segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

BATEDOR REBATE UMA BOLA COM UM PÉ SOBRE UMA DAS LINHAS QUE DELIMITAM O “BATTER’S BOX”

Corredor na 1ª e 3ª base. No momento em que o batedor rebateu a bola arremessada, o calcanhar do pé com o qual deu o passo estava sobre uma das linhas demarcatórias do “batter’s box”. Há alguma penalidade?

Beisebol

Não. O batedor seria eliminado se tivesse rebatido a bola colocando um ou ambos os pés no solo completamente fora do “batter’s box” (nesse caso, a bola ficaria morta e os corredores teriam que retornar às suas bases). No caso apresentado acima, o pé do batedor não estava fora do “batter’s box” quando rebateu a bola (as linhas demarcatórias são consideradas dentro do “batter’s box”).  

[Regras: 5.09 (d), 6.03 – REGRA APROVADA, 6.06 (a)]
 
Softbol
 
Não. Se, porém, tal pé estivesse tocando o “home plate” quando rebateu a bola, o batedor seria eliminado. A bola ficaria morta e cada corredor teria de retornar à base que, na opinião do árbitro, foi tocada no momento do arremesso.
 
(Regras: 1 – Seção 10, 7 – Seção 6d, 7 – EFEITO – Seção 6a-j, 9 – Seção 1a)

Sem comentários:

Enviar um comentário