sexta-feira, 10 de junho de 2016

CONCESSÃO DE BASES

Corredor na 1ª base. Jogada combinada: ‘hitto endo ran’*. Rebatida “ground” fraca para o campo interno. O interbases apanhou a bola logo atrás do arremessador, mas   como o corredor já havia chegado à 2ª base, tentou eliminar o batedor-corredor. O lançamento, porém, foi mal executado; a bola desviou ao tocar a luva do defensor da 1ª base e rolou para dentro do “dugout”. Para que base deve ser mandado o corredor que alcançara a 2ª base?
 
Como o lançamento descontrolado foi a primeira jogada de um defensor do campo interno –e o batedor-corredor ainda não havia chegado à 1ª base–, a concessão de duas bases deve ser feita com base na posição do corredor no momento em que o arremesso foi executado (ou seja, o corredor deve ser mandado à 3ª base). Ao batedor-corredor deve ser concedida a 2ª base.
 
[Regra 7.05 (g) – vide REGRA APROVADA]

*‘HITTO ENDO RAN’ (o R não tem o som áspero): Vem de “HIT AND RUN” (hit aend rân), que significa bater e correr. É uma jogada em que o batedor tem de rebater a bola arremessada, com certeza, porque o corredor já está iniciando a corrida para a base seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário