(a) O árbitro de home deve observar em que circunstâncias o batedor foi atingido
pela bola arremessada e tomar uma das seguintes decisões:
1)
Se o incidente ocorreu fora da zona de strike, e o batedor tiver tentado evitar
ser atingido, deverá conceder-lhe a 1ª base; se o batedor não tiver tentado se
esquivar da bola, deverá declarar um ball.
2)
Se a bola estava na zona de strike quando atingiu o batedor, deverá declarar um strike, independente de ele ter tentado
evitar a bola ou não.
A
posição do batedor –à frente ou atrás do home
plate– quando é atingido por um arremesso strike não é levada em consideração.
Mesmo
nos casos em que o arremesso atinge o batedor, fora da zona de strike, o árbitro poderá declarar um strike se julgar que esse arremesso passaria na zona de strike não
fosse o contato com o batedor, independente de o batedor ter tentado fugir da
bola ou não.
Somente
o árbitro de home pode julgar e
decidir se o batedor tentou ou não evitar ser atingido pelo arremesso; se ele
achar que o hit by pitch (detto booru) foi inevitável devido à
natureza da bola arremessada, deverá conceder-lhe a 1ª base.
Quando
um arremesso toca o solo e atinge o batedor, apesar de ele ter tentado fugir da
bola, o árbitro deve conceder-lhe a 1ª base. Exclui-se, entretanto, o caso em
que o batedor é atingido por um arremesso que toca o solo após ter passado pela
zona de strike.
(b) Todas as vezes que uma bola arremessada
atinge um batedor a bola torna-se morta e nenhum corredor pode avançar.
(c) HIT BY
PITCH: O árbitro de home deve fazer o gesto de bola morta (o mesmo gesto de TIME), declarar “HIT BY PITCH!” (ou “DETTO BOORU!”), sinalizar
a ocorrência e indicar a 1ª base ao batedor.
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