CORREDOR NA
1ª E 2ª BASE – O ÁRBITRO DA 3ª BASE VAI ATRÁS DA BOLA REBATIDA
ÁRBITRO DE
“HOME”: Mover-se
na direção da 3ª base, por fora da linha de “foul”, para observar o “tag-up” do
corredor da 2ª base. Estar preparado para entrar no quadrilátero e cobrir a 3ª
base, ou retornar ao “home plate” para decidir uma eventual jogada sobre o
corredor precedente.
ÁRBITRO DA
1ª BASE (posicionado na 2ª base): Observar o
“tag-up” do corredor da 1ª base e preparar-se para uma jogada na 2ª base. Se a
bola não for apanhada no ar, estar preparado para decidir uma jogada na 1ª, 2ª
ou 3ª base sobre o último corredor.
Olá! meu nome é Ferdinande e sou um recente admirador do beisebol, e estou com uma duvida sobre a eliminação por "forceout" a duvida é a seguinte: Imagine que temos uma corredor na 1ª base e outro na 2ª base e que o corredor da 1ª base tenta roubar a 2ª base. Nesta condição eu sei que o corredor da primeira base só poder ser eliminado por "tag out" pois o mesmo não é obrigado a seguir para a segunda base. Minha duvida é sobre o corredor que estava na 2ª base e agora é obrigado a correr para a 3ª base, neste caso o corredor pode ser eliminado por "forceout" na 3ª base? ou só pode ser eliminado por "tag out" ?
ResponderEliminarFico muito agradecido se poderem sanar esta minha pequena duvida!
Para eliminar o corredor da 2ª base o defensor tem de tocá-lo ("tag play" = jogada de toque). A situação apresentada por você não é de jogada forçada ("force play"), ou seja, o corredor não foi obrigado a deixar a sua base em razão de uma rebatida.
EliminarRegra 2.00 "FORCE PLAY" (JOGADA FORÇADA): É uma jogada na qual um corredor perde legalmente o seu direito de ocupar uma base porque o batedor se torna um batedor-corredor.
Regra 7.08 (e): Um corredor é eliminado quando, após ter sido obrigado a deixar a sua base porque o batedor se tornara um corredor, é tocado, ou a base seguinte é tocada, antes de ele chegar a essa base ("force out" = eliminação forçada).
Esperamos ter esclarecido sua dúvida.