quinta-feira, 9 de junho de 2016

DEFENSOR ATIRA SUA LUVA, INTENCIONALMENTE, E TOCA UMA BOLA “FAIR”

Rebatida “fly” em direção ao espaço entre os jardins central e direito.  O jardineiro central, percebendo que não conseguiria efetuar a defesa, atirou a luva para tentar parar a bola. Mas não conseguiu (a bola desviou ao ser atingida pela luva e foi parar na  cerca do fundo). O batedor-corredor tentou um ‘raningu’*, mas foi eliminado ("tag out"*) pouco antes de alcançar o “home base”.  O técnico da equipe na ofensiva reclamou alegou que ele (batedor-corredor) teria o direito de retornar à base que lhe fora concedida (3ª base) em razão de a luva atirada ter tido contato com a bola , porém a decisão "out" foi mantida.

Foi aplicada a Regra 7.05 (c). O batedor-corredor pode avançar, sem o risco de ser eliminado, somente até a 3ª base; ele pode ir para “home”, porém a seu risco,  já que a bola permanece em jogo.

*‘Raningu’ (o R não tem o som áspero) vem de “running home run” (râning houm rân) –rebatida por meio da qual o batedor-corredor pisa todas as bases enquanto a bola está dentro do campo e anota um ponto.

*"Tag Out" = Eliminação por toque.

Sem comentários:

Enviar um comentário