terça-feira, 22 de novembro de 2011

DEVERIA SER APLICADA A REGRA 7.07?

Jogada de “home steal” (roubo de “home”). O receptor, posicionado no seu “box” (atrás do “home plate”), apanhou a bola arremessada quando ela estava passando sobre o “home plate” e tocou o pé esquerdo do corredor, que veio deslizando para tentar anotar ponto. O árbitro de “home”, que estava bem posicionado para observar a jogada, eliminou o corredor.  O técnico da equipe na ofensiva reclamou; queria que o árbitro imputasse um “balk” ao arremessador e mandasse o batedor à 1ª base, aplicando a Regra 7.07, porque o receptor apanhou a bola antes de ela passar o “home plate”.

A reclamação foi indevida. A Regra 7.07 deve ser aplicada somente quando o receptor ou qualquer outro defensor, sem estar de posse da bola, pisa o (ou sai à frente do) “home plate”, ou toca o batedor ou o seu “bat”, enquanto o corredor da 3ª base está tentando anotar ponto por meio de um “squeeze play”* ou “home steal”. Na jogada apresentada acima, o receptor estava devidamente posicionado no “catcher’s box”, nem tocou o batedor ou o seu “bat”. Foi um lance normal.

Nessa jogada, o batedor teria o direito de ir à 1ª base [Regra 6.08 (c)] e o corredor da 3ª base anotaria ponto [Regra 7.04 (d)] se o receptor tivesse estorvado o batedor ou impedido que ele rebatesse o arremesso (Interferência da Defensiva) no momento em que estendeu os braços sobre o “home plate” para apanhar a bola. Vide Regra 2.00 “INTERFERENCE” (b).

 *”Squeeze Play” = Jogada em que uma equipe, com um corredor na 3ª base, tenta anotar ponto por meio de um “bunt”.

Sem comentários:

Enviar um comentário