quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ÁRBITRO – DECISÃO APRESSADA



Aconteceu num jogo da XIX TAÇA BRASIL INTERCLUBES 2012 –CATEGORIA ADULTOS–, realizado no dia 02/12/2012, no Estádio Mie Nishi (Bom Retiro).

 
Rebatida ground para o campo interno. O defensor que efetuou a defesa fez um mau lançamento à 1ª base. O defensor da 1ª base apanhou a bola, dando alguns passos à frente da base, e tentou um touch no batedor-corredor, porém sua luva (com a bola dentro) não o alcançou; o defensor, porém, não desistiu, e na segunda tentativa conseguiu tocá-lo pouco antes de ele pisar a base. No momento em que o batedor-corredor escapou da primeira tentativa de toque, o árbitro da 1ª base havia declarado “SAFE!”, mas essa decisão foi mudada quando ocorreu o toque.  

 
Em lance como esse, o árbitro deve ir rapidamente na direção da linha de “foul” (deve tomar cuidado para não ultrapassá-la, para evitar um choque com o batedor-corredor) e, após observar a jogada, dar a sua decisão. Se o batedor-corredor for tocado, deverá apontá-lo com a mão esquerda e declarar “OUT!” –antes de declarar “OUT!”, poderá dizer “TOCOU!” (ou “TOUCH!”). Se não houver toque, deverá dizer “NÃO TOCOU!” (ou “NO TOUCH!”) e aguardar a conclusão da jogada; deve declarar “SAFE!” somente depois que o batedor-corredor pisa a base.  (É importante observar se o batedor-corredor está dentro ou fora da faixa de três pés quando ocorre a jogada.)

Sem comentários:

Enviar um comentário