sábado, 19 de novembro de 2011

ARREMESSADOR SUBSTITUÍDO TEVE QUE VOLTAR AO MONTÍCULO (“MOUND”)

O arremessador abridor* deve arremessar ao primeiro batedor (ou a qualquer batedor que o substitua) até que este seja eliminado ou alcance a 1ª base, a menos que se machuque ou adoeça, e o árbitro principal o considere incapacitado para continuar arremessando [Regra 3.05 (a)]. Se o arremessador é substituído, o substituto deve arremessar ao batedor de turno (ou a qualquer batedor que o substitua) até que este seja eliminado ou alcance a 1ª base, ou até que a equipe na ofensiva sofra a terceira eliminação, a menos que se machuque ou adoeça, e o árbitro principal o considere incapacitado para continuar jogando como um arremessador [Regra 3.05 (b)].

O árbitro de “home” Greg Kosc teve dificuldade com estas regras durante um jogo realizado em 1989 entre Twins e Red Sox. A equipe anfitriã Twins estava derrotando o Red Sox naquela noite, e tinha dois corredores em base, com um “out”. Naquele momento, o técnico de Minnesota, Tom Kelly, colocou o batedor canhoto Jim Dwyer como “pinch hitter” (batedor de emergência). Para enfrentar a situação, o técnico do Red Sox, Joe Morgan, mandou ao montículo o arremessador canhoto Joe Price.  Dwyer pretendia executar “bunt” no primeiro arremesso, mas na última hora ele tentou interromper o movimento do “bat”. Kosc declarou um ”strike” ao arremesso. Dwyer questionou veementemente a decisão, e o árbitro acabou retirando-o do jogo.
Então, Kelly mandou o batedor destro Carmen Castillo ao “batter’s box” para ocupar o lugar de Dwyer. Morgan, por outro lado, chamou o arremessador destro Mike Smithson para enfrentar Castillo. Depois que Smithon completou seus arremessos de aquecimento, Kelly informou o árbitro de que Joe Price não havia cumprido o que determina a Regra 3.05 (b).

O chefe dos árbitros, Barnet, mandou Smithson de volta ao “bull pen” e ordenou o retorno de Price, que estava no “dugout”, ao montículo [Regra 3.05 (c)]. Price continuou arremessando e eliminou Castillo (“strikeout”).

Fonte: BIG LEAGUE Baseball PUZZLERS, de Dom Forker

*Arremessador abridor é aquele designado no “Batting Order” (Ordem de Batedores) entregue ao árbitro principal, conforme está estabelecido nas Regras 4.01 (a) e 4.01 (b).

Sem comentários:

Enviar um comentário