segunda-feira, 4 de abril de 2011

RETORNO DE CORREDORES EM "FOUL BALL"

Um jogador perguntou a um árbitro a razão de os corredores terem de retocar suas bases quando uma rebatida é declarada “foul ball”, e queria saber também se haveria alguma penalidade se eles não o fizerem.  Disse que o motivo da pergunta é que, na Itália, onde ele joga, tal procedimento não é praticado. Diante de nossa informação de que essa obrigatoriedade existe, ele queria saber se é uma regra ou uma cultura do beisebol japonês que estamos adotando aqui.
Houve várias explicações, mas o que determina essa obrigatoriedade é a Regra 5.09 (e), que diz: A bola torna-se morta e os corredores devem retornar às suas bases, sem o risco de serem eliminados, quando é declarado um “foul ball”. O árbitro não deve por a bola em jogo até que todos os corredores tenham retocado suas bases.
Não há penalidade estipulada em regra para corredores que deixam de retocar suas bases. De acordo com a interpretação do beisebol profissional, tecnicamente, o árbitro não deve por a bola em jogo até que todos os corredores tenham retocado suas bases; mas se o fizer ... todos os corredores serão considerados legais, e nenhuma apelação será autorizada.

Sem comentários:

Enviar um comentário