quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SUBSTITUIÇÃO NÃO ANUNCIADA

A equipe visitante substituiu o jardineiro esquerdo (“leftfielder”) sem notificar o árbitro principal. Passado algum tempo, o substituto realizou uma jogada sensacional:  apanhou um “fly” --a bola estava passando sobre o muro-- estendendo a luva para fora do campo e evitou um “home run” (para isso, saltou e se apoiou no topo do muro). A equipe contrária reclamou, argumentando que a jogada deveria ser anulada, uma vez que o jogador que efetuou a defesa havia entrado no jogo sem ser anunciado ao árbitro. O motivo apresentado justifica a reclamação?

Beisebol
Não. Um defensor substituto é considerado dentro do jogo quando chega à posição que o defensor substituído ocupava normalmente e o árbitro de “home” reinicia o jogo.

[Regra 3.08 (a) (3)]

Softbol

Sim.  Se o substituto não anunciado for descoberto depois de efetuar uma jogada e antes do arremesso seguinte, legal ou ilegal, ou antes que os defensores deixem o campo, ou antes que os árbitros deixem o jogo, ele será “Declarado Desqualificado”, e a equipe na ofensiva terá o direito de optar pelo resultado da jogada ou pelo direito de o último batedor bater novamente, assumindo a contagem de “ball” e “strike” que tinha antes da descoberta da irregularidade.

(Regra 4 – Seção 8b, vide Regra 4 – EFEITO – Seções 2 - 4)

Sem comentários:

Enviar um comentário