sexta-feira, 17 de junho de 2016

“DOUBLE PLAY” (JOGADA DUPLA) EM “NEIGHBORHOOD PLAY”*

Num jogo do Campeonato Paulista de Beisebol 2016 –Categoria Adultos– realizado no dia 12/06/2016, ocorreu uma jogada conhecida por “neighborhood play”.
 
Jogada: Nenhum “out”, corredor na 1ª base, rebatida “ground” para o campo interno. O defensor da 2ª base efetuou a defesa e fez um lançamento perfeito à 2ª base. O interbases recebeu a bola, com os pés fora da 'almofada', e lançou à 1ª base (sem tocar a base). O árbitro da 2ª base eliminou o corredor; o batedor-corredor também foi declarado "out". A equipe na ofensiva reclamou sobre o lance na 2ª base, alegando que o corredor deveria ser declarado “safe”, mas a decisão “out” foi mantida.
 
ooo 0 ooo
 
*“Neighborhood play” é uma jogada forçada (“force play”) em que um defensor que está recebendo um lançamento efetuado para tentar uma eliminação forçada (“force out”) na 2ª base apanha a bola, com os pés fora da ‘almofada’, e despacha-a rapidamente à 1ª base (sem tocar a base),  numa tentativa de concretizar uma jogada dupla.  
 
De acordo com a Regra 7.08 (e) –ao pé da letra– tal jogada não elimina o corredor; para eliminá-lo, o defensor, de posse da bola, tem de pisar a base para a qual ele está avançando, ou tocar o corredor (antes que ele alcance a base).  
 
Essa jogada é decidida diferentemente em vários níveis e em várias Ligas no beisebol amador (no beisebol colegial e universitário, nas categorias menores etc.). Há debates sobre sua conveniência e necessidade, tanto no beisebol amador como no beisebol profissional.
 
A orientação para eliminar o corredor mesmo quando o defensor não toca a base começou a ser adotada porque é comum um corredor que chega deslizando colidir com o defensor na 2ª base, algumas vezes causando ferimento. Numa tentativa de jogada dupla, o defensor tem de lançar a bola à 1ª base, e para isso, geralmente, dá um passo diretamente na direção do caminho do corredor que está se aproximando. Numa jogada forçada ‘apertada’ na 2ª base, o defensor, muitas vezes, não consegue evitar uma colisão enquanto está completando o lançamento à 1ª base, a menos que ele esteja afastado da base. Por medida de segurança, os árbitros têm permitido que o defensor concretize a primeira eliminação numa tentativa de jogada dupla, sem tocar a 2ª base, mas desde que a eliminação do corredor seja evidente, ou seja, o defensor apanhe a bola com facilidade perto da base e lance antes de o corredor chegar.
 
Jogada em que o lançamento é mal executado e obrigue o defensor apanhar a bola com o(s) pé(s) fora da base não é considerada “neighborhood play”.  
 
Fonte: Wikipedia, the free encyclopedia
 
   


Sem comentários:

Enviar um comentário