quinta-feira, 14 de abril de 2011

ARREMESSO DE RETORNO RÁPIDO

O batedor dirigiu-se ao “batter’s box” olhando para baixo e segurando o “bat” com uma mão só. Antes de ele se posicionar corretamente, o arremessador efetuou um arremesso, rapidamente, com o intuito de apanhá-lo desprevenido –a bola passou no centro da zona de “strike”.  O batedor, colhido de surpresa e fora de equilíbrio, não esboçou qualquer movimento. Como o árbitro de “home” deve decidir este lance?
Deve declarar um “ball” –o arremessador efetuou um arremesso de retorno rápido (“quick return pitch”). O árbitro deve garantir ao batedor um tempo razoável para ele se posicionar corretamente no “batter’s box”; se perceber que o arremessador está com intenção de efetuar um arremesso apressado, deve levantar a sua mão e sinalizar-lhe para esperar até que o batedor esteja devidamente preparado. Um arremesso de retorno rápido é um Arremesso Ilegal. Se for efetuado quando as bases estão desocupadas, será declarado um “ball”, a menos que o batedor alcance a 1ª base através de uma rebatida indefensável (“hit”), um erro (“error”), uma base por “balls” (“base on balls”), por ter sido atingido pela bola arremessada (“hit batter”), ou de outra maneira. Se for efetuado quando há corredor(es) em base, será declarado um “balk”, a menos que o batedor alcance a 1ª base através de uma rebatida indefensável, um erro, uma base por “balls”, por ter sido atingido pela bola arremessada, ou de outra maneira, e todos os outros corredores avancem pelo menos uma base. 
Ocorreu num jogo da Major League: Rickey Henderson é um batedor que leva muito tempo para se preparar dentro do “batter’s box”. Um dia, o arremessador destro do Angels de California, que não gosta de quebrar seu ritmo de arremessos, fez um arremesso apressado e surpreendeu Henderson.  A intenção dele era conseguir duas coisas com esse arremesso: primeiro, levar vantagem no “ball count” (contagem de bolas), e, segundo, mandar um recado para Henderson ficar preparado para bater na próxima vez que se posicionar no “batter’s box”.
[Regras: 2.00 “ILLEGAL PITCH”, 2.00 “QUICK RETURN PITCH”, 8.01 (d), 8.05 (e)]
Fontes: 1) EL BEISBOL – Arbitros en el Terreno, de Humberto Vázquez
             2) BIG LEAGUE Baseball PUZZLERS, de Dom Forker
ooo 0 ooo
No softbol, o arremesso é anulado. A bola torna-se morta e toda ação subsequente a esse arremesso é cancelada. 
(Regras:  1 – Seção 84, 6 – Seção 10b, 6 – EFEITO – Seção 10a-e)

Sem comentários:

Enviar um comentário