terça-feira, 8 de novembro de 2011

JOGADA DE APELAÇÃO

Corredor na 1ª e 3ª base, dois eliminados. O arremesso seguinte sai descontrolado (“wild pitch”) –a bola passa para trás e vai ao “backstop” (barreira situada atrás do “home plate”). Enquanto o receptor vai buscar a bola, o corredor da 3ª base cruza o “home plate”. O corredor da 1ª base passa pela 2ª base, sem pisá-la, e tenta chegar à 3ª base. O receptor faz um mau lançamento à 3ª base –a bola passa para trás do defensor da 3ª base-, e assim o corredor avança para “home”. O interbases (“shortstop”), que estava cobrindo a 3ª base, apanha a bola e lança-a para “home” para tentar eliminar o corredor, mas o toque do receptor é tardio; o corredor é declarado “safe”. A equipe na defensiva pode ainda apelar na 2ª base sobre o corredor que estava na 1ª base?

Sim. As jogadas tentadas pela equipe na defensiva (na 3ª base e no “home plate”) sobre o corredor que estava na 1ª base foram continuação do lance que teve início com a bola arremessada descontroladamente. Por esse motivo, a equipe na defensiva não perde o direito de fazer uma apelação por ter tentado essas jogadas, e pode ainda apelar na 2ª base sobre o corredor que estava na 1ª base. (No caso acima, a equipe na defensiva perderá o direito de apelar se não se manifestar antes do arremesso seguinte, ou de qualquer jogada ou tentativa de jogada.)

 (Regra 7.10, Manual do Árbitro da N.A.P.B.L. – National Association of Professional Baseball Leagues – Seção 3 – item 3.4)

Sem comentários:

Enviar um comentário