sexta-feira, 11 de outubro de 2013

CONCESSÃO DE BASES

Softbol
 
Nenhum eliminado, corredor na 1ª e 3ª base. Apesar de ter sido obstruído pelo receptor, o batedor acertou um ‘hitto’* curto ao jardim direito.  O corredor da 1ª base, ao passar pela 2ª base, esbarrou no interbases que estava sobre a “almofada”, mas mesmo assim correu em direção à 3ª base. O árbitro da 2ª base fez o gesto de Bola Morta Demorada (“Delayed Dead Ball”). O receptor, que havia acabado de receber o lançamento feito pelo jardineiro direito, chocou-se com o corredor da 3ª base –perto do “home plate”– ao tentar tocá-lo; a bola foi ao solo e rolou para dentro do “bench”.
 
A bola fica fora de jogo (bola morta). Cada corredor tem o direito de avançar uma base, sem o risco de ser eliminado, a partir da última base tocada no momento em que a bola entrou no “bench”.

(Regra 8 – EFEITO – Seção 7f – EXCEÇÃO 1)
 
Fonte: Fonte: Official Softball Rule Case Book, editado pela JSA – Japan Softball Association
 
*‘Hitto’ vem de “hit”, do termo “base hit”; significa rebatida indefensável –aquela por meio da qual o batedor alcança a 1ª base –ou qualquer base subsequente– com  segurança ("safe"), sem que a defensiva tenha cometido erro.  

Sem comentários:

Enviar um comentário