8 – Seção 7l, Regra 8 – EFEITO  - Seção 7l).

Sem comentários:

Enviar um comentário