terça-feira, 5 de abril de 2011

A PRIORIDADE É DA OFENSIVA OU DA DEFENSIVA?

Jogo entre Los Angeles e Cincinnati. O terceiro batedor do Dodgers foi declarado “out” na 1ª base num lance apertado. Mas o técnico do Dodgers reclamou. Alegou que, como houve um “empate” entre o pé do corredor tocando a “almofada” e a bola lançada chegando à luva do defensor da 1ª base, o árbitro deveria ter decidido em favor do corredor. O árbitro concordou que houve um “empate”, mas discordou da alegação de que o corredor deveria ter sido beneficiado. E manteve a decisão (ele fez prevalecer a sua opinião, contrária à interpretação do técnico). Quem está certo?

Na realidade, essa questão de prioridade (da ofensiva ou da defensiva) não existe; ou o corredor pisa a base primeiro ou a bola lançada chega antes à luva do defensor. Quem decide isso é o árbitro. Se ele achar que o corredor chegou primeiro, deve declará-lo “safe”; do contrário, deve declará-lo “out”.

Steve Sax do Dodgers foi um dos “vitimizados” numa jogada assim, que acontece quase todos os dias do ano num campo das Grandes Ligas.

Alguns Livros de Regras dizem que, em caso de “empate”, a decisão deve beneficiar o corredor. (O Livro de Regras da Major League, porém, nada diz a respeito.) Por outro lado, há um mito segundo o qual, quando o corredor e a bola lançada chegam “ao mesmo tempo” a uma base, a decisão deve favorecer a defensiva. 

Fonte: BIG LEAGUE Baseball PUZZLERS, de Dom Forker

Sem comentários:

Enviar um comentário